Engenharia Civil - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Civil

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é a que permite ao homem planejar, projetar, executar, dirigir, supervisionar e dar consultoria referente a rodovias, barragens, portos, usinas de geração de eletricidade, saneamento básico e meio ambiente.

O Engenheiro civil elabora os projetos e realiza os estudos necessários para a determinação do local mais adequado à localização da obra, examina o solo e o subsolo, projeta e constrói as fundações, a estrutura e as instalações hidráulicas. Estuda os efeitos do vento e da temperatura e os possíveis recalques. Pode também examinar e provar a solidez das obras novas e das antigas, através de perícias e avaliações, projetando e executando reparos e recuperação de estruturas.

Ele estabelece planos, elabora especificações, escolhe os equipamentos e as máquinas para a construção, além de definir o cronograma de trabalho à medida que a obra se desenvolve. Administra empresas construtoras e gerenciadoras na direção técnica de pessoal, projetos e obras.

Hoje, o Engenheiro Civil tem muito mais responsabilidade porque, além de "tocar a obra" e fazer cálculos, ele precisa entender de qualidade e produtividade para dirigir a chamada "fábrica" - uma obra envolvendo milhões em dinheiro, dezenas de pessoas, várias empresas diferentes. Atualmente o melhor campo de trabalho para o Engenheiro Civil está em saneamento, hidráulica, transportes.

Facilidade em realizar cálculos e medições, senso de observação, dinamismo e sociabilidade são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Empresas de Construção Civil, Escritórios de Consultoria, Empresas de Materiais de Construção, Indústrias Urbanas e Administração Pública.

Especializações: Edificações, Construção de Rodovias, Aeroportos, Ferrovias, Pontes e Viadutos, Construção de Túneis, Mecânica de Solos, Obras Sanitárias e Hidráulicas.

Entrevista em vídeo
O Prof. Francisco Paletta fala sobre os atributos necessários para os alunos de engenharia e destaca os diferenciais dos 4 cursos de engenharia oferecidos pela FAAP

>> Clique aqui para assistir <<

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED FAGOC IMEPAC UNIFAN Newton Paiva

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UFT) O abaixamento da pressão de vapor do solvente, a elevação da temperatura de ebulição e o abaixamento da temperatura de congelamento são conhecidos como propriedades coligativas. Essas propriedades não dependem da natureza do soluto, mas apenas de sua quantidade dissolvida. Ao adicionar uma determinada quantidade de soluto não volátil e não iônico a u solvente puro, é CORRETO afirmar que:

A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição diminui e a temperatura de congelamento aumenta.
A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento permanece constante.
A pressão de vapor da solução diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.
A pressão de vapor da solução permanece constante, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.
A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento aumenta.