Engenharia Civil - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Civil

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é a que permite ao homem planejar, projetar, executar, dirigir, supervisionar e dar consultoria referente a rodovias, barragens, portos, usinas de geração de eletricidade, saneamento básico e meio ambiente.

O Engenheiro civil elabora os projetos e realiza os estudos necessários para a determinação do local mais adequado à localização da obra, examina o solo e o subsolo, projeta e constrói as fundações, a estrutura e as instalações hidráulicas. Estuda os efeitos do vento e da temperatura e os possíveis recalques. Pode também examinar e provar a solidez das obras novas e das antigas, através de perícias e avaliações, projetando e executando reparos e recuperação de estruturas.

Ele estabelece planos, elabora especificações, escolhe os equipamentos e as máquinas para a construção, além de definir o cronograma de trabalho à medida que a obra se desenvolve. Administra empresas construtoras e gerenciadoras na direção técnica de pessoal, projetos e obras.

Hoje, o Engenheiro Civil tem muito mais responsabilidade porque, além de "tocar a obra" e fazer cálculos, ele precisa entender de qualidade e produtividade para dirigir a chamada "fábrica" - uma obra envolvendo milhões em dinheiro, dezenas de pessoas, várias empresas diferentes. Atualmente o melhor campo de trabalho para o Engenheiro Civil está em saneamento, hidráulica, transportes.

Facilidade em realizar cálculos e medições, senso de observação, dinamismo e sociabilidade são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Empresas de Construção Civil, Escritórios de Consultoria, Empresas de Materiais de Construção, Indústrias Urbanas e Administração Pública.

Especializações: Edificações, Construção de Rodovias, Aeroportos, Ferrovias, Pontes e Viadutos, Construção de Túneis, Mecânica de Solos, Obras Sanitárias e Hidráulicas.

Entrevista em vídeo
O Prof. Francisco Paletta fala sobre os atributos necessários para os alunos de engenharia e destaca os diferenciais dos 4 cursos de engenharia oferecidos pela FAAP

>> Clique aqui para assistir <<