Férias de julho: descansar ou estudar?

Confira dicas de como aproveitar suas férias de julho sem deixar os estudos acumularem para o início das aulas

Publicado em 11/07/13

por Equipe sejabixo!

Chegamos ao mês de julho e ao início da reta final dos estudos para os vestibulares do final de ano. Como todo mundo sabe, julho é conhecido como o mês das férias, isso, é claro, se você estiver com seus estudos em dia, caso contrário, é bom usar todo o tempo que tiver a seu favor.

Se você cumpriu com tudo o que tinha a fazer durante o ano (até agora), tire um tempo de suas férias para descansar e refletir em como deve aproveitá-la. Pense em tudo o que você já estudou e planeje seus dias sem aulas. Veja se determinado tempo que você tirar de "folga" serão, ao mesmo tempo, suficientes e benéficos para que você não deixe nada acumular.

De acordo com o coordenador do CPV Vestibulares, Paulo Lima, existem dois perfis de alunos: aqueles que estão em ordem com os estudos e aqueles que deixaram acumular conteúdos vistos durante o primeiro semestre. Em qual grupo você se encaixa?

Para ajudar nesse mês de férias, o sejabixo! separou algumas dicas para esses dois tipos de alunos.

Aos vestibulandos com matérias em dia:

- 2/3 das férias:
Use esse tempo do seu mês de julho para descansar. Desligue-se um pouco dos estudos para que depois você retome com as energias renovadas. Viaje, saia com os amigos e curta suas férias, afinal, você estudou bastante e esse tempo de descanso é necessário e permitido.

- 1/3 das férias:
Nesse tempo do seu mês aproveite para estudar aquelas matérias que possui mais dificuldade e que gastaria mais tempo durante o semestre para "aprender".

Leia as obras literárias que restam (não precisa ser tudo de uma vez, é claro).

Leia revistas e jornais e fique por dentro do que acontece no mundo, afinal, atualidades contam pontos em alguns vestibulares que você pode vir a realizar.

Resolva exercícios que durante as aulas você teve mais dificuldade em assimilar, isso ajudará para que você fixe isso com mais facilidade.

Aos vestibulandos que deixaram matérias acumuladas:

- 1/3 das férias:
Use esse tempo para descansar, por que mesmo deixando acumulado, o tempo para descansar é necessário. Assim como os alunos que não deixaram acumular nada, aproveite esse tempo para desligar-se dos estudos, pois diferentemente deles, você vai precisar colocar seus estudos em dia em um tempo mais curto que o deles.

- 2/3 das férias:
Dica número um é colocar seus estudos em dia, sejam exercícios ou até mesmo aquelas aulas que você não foi ou que não prestou tanta atenção.

Resolva exercícios, pois diferente de quem está com a matéria em dia, você não terá o acompanhamento de um professor para ajudar em caso de dúvidas e, provavelmente, ele não retomará o conteúdo só por sua causa.

Leia muito. Obras literárias que você deixou para depois ou até mesmo jornais e revistas para manter-se atualizado no que acontece no mundo.

Faça resumos de todo o conteúdo que você está vendo pela primeira vez e/ou que tem mais dificuldade.

Em caso de dúvidas com alguma matéria, recorra aos colegas de sala ou á anotando suas perguntas para fazê-las ao professor de plantão (caso você esteja no cursinho) ou para seu professor da escola quando começarem as aulas.

Para conferir mais dicas, confira o vídeo abaixo com o coordenador do CPV, Paulo Lima e defina sua agenda de férias, balanceando tanto o descanso quanto os estudos que precisam ser feitos e/ou revisados.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..