Engenharia Mecânica - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico planeja e supervisiona a fabricação de máquinas, motores, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Entre suas atribuições estão o controle de qualidade desses produtos e o acompanhamento da manutenção dos equipamentos.

É o profissional indicado para peritagens, auditorias e fiscalização de projetos industriais. Ele assume, ainda, a responsabilidade pela higiene e segurança do trabalho nas indústrias, elaborando e acompanhando o cumprimento de normas e processos. Nos últimos anos, as plantas industriais têm-se modificado drástica e rapidamente. Além das tradicionais atividades, o Engenheiro Mecânico passa a atuar também em atividades relacionadas com o desenvolvimento de processos assistidos por computador, automação de linhas de fabricação, robótica industrial, desenvolvimento e aplicação de novos materiais e estudo de fontes alternativas de energia.

Raciocínio rápido, conhecimento dos princípios da mecânica e da física, meticulosidade, criatividade e exatidão nos trabalhos são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Indústria Mecânica, Empresa Pública e Mista, Indústria de Automação, Pólos Petroquímicos, Empresas de Manutenção e Assistência Técnica no Setor, Pesquisa, Magistério.

Especializações: Calefação, Ventilação, Refrigeração, Manutenção, Máquinas e Ferramentas, Motores, Veículos Automotores, Energia Nuclear.

Entrevista em vídeo
O Prof. Francisco Paletta fala sobre os atributos necessários para os alunos de engenharia e destaca os diferenciais dos 4 cursos de engenharia oferecidos pela FAAP

>> Clique aqui para assistir <<

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Receba dicas desta profissão no seu email

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Mackenzie 2013/2) Obstrução de um rio, canal, estuário ou qualquer corpo d'água, pelo acúmulo de substâncias minerais (areia, argila, etc) ou orgânicas, como o lodo, provocando a redução de sua profundidade e da velocidade de sua correnteza. Glossário Geológico, http://www.mineropar.pr.gov.br/ Segundo a definição do Glossário Geológico, podemos dizer que se trata do fenômeno de:

assoreamento, que pode ser agravado pelas ações humanas e contribuir para o agravamento das enchentes.
erosão eólica, típica de lugares muito quentes e úmidos.
tectonismo, processo exógeno que pode formar rios e mares fechados.
laterização, fenômeno típico de áreas agrícolas de ambientes temperados frios.
arenização, processo endógeno que tem comprometido os cultivos de arroz no RS.