Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

USP invalida matrícula de seis estudantes por fraude em cotas raciais

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu invalidar as matrículas de seis estudantes de graduação por fraude em cotas raciais no processo seletivo de ingresso na universidade, na última quinta-feira (22).

Publicado

em

USP oferecerá 11.147 vagas para ingresso em 2022

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu invalidar as matrículas de seis estudantes de graduação por fraude em cotas raciais no processo seletivo de ingresso na universidade, na última quinta-feira (22).

USP – Fraude em cotas raciais

Segundo informou a USP, o conselho é a última instância de análise dos processos e os alunos envolvidos ainda poderão apresentar pedido de reconsideração. Se mesmo depois dos pedidos a decisão for mantida, os estudantes serão expulsos da universidade.

Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação da universidade está investigando 193 denúncias de supostas fraudes na autodeclaração de pertencimento ao grupo PPI (pretos, pardos e indígenas) envolvendo estudantes que entraram na USP por meio da reserva de vagas, conforme informações da instituição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As denúncias são referentes ao período de 2017 a 2021, sendo 161 relacionadas ao ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 32 à Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). No período, foram recebidas 381 denúncias, mas 160 foram descartadas e 27 não tiveram andamento, porque os próprios alunos cancelaram a matrícula. Além disso, no ano passado, houve a invalidação de matrícula de um aluno do Instituto de Relações Internacionais (IRI) por fraudes racial e socioeconômica.

Denúncias

As denúncias sobre cotas são recebidas pela Pró-Reitoria de Graduação, que confere as informações da matrícula e a existência de indícios mínimos de materialidade. “São levados em conta os traços fenotípicos do aluno grupo PPI, como cor de pele, formato do nariz, cabelo e estrutura corporal”, informou a USP.

Depois de avaliados pela Pró-Reitoria, os casos são encaminhados às Comissões de Averiguação e de Invalidação de Matrículas. Cada comissão é formada por três docentes, sendo um deles necessariamente preto ou pardo.

Balanço

Neste ano, a USP teve índice recorde de 51,7% de alunos matriculados nos cursos de graduação vindos de escolas públicas. Dentre eles, 44,1% eram autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Das 10.992 vagas preenchidas, ou seja 98,8% do total de vagas oferecidas em 2021, 5.678 são alunos de escolas públicas e, destes, 2.504 são PPI.

De acordo com a USP, ela adota a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados PPI nos cursos de graduação desde o vestibular de 2016, quando o Sisu foi implementado como nova forma de ingresso na universidade, além da Fuvest.

Em 2018, o Conselho Universitário aprovou a reserva de vagas para estudantes vindos de escolas públicas, sendo que, nesta reserva, também incide o percentual de 37,5% de cotas para estudantes autodeclarados PPI. O índice equivale à proporção desses grupos no estado de São Paulo, segundo verificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

ESPM promove processo seletivo inovador

Estudantes aprovados no vestibular de inverno da ESPM apresentarão performance acadêmica no colégio para garantir ingresso no ano seguinte

Publicado

em

por

Vestibular ESPM 2023

Garantir uma vaga em um curso superior é tema que tira o sono de muitos estudantes do ensino médio. Não à toa, a prática de inscrições em vestibular por treineiros ganha cada vez mais adeptos. Cerca de 25% dos candidatos são treineiros declarados em processos de meio de ano na ESPM. Pensando nesse público a instituição traz uma novidade para o processo seletivo de inverno: o ESPM Experience, processo destinado exclusivamente a estudantes do 3º ano do ensino médio, com conclusão em dezembro de 2024.

Na nova forma de ingresso, o candidato aprovado no processo seletivo (entrevista individual + prova presencial) poderá realizar a pré-matrícula e seguir para a 2ª. fase (em que ele deverá apresentar seu histórico do terceirão com performance acadêmica satisfatória). Se aprovado, o candidato garante uma vaga para o ingresso no primeiro semestre de 2025 sem a necessidade de realizar o vestibular novamente no final do ano.

É a primeira vez que uma instituição de ensino superior, no Brasil, considera o desempenho acadêmico no Ensino Médio como um vetor que compõe o ingresso do candidato na graduação. Entre as vantagens do formato está não apenas a oportunidade de validar o resultado de um processo seletivo bem-sucedido, como se apresentar como uma alternativa planejada em que o candidato irá realizar a prova com maior tranquilidade, um semestre antes de concluir o ensino médio. E, ao comprovar a performance acadêmica referente ao terceiro ano do ensino médio com média geral final ou parcial de, no mínimo, 7.0 pontos, ele conclui o processo podendo focalizar seus esforços na conclusão do seu terceirão, sem a pressão de fazer novo vestibular no final do ano. Todo o detalhamento desse novo processo está presente no site.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“É uma novidade no ingresso pelo vestibular que permite ao aluno do ensino médio enaltecer sua atuação em nosso processo seletivo e, acima de tudo, sua performance acadêmica durante o 3º ano do colégio em que estuda. Esse olhar de reconhecimento do momento em que o estudante está traz segurança e encaminhamento para sua entrada na ESPM no início do próximo ano”, diz Jane de Freitas Mündel, responsável pela área de Marketing e Inteligência de Mercado da ESPM. “O ESPM Experience alia as demandas do ensino superior com a valorização da importância da educação básica e ensino médio na formação desses jovens”, continua Jane.

O vestibular de inverno da ESPM tem data marcada para 16 de junho. Os interessados em concorrer às vagas dos cursos de graduação podem se inscrever no site da instituição até dia 11 do mesmo mês.

Os candidatos realizarão a prova de forma presencial, das 10h às 15h, nos campi da ESPM, além de entrevistas on-line com especialistas da instituição, abordando o tema “Humanos e Máquinas: As human skills na era da inteligência artificial”. A entrevista individual tem duração de até 30 minutos, via Zoom, e os candidatos podem acessar todas as orientações no site da ESPM. A divulgação do resultado será publicada em 20 de junho, às 16h.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Desafio de Bolsas de Estudo da USF segue com inscrições abertas

Participe e concorra a bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFRGS define datas de aplicação do Vestibular 2025

Vestibular UFRGS será nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

Publicado

em

por

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) definiu as datas do Concurso Vestibular 2025 para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O processo para ingresso nos cursos de graduação será realizado novamente em dois dias, sábado e domingo, com 15 questões nas provas específicas. Serão aplicadas questões de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Língua Estrangeira Moderna, História, Geografia, Química, Física e Biologia, além de uma Redação.

A data foi aprovada na Resolução n. 19/2024 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFRGS). Já o edital, o período de solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição e prazo de inscrições do processo seletivo serão divulgados posteriormente.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todas as informações sobre o Concurso Vestibular 2025 podem ser acompanhadas pelo site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo