Vestibular UFPA 2019 está com as inscrições abertas

Vestibular UFPA 2019 está com as inscrições abertas

Já está o edital do Processo Seletivo 2019 (PS2019) e do Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE)

Publicado em 05/11/18

Já está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) o edital do Processo Seletivo 2019 (PS2019) e do Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE). Os dois concursos são as principais formas de ingresso na universidade e disponibilizam, juntos, mais de 7,9 mil vagas para o ano que vem.

Vagas no PS 2019 - Além da oferta do novo curso de Graduação em "Conservação e Restauro", a UFPA decidiu retomar sua Cota PcD e, por meio dela, oferta 132 vagas adicionais para Pessoas com Deficiência. Para essa cota, podem se inscrever candidatos oriundos tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino.

Também há oferta de 16 turmas flexibilizadas para 12 cidades paraenses. São turmas que serão ofertadas apenas para 2019 e, juntas, disponibilizam 610 vagas.

A UFPA também anunciou que vai retificar o valor da taxa de inscrição para R$ 50 reais. A mudança é feita a pedido do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das demais representações estudantis da Universidade a fim de garantir que o maior número possível de candidatos possa concorrer às vagas da Instituição.

Sem SiSU - No ano que vem, a UFPA também não ofertará vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. Antes, 20% das vagas disponíveis eram registradas no sistema e 80% delas ofertadas via PS. Agora, 100% das vagas serão disponibilizadas pelo PS 2019. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em razão das dificuldades trazidas pelo duplo sistema de entrada na Universidade, além de dificuldades que resultavam em percentual considerável de vagas não preenchidas por meio daquele processo de seleção nacional.

A Universidade esclarece que a decisão de não aderir ao SiSU em 2019 é restrita a este ano e que a Instituição ainda vai analisar se retornará ou não ao sistema no próximo concurso.

Enem e bônus mantidos - Assim, todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas via PS 2019, com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018). Também está mantido o bônus de 10% para todos os candidatos que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas sediadas em um ou mais dos seguintes Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para 2019, a UFPA vai ofertar 7.347 vagas, sendo 6.605 para os 179 cursos regulares da Instituição; 610 vagas disponibilizadas pelas 15 turmas flexibilizadas e ofertadas em 12 cidades paraenses em 2019; e 132 vagas extras ligadas à cota PCD/UFPA. As inscrições serão feitas pelo site do Ceps (http://www.ceps.ufpa.br/), de 2 a 20 de novembro.

PSE 2019 para Indígenas e Quilombolas - As inscrições para o Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE 2019-1), que oferta vagas específicas para candidatos indígenas e quilombolas, também já vão começar. Neste caso, a participação é gratuita e ocorre de 2 a 29 de novembro também pelo site do Ceps (http://www.ceps.ufpa.br/). Desta vez, são 616 vagas disponíveis, e a novidade é que vagas não preenchidas por uma representação, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, poderão ser ocupadas por candidatos de outra representação.

OPORTUNIDADES:

Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa






RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP .. Vestibular Inatel Vestibular Direito EPD - Você entre os melhores

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS