Engenharia Metalúrgica - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Engenharia Metalúrgica

Engenharia Metalúrgica

Os diferentes processos pelos quais se obtém metais a partir de minérios, sejam eles químicos ou físicos, são o objeto de estudo da Engenharia Metalúrgica. Tais estudos são importantes na medida em que buscam formas alternativas mais baratas para a obtenção de matérias-primas para a indústria.

Elaborar, executar e dirigir projetos de produção e de tratamento de metais ferrosos e não- ferrosos são as funções básicas do Engenheiro Metalúrgico. Ele estuda as propriedades, as características e os usos de ligas metálicas. Pesquisa e desenvolve tecnologias de transformação. Orienta e acompanha os processos de produção dos metais e sua aplicação na indústria, controlando a qualidade do produto final. Atua, ainda, na construção, na montagem e na operação de instalações metalúrgicas. São trabalhadas no curso:

- Metalurgia Física (estrutura dos materiais, corrosão, tratamentos e propriedades)

- Metalurgia Extrativa (extração e refino)

- Metalurgia de Transformação (laminação, soldagem, fundição, metalurgia do pó)

Raciocínio abstrato, aptidão numérica, interesse por atividades científicas, precisão e meticulosidade são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Setores Industriais de Siderurgia (metalurgia de ferro e aço), Setores de alumínio, cobre, chumbo, titânio e outros materiais.

Especializações:Produção e Tratamento de Metais.

Clique aqui e veja os vestibulares de Engenharia com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UFPR 2013/2014) Dois navios deixam um porto ao mesmo tempo. O primeiro viaja a uma velocidade de 16 km/h em um curso de 45° em relação ao norte, no sentido horário. O segundo viaja a uma velocidade 6 km/h em um curso de 105° em relação ao norte, também no sentido horário. Após uma hora de viagem, a que distância se encontrarão separados os navios, supondo que eles tenham mantido o mesmo curso e velocidade desde que deixaram o porto?

10 km
14 km
15 km
17 km
22 km