Quatro pistas para saber se Exatas é a melhor escolha para você

Confira as dicas do professor Thiago Pardo, da USP em São Carlos, para ajudar quem está perdido na encruzilhada entre Exatas, Humanas e Biológicas

Publicado em 05/09/16

Muitos estudantes ainda se sentem atordoados para decidir qual caminho seguir na encruzilhada que divide Exatas, Humanas e Biológicas. O professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, dá algumas pistas que poderão ajudar quem está pensando em escolher a trilha das Exatas, que tem uma ampla variedade de cursos e uma grande demanda por profissionais.

Segundo ele, algumas características indicam que essa área pode ser uma escolha interessante para o estudante. Vamos à primeira delas: durante o ensino médio, o aluno gostava das aulas das matérias dessa esfera do conhecimento, tal como matemática, física e química? "Se o estudante curte estudar e resolver os exercícios dessas matérias, pode ser que tenha aptidão para a área", diz Thiago.

Vamos prosseguir com mais uma pista: normalmente, os alunos que gostam de Exatas também demonstram bom raciocínio lógico e são motivados pelos desafios de equacionar e solucionar problemas complexos. "São estudantes que têm pensamento rápido, lidam bem com conceitos e modelos abstratos e gostam de compartilhar e discutir as soluções que encontram para os problemas, de diversas naturezas, com outras pessoas", ressalta o professor.

É hora da terceira pista: a turma das Exatas curte estudar e está disposta a aprender constantemente, além de ter facilidade de lidar com outras esferas do conhecimento. "A multidisciplinaridade é uma característica típica da área de Exatas, pois seus conhecimentos são aplicados às mais diversas frentes", explica Thiago.

O professor destaca ainda que essas características presentes naqueles que gostam de Exatas também costumam ser requisitadas durante a vida profissional: "É fácil perceber a necessidade dessas habilidades nos profissionais que precisam, por exemplo, desenvolver e lidar com modelos climáticos, preparar e organizar o conteúdo de aulas para crianças, desenvolver jogos de computadores, projetar softwares especializados e soluções em hardware, equacionar e avaliar investimentos e operações financeiras variadas a serem executados por uma empresa, resolver questões de logística de entrega de produtos no comércio eletrônico, conduzir estudos científicos, apoiar a realização e a análise de pesquisas socioeconômicas, e até mesmo investigar a movimentação de corpos celestes, dentre incontáveis outras funções".

Logicamente, essas características e habilidades não são determinantes da carreira do aluno, tampouco são exclusivas da área de Exatas. Além disso, muitas delas podem ser trabalhadas e desenvolvidas durante o aprendizado e amadurecimento do estudante na graduação.

Para encerrar, uma última pista: gostar de tecnologia também é um indício da aptidão por Exatas. Se você estava na dúvida, conseguiu iluminar um pouco sua decisão à luz dessas singelas pistas e vislumbra que Exatas é mesmo a melhor escolha para você, aproveite a oportunidade para conhecer os oito cursos de graduação que o ICMC oferece.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..