Engenharia Mecatrônica - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica reúne conhecimentos específicos da Mecânica e da Eletrônica aliados à computação voltados, principalmente, para os processos de automação industrial e robótica. É o mesmo que Engenharia de Automação e Sistemas.

O Engenheiro Mecatrônico trabalha nas diferentes áreas da Engenharia Mecânica onde se aplicam tecnologias específicas de automação industrial. Ele projeta, opera e faz manutenção aos equipamentos utilizados no processo de automação, como os robôs industriais e as linhas de produção automatizadas. Programa máquinas, cria peças mecânicas e planeja o emprego de computadores na Engenharia. Controla o processo produtivo e cria programas de computador que possam ser utilizados para analisar e controlar a manufatura e a produção da empresa, contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade do produto. Pode, ainda, coordenar equipes de Engenheiros Mecânicos e Eletricistas na realização de projetos.

Conhecimento multidisciplinar (eletrônica e mecânica), busca da redução do preço do produto e do aumento da produtividade são fatores que contribuem para a crescente demanda do profissional de engenharia Mecatrônica. Durante o curso de Engenharia Mecânica da USP/São Carlos, o aluno pode optar por ênfases curriculares que oferecem uma maior especialização em Mecatrônica. Raciocínio abstrato, aptidão numérica e mecânica, interesse por atividades científicas e numéricas são os requisitos da profissão.

Campos de atuação: Indústrias com algum tipo de automação na linha de produção, como Automobilística, Eletroeletrônica, Eletroquímica, Metalúrgica, Têxtil, Cerâmica, Empresas de Informática, Parques de Alta Tecnologia.

Especializações: Mecânica, Robótica, CIM, CADICAM, Agro Indústria, Instrumentação industrial.

Clique aqui e veja os vestibulares de Engenharia com inscrições abertas.

RECOMENDAÇÃO DO SEJABIXO!: Vestibular São Camilo

O Centro Universitário São Camilo oferece os seguintes cursos: Administração (Empresas ou Hospitalar), Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Tecnologia em Radiologia. Já os cursos a distância são Pedagogia e Tecnologia em Gestão Hospitalar.
Clique aqui ou acesse www.saocamilo-sp.br para ver as informações sobre os cursos oferecidos no vestibular São Camilo 2019.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Não sabe onde estudar? Consulte nosso guia com instituições de todo o Brasil.



RECOMENDAMOS

Mauá .. Universidade São Francisco FIPECAFI .. Mackenzie .. Redentor Inatel . UNIP
FAMINAS FAMP UNISINOS PUC-SP UNIFACISA SÃO CAMILO FACTO