Especial - 1ª Fase do Vestibular Unicamp 2014

Em entrevista para o portal sejabixo! o coordenador executivo da Comvest dá recomendações finais para os candidatos do Vestibular

Publicado em 05/11/13

por Karen Fukuyama - Jornalista e Diretora de Conteúdo do sejabixo!

Dando início a maratona dos vestibulares, mais de 73 mil candidatos estão convocados para participar da 1ª Fase do Vestibular Nacional Unicamp 2014, no próximo domingo, 10 de novembro de 2013. Os candidatos disputarão 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.

À convite do portal sejabixo! o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Profº Edmundo Capelas de Oliveira, participou de uma entrevista dando recomendações finais para os candidatos que irão participar desta fase. Confira a seguir a entrevista:

Como será composta a 1ª fase do Vestibular da Unicamp?

A prova da primeira fase tem duas partes: a Redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões objetivas, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos.

Quais são os pontos que o candidato deve atentar para a Prova de Redação, visto que ela vale a metade da 1ª fase. Existe um passo a passo para uma redação nota 10 no vestibular da Unicamp?

Na prova de Redação da Unicamp são avaliados quatro aspectos: o cumprimento do propósito, da interlocução, do gênero e a articulação escrita. O candidato deve estar atento a cada um deles, que inclusive estão descritos no Manual do Candidato.

A Redação Unicamp é uma prova de leitura e escrita. Assim, o candidato que mostrar uma boa capacidade de pensar e de se expressar adequadamente por escrito será bem sucedido. Um bom desenvolvimento das tarefas propostas, um uso produtivo dos textos fornecidos pela prova, um trabalho adequado com o gênero solicitado e a adequação às normas do português padrão são os fundamentos de uma boa redação.

O que levar para a prova e o que não levar no dia da prova?

O candidato deverá comparecer aos locais de provas, no horário determinado, munido do original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta ou azul em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo. Outros tipos de relógios devem ficar no chão, ao lado da carteira apenas para consultar a hora.

A Comvest fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o aparelho celular desligado. Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o aparelho celular e colocá-lo na embalagem. Os candidatos devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio.

É permitido:

- Água, refrigerante, suco, doces, balas

- Uso de bermuda e vestimentas leves

Não é permitido:

- Calculadora, celular, relógio com calculadora e outros aparelhos eletrônicos

- Boné

- Corretivo líquido (de qualquer tipo) e caneta marca texto

Quais são suas recomendações/dicas finais para os candidatos que irão participar da 1ª Fase do Vestibular 2014 da Unicamp?

Candidato! Com certeza, o que tinha que ser estudado, já o foi. Nos dias que antecedem a prova sugiro que relaxe, sem se preocupar com fórmulas mágicas de última hora, fazendo uma leitura leve, do tipo jornal e/ou revista. No domingo, mantenha-se concentrado apenas na prova a fim de que, ao se deparar com a primeira leitura das questões (ou tema da redação), tenha a certeza d

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..