Engenharia Ambiental - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

A engenharia ambiental é o ramo da engenharia que estuda a preservação dos recursos naturais como a preservação da qualidade da água, do ar e do solo, ou seja que se preocupa com o desenvolvimento econômico sustentável, a partir de diagnósticos e controles da recuperação de ambientes urbanos e rurais.

O engenheiro ambiental é o profissional que tem a função de investigar e avaliar o meio ambiente a fim de desenvolver teconologias para prevenir ou diminuir os processos de degradação e causadores de impactos ambientais. O engenheiro pode, ainda, elaborar propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais.

O mercado procura engenheiros ambientais que busquem justamente introduzir fatores de equilíbrio ambiental. Isso ocorre em obras civis, no desenvolvimento de processos industriais e no planejamento de áreas urbanas e rurais, sendo assim as melhores oportunidades de emprego encontram-se nas regiões mais industrializadas.

Campos de Atuação: Prefeituras, Órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, organizações não-governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária, universidades e departamentos de controle da poluição de empresas privadas e públicas, empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto, empresas de consultoria privada e instituições encarregadas da definição de políticas públicas ambientais.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Receba dicas desta profissão no seu email

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UDESC 2013) Apesar das transformações do metabolismo, o ser vivo se mantém em equilíbrio, isto é, ele não muda sua composição química e nem suas características físicas. É esta propriedade do ser vivo que mantém relativamente constante o seu meio interno. Assinale a alternativa que define esta propriedade.

evolução
homeostase
ciclo de Krebs
fotossíntese e quimiossíntese
reprodução