Agronomia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Agronomia

Agronomia

Não seria exagero dizer que as primeiras civilizações - Mesopotâmia, Índia, Egito - têm sua origem na Agricultura. Base histórica de praticamente todas as sociedades, a Agricultura sofreu poucas transformações até o início do século passado, quando começou a se modernizar, sobretudo com a aplicação de conhecimentos de outras áreas, como a mecânica, a química e a fisiologia vegetal e animal. Como aproveitar melhor o solo e produzir mais é uma questão cada vez mais urgente no mundo moderno. E é a Agronomia que responde a esta questão, com seu conjunto de técnicas sempre mais apuradas, racionalizando a utilização do solo e incrementando a produção vegetal. Num país extenso como o Brasil, a Agronomia tem papel importante e um vasto campo de atuação.

Quem optar por Agronomia precisa gostar de plantas e não ter pudor de colocar as mãos na terra. Até a virada da década de 90, antes da abertura da economia brasileira e o início do crescimento do setor Agroindustrial, a maioria dos estudantes vinha do interior e tinha raízes rurais. Hoje, às vésperas do século XXI, houve uma pequena revolução na tradicional Agronomia, exigindo do profissional o conhecimento sobre todas as etapas do negócio agrícola - planejamento, fertilização, plantação, colheita, armazenamento, processamento industrial, marketing e comercialização, avaliação de empréstimo bancário e bolsa de mercadorias. A Agronomia é profissão das mais promissoras. Com a globalização, torna-se necessário aumentar a produtividade e a assistência de um agrônomo é indispensável. Entender de finanças é tão importante quanto conseguir eliminar um fungo. Com isso, o agrônomo estende sua área de atuação às cadeias de supermercados, shopping centers, redes de restaurantes e indústrias de alimentos. Mas, para tanto, é necessário fazer estágios, cursos de atualização e especialização. Dinamismo, planejamento, dedicação constante, sociabilidade, boa comunicação, habilidade numérica, raciocínio verbal, mecânico e espacial, iniciativa, desembaraço são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Administração de fazendas e cooperativas, empresas de consultoria, empresas de insumos e de alimentos, secretarias de abastecimento, agronomia e meio ambiente, bancos com crédito agrícola, sindicatos rurais, órgãos de pesquisa dos governos federal e estadual.

Especializações: Agrotecnia, silvicultura, agrometeorologia, economia agrícola, solos, engenharia rural, entomologia, fitotecnia, parques e jardins, zootecnia, melhoramento animal e vegetal, recursos naturais e ecologia, reflorestamento, tecnologia de transformação, topografia.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(FAAP) Em decisão inusitada, o Prêmio Nobel da Paz 2012 não foi concedido a uma pessoa e, sim, a uma instituição. Trata‐se:

da ONU (Organização das Nações Unidas).
do Mercosul (Mercado Comumdo Sul).
da União Europeia.
da Igreja Católica Apostólica Romana.
da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).