Dicas para estudar para o Enem durante as férias de julho
Agora é hora de abrir mão de parte das férias de julho para se dedicar aos estudos


Há quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, professor Eduardo Leitão, do Colégio Internacional Vocacional Radial, no bairro do Jabaquara - São Paulo/SP, orienta seus alunos a abrir mão de parte das férias de julho para se dedicarem intensamente aos estudos. "Quanto maior for o empenho, melhor será o resultado", declara Eduardo.
Ainda segundo o professor, o ideal é programar dentro das quatro semanas, apenas uma de descanso, para se divertir ou viajar. "Nas outras três semanas, é importante dedicar de quatro a cinco horas de estudos, com pausas para relaxar e se alimentar, alternando sempre as matérias".
As alunas do terceiro ano do Ensino Médio do Radial Letícia Moreira dos Santos, 16, e Giovanna Alicia Alloe, 17, já têm programação para as férias: estudar para o ENEM.
"Seja para onde eu for, carregarei os livros e cadernos comigo", conta Letícia. Ela viajará com os pais para o litoral e depois para o interior. "Não há motivo para deixar os estudos de lado", completa a estudante que prestará vestibular para Engenharia Mecânica e Medicina.
A cada cinco horas de estudos, uma pausa para assistir um capítulo das suas séries preferidas sobre investigação policial. Essa será a programação das férias da Giovanna, que sonha em se formar em Biomedicina e se tornar uma famosa perita criminal. "Se eu não conseguir passar no vestibular deste ano, continuarei mergulhando nos estudos e tentarei de novo", conta. A UNIFESP é a a universidade pretendida pela adolescente.
Para quem ainda não criou uma rotina de estudo, Eduardo dá alguns conselhos. São eles: