Engenharia de Materiais - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais surgiu como especialização das Engenharias Metalúrgica e Química.

O Engenheiro de Materiais estuda desde o desenvolvimento de processos de tratamento das matérias-primas até a fabricação e o controle de qualidade. Embora seja cada vez maior a importância dos materiais, não se pode desvincular o seu estudo dos aspectos ligados aos processos de produção e fabricação.

Conhecimentos sobre matérias- primas, processamento, propriedades, estruturas e aplicações de materiais, com ênfase nas relações entre microestrutura e propriedades são trabalhados no curso.

O Engenheiro de Materiais é habilitado para analisar os diversos materiais e determinar quais as condições adequadas de uso para uma dada finalidade específica, além de analisar o comportamento dos materiais quando expostos aos mais diversos ambientes. Nos laboratórios, ele desenvolve novas ligas e compostos em polímeros (borrachas, resinas, materiais plásticos e acrílicos), cerâmicas e metais, controlando o desempenho do material em seu uso final. Realiza experiências, estuda as propriedades óticas, elétricas e mecânicas desses materiais e analisa os processos de sua transformação, como fundição, laminação e soldagem. As peças criadas por ele destinam-se às mais diversas aplicações, inclusive aquelas que envolvem alta tecnologia, como naves espaciais, jatos, reatores e submarinos nucleares.

Habilidade numérica, raciocínio abstrato, curiosidade, perseverança, precisão, meticulosidade são requisito. da profissão.

Especializações: Inspeção e Controle de Qualidade, Manutenção, Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Campos de atuação: Pólos Petroquímicos, Siderúrgicas, Fábricas de Aços Especiais, Indústrias Automobilísticas, Elétricas, de Cerâmicas Finas, de Plásticos, de Pisos e de Vidros.

Clique aqui e veja os vestibulares de Engenharia com inscrições abertas.

RECOMENDAÇÃO DO SEJABIXO!: Vestibular São Camilo

O Centro Universitário São Camilo oferece os seguintes cursos: Administração (Empresas ou Hospitalar), Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Tecnologia em Radiologia. Já os cursos a distância são Pedagogia e Tecnologia em Gestão Hospitalar.
Clique aqui ou acesse www.saocamilo-sp.br para ver as informações sobre os cursos oferecidos no vestibular São Camilo 2019.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Não sabe onde estudar? Consulte nosso guia com instituições de todo o Brasil.



RECOMENDAMOS

Mauá .. Universidade São Francisco FIPECAFI .. Mackenzie .. Redentor.. Inatel
UNIP .. PUC-SP.. UNIFACISA.. SÃO CAMILO.. FACTO