Ciências Econômicas - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Ciências Econômicas

Ciências Econômicas

Nada tem mais destaque no noticiário diário que a realidade econômica. Crises e planos recheiam os jornais. Isto torna a carreira do economista não só interessante como de fundamental importância no presente cenário nacional.

A formação do profissional abrange, além da preparação acadêmica, a informação sobre o que está ocorrendo no país e no resto do mundo.

O Economista estuda todos os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens, quer envolvam dinheiro ou não. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em qualquer ramo da atividade humana, seja na Agricultura, na Indústria, no Comércio, no Setor de Serviços. Pode trabalhar com questões que atingem a sociedade, um país ou uma comunidade. Em escala mais reduzida, analisa os problemas econômicos de uma empresa ou do mercado específico de um determinado produto. A globalização da economia exige um profissional com agilidade cada vez maior para acompanhar as mudanças no cenário sócio- político- econômico nacional e internacional.

Ao contrário do que se pensa, o mercado financeiro não está saturado e é uma excelente opção de trabalho, tanto em bancos de investimentos, corretoras e distribuidoras, como em bancos comerciais tradicionais, que cada vez mais querem pessoas bem formadas para ocupar o lugar do "gerente pacato" que entende tudo de burocracia e nada de Economia. A procura pela carreira de Economia está em crescimento e um dos atrativos é o excelente salário. Só que a concorrência é grande com formados em Informática, Engenharia, Administração). A constante atualização, fluência em línguas para contatos internacionais, cursos de informática e especializações é que irão fazer o diferencial na hora da contratação.

Planejamento, projeção, programação e análise econômico-financeira de investimentos de qualquer natureza, estudos, análises e pareceres pertinentes à macro e microeconomia, perícia, avaliações e arbitramentos são atividades de um Economista. Espírito empreendedor e investigativo, habilidade matemática, boa capacidade de análise e avaliação, organização e liderança são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Empresas, Bancos, Instituições Financeiras, Setor Público, Instituições de Pesquisa, Associações de Classe e Sindicatos, Magistério.

Especializações: Avaliação de Projetos, Comércio Internacional, Economia Agrícola, Economia Financeira, Economia dos Recursos Humanos, Economia do Trabalho, Economia Urbana, Macroeconomia, Teoria Econômica, Tecnologia e Desenvolvimento.

ONDE ESTUDAR?

Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa
Vestibular 2013 - Inscrições até 26/10
Acesse: http://vestibular.insper.edu.br

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UDESC 2013) Apesar das transformações do metabolismo, o ser vivo se mantém em equilíbrio, isto é, ele não muda sua composição química e nem suas características físicas. É esta propriedade do ser vivo que mantém relativamente constante o seu meio interno. Assinale a alternativa que define esta propriedade:

evolução
homeostase
ciclo de Krebs
fotossíntese e quimiossíntese
reprodução