Ciências Biológicas - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas estudam os seres vivos nas suas mais diversas formas - origem, evolução, estrutura, nível de organização, classificação, diversidade, complexidade e inter-relações com o ambiente, bem como as leis e os fenômenos que regem o seu funcionamento e comportamento - ajudando o homem a encontrar respostas para muitos de seus próprios problemas e a achar seu lugar na natureza. O Biólogo pesquisa a morfologia e a anatomia dos organismos vegetais e animais, dos mais simples aos mais complexos. Classifica os seres de acordo com sua distribuição geográfica e as características do seu ambiente. Estuda as eventuais alterações orgânicas e funcionais causadas por substâncias, tóxicas ou não, e os efeitos de microorganismos sobre os seres vivos em geral. Investiga os mecanismos genéticos, ou seja, a transmissão de caracteres hereditários, e pesquisa aplicações industriais ou alimentares de bactérias e outros microorganismos. Faz levantamentos epidemiológicos em áreas afetadas. Elabora e aprimora medicamentos preventivos e de tratamento das enfermidades. Orienta programas de turismo ecológico. Boa memória, exatidão, atenção concentrada, meticulosidade, espírito de iniciativa, perseverança, gosto pela vida e pela natureza são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Laboratórios de análises clínicas e análise ambiental, Escolas, Institutos de pesquisa, Hospitais, Usinas de álcool, Indústrias Química e Biológica, Elaboração de Relatórios de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA), Parques, Museus, Zoológicos, Jardins Botânicos, Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Estações de tratamento de água e esgoto, Empresas de consultoria de eventos e pesquisas de prevenção, conservação, melhoramento do meio ambiente, Indústria Farmacêutica.

Especializações: Aquicultura, Biofísica, Biologia Celular e Marinha, Bioquímica, Biotecnologia, Botânica, Ecologia, Ensino Farmacologia, Fisiologia, Histologia e Morfologia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Paleontologia, Parasitologia, Zoologia.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Outros conteúdos recomendados para você:

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Universidade São Francisco FIPECAFI.. USS FAGOC... Descomplica FECAP IMEPAC FAMINAS FAMINAS

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | DATAS DO ENEM 2018
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Metodista 2013) A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de agosto/2012 com alta de 0,41%, ante uma variação de 0,43% em julho do mesmo ano, de acordo com o IBGE. Pode-se afirmar que

os aumentos de preços dos alimentos e bebidas pressionam a inflação.
saúde, transporte e residência têm custos em deflação.
o aumento na energia elétrica residencial e industrial gera maiores índices inflacionários.
construções de estádios e compra de jogadores correspondem a 5% do IPCA.
preços de alimentos, vestuário, educação e bebidas não influenciam no índice de inflação.