Engenharia de Produção - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia de Produção

Engenharia de Produção

"Produzir mais e gastar menos" é o lema do mundo moderno. O Engenheiro de Produção procura equacionar esses fatores projetando sempre novos sistemas, abrangendo o processo desde a gerência até as linhas de montagem e acabamento do produto.

A Engenharia de Produção é uma profissão exercida em qualquer área industrial e empresarial onde existem problemas de eficiência na utilização de recursos materiais e humanos. O Engenheiro promove a interação entre mão-de-obra, matérias-primas e equipamentos, planejando, acompanhando e controlando o processo de modo a otimizar a produtividade. Ele analisa as operações, sugere modificações e estuda soluções para problemas de equipamentos e de linhas de produção. Coordena a política de estoques e de reposição de equipamentos.

Elo de ligação entre as áreas administrativa e técnica, atua em projetos de higiene e segurança e em programas de aumento de produtividade e de controle de qualidade.' Pode trabalhar, ainda, na seleção de pessoal técnico. Conhecimentos da mecânica e da física, habilidade numérica, senso de observação, meticulosidade, dinamismo e organização são requisitos da profissão.

Especializações: Economia Industrial, Gestão de Empresa e Trabalho, Gestão de Fábrica, Gestão de Sistemas de Produção.

Campos de atuação: Indústrias e Empresas, Bancos, Portos, Hospitais, Empreendimentos Agrícolas, Redes de Supermercados, Transporte Aéreo, Ferroviário e Rodoviário.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Receba dicas desta profissão no seu email

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Vestibular ITA/2012) Assinale a opção com a resina polimérica que mais reduz o coeficiente de atrito entre duas superfícies sólidas.

Acrílica
Epoxídica
Estirênica
Poliuretânica
Poli (dimetil siloxano)