Engenharia Metalúrgica - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Metalúrgica

Engenharia Metalúrgica

Os diferentes processos pelos quais se obtém metais a partir de minérios, sejam eles químicos ou físicos, são o objeto de estudo da Engenharia Metalúrgica. Tais estudos são importantes na medida em que buscam formas alternativas mais baratas para a obtenção de matérias-primas para a indústria.

Elaborar, executar e dirigir projetos de produção e de tratamento de metais ferrosos e não- ferrosos são as funções básicas do Engenheiro Metalúrgico. Ele estuda as propriedades, as características e os usos de ligas metálicas. Pesquisa e desenvolve tecnologias de transformação. Orienta e acompanha os processos de produção dos metais e sua aplicação na indústria, controlando a qualidade do produto final. Atua, ainda, na construção, na montagem e na operação de instalações metalúrgicas. São trabalhadas no curso:

- Metalurgia Física (estrutura dos materiais, corrosão, tratamentos e propriedades)

- Metalurgia Extrativa (extração e refino)

- Metalurgia de Transformação (laminação, soldagem, fundição, metalurgia do pó)

Raciocínio abstrato, aptidão numérica, interesse por atividades científicas, precisão e meticulosidade são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Setores Industriais de Siderurgia (metalurgia de ferro e aço), Setores de alumínio, cobre, chumbo, titânio e outros materiais.

Especializações:Produção e Tratamento de Metais.

Clique aqui e veja os vestibulares de Engenharia com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Fuvest 2014) "Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle. www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado. No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano "

é completamente válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transmitidos por uma célula, sem intermediários, a uma central de controle.
é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos que resultam em resposta imediata, sem atingir uma central de controle.
é válida apenas em parte, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais elétricos transferidos, célula a célula, até uma central de controle.
não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em estímulos hormonais, transmitidos rapidamente a uma central de controle.
não é válida, pois, no corpo humano, as informações do meio são captadas e transformadas em sinais químicos e elétricos, transferidos a vários pontos periféricos de controle.