Siga-nos!

Revisão para o Enem 2021 – SAS Educação

Revisão para o Enem 2021 - SAS Plataforma de Educação

Em parceria com o SAS Plataforma de Educação você encontrará aqui no sejabixo! uma série de conteúdos para revisão dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021.

Revisão para o Enem 2021

Até a data da primeira prova, que acontece em 21 de novembro de 2021, serão publicados 17 fascículos e videoaulas com explicação de especialistas, sobre os temas que são mais cobrados no exame (e que poderão cair no Enem 2021). Confira abaixo e bons estudos!

FASCÍCULOS E VIDEOAULAS

Os fascículos serão divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Você poderá acompanhar a resolução do conteúdo dos fascículos nas videoaulas.

1- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Neste primeiro fascículo, estudaremos a área de Linguagens, abordando os conteúdos que encabeçam a lista de Língua Portuguesa no Raio X do ENEM. São eles: Leitura e interpretação de textos (33,3%), Estrutura textual e análise de discurso (17,6%) e Leitura e artes (11,5%).

Clique aqui para baixar (2.3 MB)

(publicado em: 13/8/21)

2- Ciências Humanas e suas Tecnologias

Este é o primeiro fascículo do projeto a abordar a área de Ciências Humanas, englobando as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Elas são extremamente importantes para a construção do saber e a compreensão do mundo. Aqui, veremos os conteúdos que mais caíram ao longo do ENEM nessas disciplinas.

Clique aqui para baixar (1.8 MB)

(publicado em: 17/8/21)

3- Matemática e suas Tecnologias 

Este é o primeiro fascículo do Projeto ENEM a abordar a área de Matemática. Com isso, identificaremos os conteúdos que mais costumam cair e perceber que, em sua maioria, são assuntos vistos, inicialmente, no Ensino Fundamental e que se relacionam em muito com situações do cotidiano.

Clique aqui para baixar (1.3 MB)

(publicado em: 23/8/21)

4- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Depois de passar pelas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Matemática, é hora de estudar a área Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de Biologia, Física e Química.

Clique aqui para baixar (1.3 MB)

(publicado em: 28/8/21)

5- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Você encontrará neste fascículo questões que têm como temática análise de texto literário em prosa, assunto que já apareceu em 7% das questões das edições do ENEM de 2009 a 2020, e identificação de função em texto, presente em 6,1% dos itens.

Clique aqui para baixar (3.1 MB)

(publicado em: 03/9/21)

6- Ciências Humanas e suas Tecnologias

No segundo fascículo dedicado à área de Ciências Humanas, vamos estudar os assuntos mais recorrentes nas edições do ENEM de 2009 a 2020. Continuando a focar na história do Brasil, o ENEM traz com mais força assuntos ligados ao Brasil Império (11,4%), como também constrói questões que falam sobre história política (10,5%). Nas questões relacionadas a Geografia, são abordados os assuntos Globalização (11,8%) e geografia física (10,9%). Em Filosofia, há questões sobre Filosofia Antiga (16,8%) e sobre Filosofia Contemporânea (12,3%), dando espaço aos pensadores mais atuais. E em Sociologia, os assuntos mais cobrados foram: cultura e indústria cultural (12,9%) e Ideologia (11,6%).

Clique aqui para baixar (2 MB)

(publicado em: 9/9/21)

7- Matemática e suas Tecnologias 

Neste fascículo, estudaremos mais uma vez a área de Matemática, reconhecendo os assuntos que têm maior incidência no exame ao longo da última década de aplicação. Como o ENEM foca muito mais em conteúdos que tenham relação com o cotidiano do aluno, alguns assuntos vistos em sala de aula têm presença maior, a exemplo de Aritmética, que aparece em 11,8% das questões. Outro assunto bem recorrente é o de Gráficos e tabelas, com 9,1%. No próximo fascículo, estudaremos a área de Ciências da Natureza.

Clique aqui para baixar o fascículo (1,2 MB). Assista abaixo a videoaula com a resolução das questões.

(publicado em: 13/9/21)

8- Ciências da Natureza

Chegou a hora de retomar o estudo da área de Ciências da Natureza. Assim como fizemos no primeiro, aqui também nos aprofundaremos nas abordagens em Biologia, Física e Química, seguindo o levantamento feito pelo Raio X do ENEM. Em Biologia, as áreas de Histologia e fisiologia, juntas, contemplam 11,5% das questões dos últimos doze anos de ENEM. Em seguida, vem Fundamentos da ecologia, com 8,3%. Física traz Eletricidade Energia com destaque, 25,8%. E Química apresenta 26,8% de suas questões com situações-problema que abordam a Química Geral.

Clique aqui para baixar o fascículo (1,6 MB). Assista abaixo a videoaula com a resolução das questões.

(publicado em: 21/9/21)

9- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Neste novo fascículo do Projeto ENEM, será a vez de estudarmos itens em que são abordados os seguintes assuntos da Língua Portuguesa: funções da linguagem (3,7%) e relações intertextuais (2,8%). Também chegou a hora de estudarmos com questões das línguas estrangeiras. Em inglês, trazemos questões que abordam a leitura e interpretação de textos, representando 51,3% das questões que já caíram no Exame de 2009 a 2020. Isso mostra o quanto o aluno precisa ter competência leitora, compreendendo o que está escrito e sabendo interpretar as mensagens nos textos. Também em inglês, há questões que trazem análise de cartuns, tirinhas e charges (11,3%), recursos bastante explorados nesse tipo de prova. Em Espanhol, não é diferente. A maioria das questões já trazidas no ENEM (52,2%) exige compreensão e interpretação textual. Em seguida, vêm questões que abordam semântica e domínio lexical (14,8%).

Clique aqui para baixar o fascículo (3,1 MB). Assista abaixo a videoaula com a resolução das questões.

(publicado em: 26/9/21)

Sobre o SAS

SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 900 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.

Clique aqui e saiba mais!