Modalidades de ingresso nas Universidades

Conheça os tipos de provas que são aplicadas pelas Universidades

Publicado em 24/10/12

Por Marina Ogawa

Você, vestibulando, já parou para pensar em quantos tipos de ingresso existem atualmente? Vestibular Tradicional, Agendado, Digital, por transferência externa, redação, ENEM ou Sisu, são alguns deles. Confira a seguir um pouco mais sobre esses modos de ingresso e veja em qual você se encaixa:

Vestibular Tradicional

Nada mais é que a prova manuscrita do Vestibular que todos conhecem. A Universidade escolhe uma data para aplicar suas provas e os vestibulandos devem comparecer em horas e datas específicas, sem direito à alteração.

Vestibular Agendado

A prova em si é aplicada da mesma forma que o Tradicional. O que a difere é a possibilidade de marcar uma data que seja melhor para você. Normalmente as Universidades que realizam esse tipo de Vestibular deixam um período de datas e horários disponíveis para que o candidato sinta-se à vontade para escolher aquela que preferir.

Prova digital

Algumas Universidades possibilitam ao candidato marcar uma prova que será feita pelo computador no campus da Universidade e em dias pré-determinados. Normalmente, as Universidades que fazem uso deste tipo de prova deixam disponíveis cerca de 3 a 5 dias para a realização da prova.

Transferência Externa

A prova por Transferência Externa obedece ao calendário determinado por cada Universidade. O aluno de uma Universidade que queira pleitear uma vaga em outra deve atender aos pré-requisitos estipulados e saber que se passar, pode fazer o curso escolhido em um tempo maior do que o convencional. Por exemplo, se estudo em uma Universidade X e quero passar para outra Y, devo ter em mente que posso até começar o curso "do zero", isso porque as grades curriculares mudam de uma para outra. Além disso, algumas Universidades solicitam ao candidato à transferência externa que ele já tenha completado, no mínimo, um ano de sua graduação.

Redação

Neste caso, a prova de ingresso para algumas Universidades é a Redação, sempre muito temida por grande parte dos candidatos que prestam o Vestibular. Algumas usam como parte integrante da nota e outras usam para preenchimento de vagas remanescentes, constituindo assim, uma segunda etapa do Vestibular.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vem sendo utilizado por muitas Universidades Públicas e Privadas como parte integrante ou como nota única do Vestibular. Algumas se utilizam das notas dos anos anteriores e proporcionam ao aluno a facilidade de participar somente do ENEM, sem ter de realizar o Vestibular Tradicional.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) no qual as instituições públicas de ensino superior, que optam por esse modo de ingresso, oferecem vagas para o candidato que tenha realizado o ENEM. É aplicado duas vezes ao ano, no início do semestre. A inscrição é gratuita e feita pela internet.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..