Notícias dos Vestibulares e Enem
UFRGS divulga 1º chamamento do PS 2021/1 e 7º de Vagas Remanescentes do Sisu 2021
Os convocados devem enviar a documentação completa via Portal do Candidato entre as 9h deste sábado, dia 3 de julho, e as 23h59 de 9 de julho, sexta-feira.

Foram divulgados, nesta sexta-feira, dia 2 de julho, o 1º Edital de Chamamento para Vagas Remanescentes do Processo Seletivo 2021/1 (PS 2021/1) e o 7º Edital de Chamamento para Vagas Remanescentes do Sistema de Seleção Unificada 2021 (SiSU 2021). As vagas são para ingresso no primeiro semestre do Ano Letivo de 2021.
Confira os editais:
Edital 1 do PS 2021/1: vagas remanescentes de 2021/1 para ingresso em 2021/1
Edital 7 do SiSU 2021: vagas remanescentes de 2021/1 para ingresso em 2021/1
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A lista de todos os chamamentos já realizados está em bit.ly/chamaufrgs
Os convocados devem enviar a documentação completa via Portal do Candidato entre as 9h deste sábado, dia 3 de julho, e as 23h59 de 9 de julho, sexta-feira.
A Comissão de Ingresso reforça que o candidato deve observar a documentação comprobatória de sua modalidade de ingresso, de acordo com seu edital de inscrição. Novos chamamentos serão realizados em 13 de agosto [veja o cronograma no final do texto].
Envio de documentos
O envio de documentos comprobatórios deve ser feito pelos convocados para os dois semestres via Portal do Candidato (www.portaldocandidato.ufrgs.br), entre as 9h de 3 e julho e as 23h59 de 9 de julho, em arquivos digitalizados de boa qualidade, com no máximo 5MB de tamanho, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. Os candidatos podem utilizar scanner ou um telefone celular com boa resolução de câmera, e os documentos devem estar legíveis e com boa qualidade, sem cortes ou rasuras.
O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. É possível acessar um tutorial no Portal do Candidato sobre o envio dos documentos, e também há mais informações sobre o assunto no Portal Ingresso.
Todos os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso, devem enviar a chamada documentação acadêmica, com os seguintes documentos: certificado de conclusão e histórico escolar completo do Ensino Médio; documento de identidade atualizado; e declaração assinada de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior (formulário disponível para preenchimento no próprio Portal). Mais informações sobre esses documentos aqui.
Além disso, os candidatos classificados nas vagas de Ações Afirmativas (egressos de escola pública, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e/ou com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita) devem enviar outros documentos específicos, de acordo com a modalidade de ingresso. A documentação para cada modalidade de ingresso deve ser consultada no Edital do SiSU 2021e no Manual do Candidato e no Edital do PS 2021/1 de acordo com o caso. As informações estão detalhadas no Portal Ingresso.
Matrículas
No semestre 2021/1, os ingressantes cumprem a segunda etapa de matrícula, realizada junto às Comissões de Graduação (Comgrads) dos cursos – excepcionalmente de forma online, entre os dias 26 e 28 de julho, de acordo com o dia e horário individuais especificados na Faixa Horária, com publicação prevista para 22 de julho. Confira o Calendário Acadêmico.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Celso Lisboa lança campanha que cobre propostas de concorrentes
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina.

O Centro Universitário Celso Lisboa, localizado no Engenho Novo, zona norte do Rio, está com inscrições abertas para cursos de graduação presencial com condições promocionais por meio da campanha “Celso MATCH Perfeito”. A iniciativa permite que os candidatos apresentem propostas de outras instituições e recebam condições ainda mais vantajosas para estudar na universidade.
Na campanha, os aprovados ganham 95% de desconto na primeira mensalidade e, a partir da segunda, pagam um valor com 5% de abatimento sobre o preço apresentado pela concorrência. A condição também vale para transferências externas e reabertura de matrícula na própria instituição.
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina. Segundo a instituição, o objetivo é ampliar o número de alunos no segundo semestre e tornar o acesso ao ensino superior mais acessível, sem abrir mão da qualidade acadêmica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações: www.celsolisboa.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2026
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2026 para o curso de Medicina. O prazo vai até o dia 22 de setembro de 2025.
O curso tem infraestrutura voltada para a saúde, corpo docente altamente qualificado e o incentivo às atividades práticas com a inserção da Faculdade dentro do Hospital da Santa Casa de São Paulo.
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica. Para se inscrever, basta acessar a página da Vunesp, selecionar a modalidade que se encaixe com o perfil socioeconômico do candidato e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Provas
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade de realização das provas, sendo elas: Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, São Paulo e Sorocaba.
As provas acontecerão entre os dias 18 de 19 de outubro de 2025, das 14h às 18h. O primeiro dia é destinado à prova de Conhecimentos Gerais, já o segundo dia será reservado à prova de Conhecimentos Específicos e Redação.
O local das provas será informado pela Vunesp, na área do candidato, no link “Local de prova”, a partir de 10 de outubro de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Metodista oferece 70% de desconto em todos os cursos presenciais e EAD até 31 de julho
A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.

As inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade Metodista de São Paulo seguem abertas. A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.
O processo seletivo contempla diferentes formas de ingresso, como o uso da nota do Enem, transferência de outra instituição, segunda graduação ou realização de uma redação online e gratuita, disponível no site oficial da universidade. Não há cobrança de taxa de matrícula, e o valor pago no ato da matrícula corresponde à primeira mensalidade do curso, referente ao mês de julho.
Para tornar o ensino ainda mais acessível, a universidade mantém parcerias com plataformas como Quero Bolsa e Eu Formando, além de oferecer bolsas por meio do Prouni e de seu próprio programa de Bolsa Social. O desconto de 70% é válido para todo o curso, desde que a matrícula seja realizada até o dia 31 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A transferência para a Metodista também é simplificada, sendo necessário apresentar apenas o histórico escolar da instituição de origem e os programas das disciplinas já cursadas.
Além da formação acadêmica, a Metodista promove uma série de experiências que enriquecem a trajetória universitária, como projetos de extensão, programas de intercâmbio com instituições internacionais, apoio à carreira, iniciação científica, eventos, palestras e workshops.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4366-5000, pelo e-mail cac@metodista.br ou acessar o site https://lp.metodista.br/