Ciências Econômicas - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Ciências Econômicas

Ciências Econômicas

Nada tem mais destaque no noticiário diário que a realidade econômica. Crises e planos recheiam os jornais. Isto torna a carreira do economista não só interessante como de fundamental importância no presente cenário nacional.

A formação do profissional abrange, além da preparação acadêmica, a informação sobre o que está ocorrendo no país e no resto do mundo.

O Economista estuda todos os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens, quer envolvam dinheiro ou não. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em qualquer ramo da atividade humana, seja na Agricultura, na Indústria, no Comércio, no Setor de Serviços. Pode trabalhar com questões que atingem a sociedade, um país ou uma comunidade. Em escala mais reduzida, analisa os problemas econômicos de uma empresa ou do mercado específico de um determinado produto. A globalização da economia exige um profissional com agilidade cada vez maior para acompanhar as mudanças no cenário sócio- político- econômico nacional e internacional.

Ao contrário do que se pensa, o mercado financeiro não está saturado e é uma excelente opção de trabalho, tanto em bancos de investimentos, corretoras e distribuidoras, como em bancos comerciais tradicionais, que cada vez mais querem pessoas bem formadas para ocupar o lugar do "gerente pacato" que entende tudo de burocracia e nada de Economia. A procura pela carreira de Economia está em crescimento e um dos atrativos é o excelente salário. Só que a concorrência é grande com formados em Informática, Engenharia, Administração). A constante atualização, fluência em línguas para contatos internacionais, cursos de informática e especializações é que irão fazer o diferencial na hora da contratação.

Planejamento, projeção, programação e análise econômico-financeira de investimentos de qualquer natureza, estudos, análises e pareceres pertinentes à macro e microeconomia, perícia, avaliações e arbitramentos são atividades de um Economista. Espírito empreendedor e investigativo, habilidade matemática, boa capacidade de análise e avaliação, organização e liderança são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Empresas, Bancos, Instituições Financeiras, Setor Público, Instituições de Pesquisa, Associações de Classe e Sindicatos, Magistério.

Especializações: Avaliação de Projetos, Comércio Internacional, Economia Agrícola, Economia Financeira, Economia dos Recursos Humanos, Economia do Trabalho, Economia Urbana, Macroeconomia, Teoria Econômica, Tecnologia e Desenvolvimento.

ONDE ESTUDAR?

Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa
Vestibular 2013 - Inscrições até 26/10
Acesse: http://vestibular.insper.edu.br

Quer uma Bolsa de Estudo?

Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR



RECOMENDAMOS

Mauá.. Universidade São Francisco FIPECAFI .. CESVA FAA ISPED .. SL Mandic Fagoc
IDP Facens Redentor IMEPAC. Inatel. UNIP FAMINAS FAMP