Engenharia de Materiais - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia de Materiais

Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais surgiu como especialização das Engenharias Metalúrgica e Química.

O Engenheiro de Materiais estuda desde o desenvolvimento de processos de tratamento das matérias-primas até a fabricação e o controle de qualidade. Embora seja cada vez maior a importância dos materiais, não se pode desvincular o seu estudo dos aspectos ligados aos processos de produção e fabricação.

Conhecimentos sobre matérias- primas, processamento, propriedades, estruturas e aplicações de materiais, com ênfase nas relações entre microestrutura e propriedades são trabalhados no curso.

O Engenheiro de Materiais é habilitado para analisar os diversos materiais e determinar quais as condições adequadas de uso para uma dada finalidade específica, além de analisar o comportamento dos materiais quando expostos aos mais diversos ambientes. Nos laboratórios, ele desenvolve novas ligas e compostos em polímeros (borrachas, resinas, materiais plásticos e acrílicos), cerâmicas e metais, controlando o desempenho do material em seu uso final. Realiza experiências, estuda as propriedades óticas, elétricas e mecânicas desses materiais e analisa os processos de sua transformação, como fundição, laminação e soldagem. As peças criadas por ele destinam-se às mais diversas aplicações, inclusive aquelas que envolvem alta tecnologia, como naves espaciais, jatos, reatores e submarinos nucleares.

Habilidade numérica, raciocínio abstrato, curiosidade, perseverança, precisão, meticulosidade são requisito. da profissão.

Especializações: Inspeção e Controle de Qualidade, Manutenção, Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Campos de atuação: Pólos Petroquímicos, Siderúrgicas, Fábricas de Aços Especiais, Indústrias Automobilísticas, Elétricas, de Cerâmicas Finas, de Plásticos, de Pisos e de Vidros.

Clique aqui e veja os vestibulares de Engenharia com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Enem 2013) Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés.

Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento.
Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
Vertical e sentido para cima.