Engenharia de Minas - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia de Minas

Engenharia de Minas

A Profissão continua mantendo o equilíbrio entre a oferta e a procura de pessoal formado. O engenheiro de minas é, em princípio, dos profissionais da engenharia, o que mais diretamente em contato com a natureza.

Como engenheiro, sua atividade é balizada por 3 parâmetros: economia, segurança e preservação do meio ambiente. Assim, o engenheiro de minas é o profissional responsável pela extração e beneficiamento das matérias-primas minerais, isto é, ele vai projetar e aplicar as técnicas necessárias à retirada, de forma economicamente viável, dos materiais indispensáveis ao abastecimento das indústrias de transformação, onde quer que se encontrem na natureza.

O engenheiro de minas tem ainda como atribuição legal a prospecção e pesquisa mineral.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Receba dicas desta profissão no seu email

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Vestibular FUVEST 2012) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:

aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.