Música - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Música

Música

O curso de Música confere o título de bacharel em Música com habilitação em Composição, Regência, Instrumento, e Canto e Arte Lírica. Após formado, o músico poderá exercer funções de ensino, interpretação e composição.

Além do ensino, desenvolve pesquisas e outras atividades nas áreas de Musicologia, Literatura Musical, Etnomusicologia e Crítica Musical. O intérprete pode ser instrumentista, solista de orquestra ou mesmo regente. O compositor, por meio da aplicação dos diferentes processos criativos, compõe músicas de todos os gêneros.

Um grande mercado, para o bacharel, é o da chamada música de consumo ou utilitária (a Gebrauchsmusik dos alemães), onde sobressai a criação de vinhetas, jingles e composições para teatro, cinema e documentários.

Se o estudante fez a opção pela licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música, ele também tem como campo de atuação o magistério no Ensino Fundamental e Médio.

Por ser uma atividade artística, a música requer vocação e talento, além de interesse em questões relacionadas ao universo da teoria musical, como história da música, harmonia, contraponto, etc. Para ter acesso ao curso, o candidato deve prestar uma prova de habilidades específicas na área, que tem grande peso na nota final.

Esse curso da Universidade de São Paulo deverá ser implantado em Ribeirão Preto.

(Fonte: "A Universidade e as Profissões", catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

CONCIERGE SEJABIXO!

Quer receber oportunidades especiais de faculdades (descontos na inscrição e bolsas de estudo)? Clique aqui e cadastre-se GRATUITAMENTE no novo serviço do sejabixo!.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Não sabe onde estudar? Consulte nosso guia com instituições de todo o Brasil.



RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..