Engenharia Mecatrônica - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica reúne conhecimentos específicos da Mecânica e da Eletrônica aliados à computação voltados, principalmente, para os processos de automação industrial e robótica. É o mesmo que Engenharia de Automação e Sistemas.

O Engenheiro Mecatrônico trabalha nas diferentes áreas da Engenharia Mecânica onde se aplicam tecnologias específicas de automação industrial. Ele projeta, opera e faz manutenção aos equipamentos utilizados no processo de automação, como os robôs industriais e as linhas de produção automatizadas. Programa máquinas, cria peças mecânicas e planeja o emprego de computadores na Engenharia. Controla o processo produtivo e cria programas de computador que possam ser utilizados para analisar e controlar a manufatura e a produção da empresa, contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade do produto. Pode, ainda, coordenar equipes de Engenheiros Mecânicos e Eletricistas na realização de projetos.

Conhecimento multidisciplinar (eletrônica e mecânica), busca da redução do preço do produto e do aumento da produtividade são fatores que contribuem para a crescente demanda do profissional de engenharia Mecatrônica. Durante o curso de Engenharia Mecânica da USP/São Carlos, o aluno pode optar por ênfases curriculares que oferecem uma maior especialização em Mecatrônica. Raciocínio abstrato, aptidão numérica e mecânica, interesse por atividades científicas e numéricas são os requisitos da profissão.

Campos de atuação: Indústrias com algum tipo de automação na linha de produção, como Automobilística, Eletroeletrônica, Eletroquímica, Metalúrgica, Têxtil, Cerâmica, Empresas de Informática, Parques de Alta Tecnologia.

Especializações: Mecânica, Robótica, CIM, CADICAM, Agro Indústria, Instrumentação industrial.

Clique aqui e veja os vestibulares de Engenharia com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UFPA 2014) O bioma Amazônia apresenta áreas protegidas, e seus recursos ambientais, incluindo biodiversidade e águas com características naturais relevantes, foram considerados unidades de conservação instituídos pela Lei 9.985/2000, com objetivos de delimitação, conservação, administração e, principalmente, proteção. Esses espaços têm características específicas e são divididos em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Assim, podemos dizer que são exemplos respectivos de cada grupo:

Estação Ecológica e Reserva Biológica
Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental
Floresta Nacional e Reserva Extrativista
Área de Proteção Ambiental e Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Reserva Particular do Patrimônio Natural e Floresta Nacional