Notícias dos Vestibulares e Enem
UFMS retoma ingresso por meio do Sisu em 2022
A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Conselho Universitário (Coun) aprovou a retomada do Sisu para o ingresso na UFMS em 2022. A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
A resolução foi aprovada no dia 31 de agosto, durante a 149ª Reunião Ordinária do Coun, presidida pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo. Os conselheiros votaram a favor da distribuição de vagas aprovada pelo Conselho de Graduação da Universidade. Do total de 5.200 vagas ofertadas, 60% serão destinadas ao ingresso pelo Vestibular; 20% pelo PASSE e 20% pelo Sisu.
Segundo o reitor, a UFMS sempre ofereceu vagas pelo Sisu e, apenas em função da pandemia e do adiamento da prova, a Universidade priorizou a entrada pelos processos próprios. “Num cenário nacional ainda de pandemia, é muito importante considerar as excepcionalidades desse momento e traçar estratégias que atendam toda a comunidade da UFMS e minimizem prejuízos aos nossos estudantes, professores e técnicos”, afirmou.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em 2021, o calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de inscrições no Sisu impossibilitou a adesão da UFMS, pois como a Universidade não paralisou ou suspendeu suas atividades, não houve alteração no calendário acadêmico – uma excepcionalidade, visto que o ingresso por meio do Sisu foi retomado já a partir do segundo semestre deste ano.
“Um dos desafios enfrentados pela UFMS com as vagas ofertadas no Sisu é o número de chamadas necessárias para o preenchimento dessas vagas. Em 2020, com a deflagração da pandemia, muitas instituições de ensino paralisaram suas atividades. A UFMS – graças ao comprometimento, organização e esforço dos nossos professores, técnicos e estudantes – manteve o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, a Universidade não precisou alterar o calendário acadêmico de 2021, o que não ocorreu com o calendário do Sisu e em função da alteração do calendário do Sisu, não foi possível o ingresso de estudantes por meio dele no primeiro semestre e o Sisu foi utilizado como forma de ingresso apenas no segundo semestre deste ano”, explicou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon.
Antes de ser aprovada na reunião do Coun, a adesão foi discutida e aprovada também na última reunião do Conselho de Graduação. “Entendemos a importância do Sisu na democratização do acesso às vagas em nossos cursos de graduação, na ocupação das vagas dos nossos cursos, no fortalecimento da economia local e na promoção da UFMS no âmbito nacional”, ressalta o pró-reitor. De acordo com Cristiano, há, ainda, a possibilidade de, posteriormente, aumentar a proporção das vagas destinadas ao Sisu de forma gradual, caso haja necessidade. “Nosso sistema de ingresso é dinâmico, pois possibilita a migração de vagas não ocupadas em um dos processos para candidatos de outros processos seletivos, respeitando a classificação dos candidatos e a prioridade”, destaca.
Fonte: Portal UFSM
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI