Como os vestibulandos devem aproveitar as férias de julho

Veja como proceder no mês de julho: continuar estudando no mesmo ritmo ou descansar como faz a maioria dos estudantes brasileiros nesse mês de férias?

Publicado em 13/07/11

* Fonte: Oficina do Estudante - www.oficinadoestudante.com.br

Os vestibulandos, que estão estudando desde o início do ano para conquistar uma vaga em um dos cursos mais concorridos das universidades públicas, tendem a ficar em um dilema com relação a como proceder no mês de julho: continuar estudando no mesmo ritmo ou descansar como faz a maioria dos estudantes brasileiros nesse mês de férias?

O Diretor Pedagógico do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, sugere que o estudante planeje bem suas atividades em julho para conseguir estudar e também descansar: "O vestibulando não pode perder o foco e 'esquecer' que o vestibular existe, mas também não pode deixar de descansar um pouco, sob pena de chegar muito cansado aos exames decisivos que começam no final do mês de outubro", afirma.

Assim, Tasinafo sugere que os vestibulandos dividam em dois grandes blocos os dias que terão de férias no mês de julho:

- Dias de descanso: são fundamentais para os estudantes conviverem com a família e amigos, recarregando as energias para o semestre decisivo, quando serão realizadas as provas. Para os estudantes que não conseguem se desligar completamente, vai a sugestão de ler muito (livros cobrados pelos vestibulares ou outros da preferência do jovem - ler nunca é demais e sempre ajuda no desenvolvimento das habilidades e competências cobrados pelos grandes exames vestibulares) ou assistir a bons filmes que tenham, por exemplo, temática científica ou histórica;

- Dias de estudo: devem ser aproveitados para que o estudante faça uma revisão dos principais tópicos vistos no primeiro semestre e que foram considerados mais difíceis ou para fazer exercícios de aprofundamento. Mas o ritmo de estudos não deve ser o mesmo do período convencional de aulas, já que esses dias de estudo, durante as férias, não devem servir para cansar o estudante antes do retorno à rotina mais intensa de preparação para as provas.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..