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Especialistas apostam em temas para a redação do ENEM 2021
Todo ano, o tema da redação do Enem é motivo de muita ansiedade e debate. Professores apontam possíveis temáticas e dão dicas de estudo

O Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem) está chegando aí, e uma das maiores dúvidas e motivo de ansiedade em vestibulandos do Brasil todo, é o tema da redação. Afinal, é preciso muito conhecimento, para além da escrita, acerca do assunto abordado. Não à toa, com o aproximar do dia da avaliação (21 e 28 de novembro, neste ano), é comum que possíveis temáticas sejam apontadas como tema da redação. Mas, resta saber: é possível de fato prever o tema da redação?
“Trata-se de algo praticamente impossível”, afirma Christian Catão, professor de redação do Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte. E isso porque diferentemente do processo de escolha das questões da prova, a temática da redação é escolhida a partir de um consenso entre os professores, tratando sempre de assuntos atuais. Portanto, é bem difícil cravar de forma assertiva qual o tema em sua completude. Porém, é possível sim abrir o leque e entender quais as possibilidades à vista .
“Inclusive, quanto mais se aproxima a prova, mais a gente vê spoilers do tema, e todo ano vem a mesma polêmica que ‘o Inep liberou um possível tema’. Isso é sempre uma furada, e isso é péssimo, porque os meninos ficam ansiosos e acaba atrapalhando o estudo. Mas, quando fazemos o aulão e pensamos no possível tema não é para gerar ansiedade. Essa coisa de possibilidades é um estudo que a gente faz ao longo do ano. O que que a mídia vem abordando? Quais são os eixos que ainda não apareceram e que podem ser cobrados? Quais as chances de um assunto que está em voga aparecer? Então, sempre vai haver uma aposta, considerando o espectro do Enem. Existe uma cartilha que direciona as informações e existe a referência de que a redação é pautada dentro dos critérios dos direitos humanos. Então, se consideramos essas informações, sabemos que o tema vai estar dentro desses referenciais.”
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É o que explica Priscila Maini Pinto, professora de português e redação do Colégio Academia, de Juiz de Fora.
Nesse cenário, Christian já tem a sua aposta: algum tema relacionado a violência, e isso em todos os sentidos, já que, em meio à pandemia de Covid-19, diversas nuances desse cenário vieram à tona ou se intensificaram. Confira as apostas do professor da Colégio Arnaldo:
Tema 1: Desafios para combater a violência doméstica: “Com o isolamento social, houve um aumento de casos relacionados à violência contra a mulher. Elas, que antes saíam de casa para ficar longe dos agressores, precisaram ficar confinadas com eles. Dessa forma, fica claro que a pandemia tornou o lar um ambiente mais hostil. Mais de uma em cada três mulheres, entre 16 e 24 anos, relatam terem vivido algum tipo de violência. Entre as mulheres pretas, mais de 28% delas relataram que sofreram agressões. No ano passado, foi sancionada a lei que assegura o pleno funcionamento, durante a pandemia, de órgãos de atendimento emergencial a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e cidadãos com deficiência vítimas de violência doméstica ou familiar. Diante da relevância e atualidade é um dos temas relacionados à pandemia e a segurança pública que podem aparecer no exame.”
Tema 2: Outros tipos de violência (física, psicológica, emocional, de informação etc.): “Não se restrinja ao tema acima! Seria interessante que o aluno pensasse, também, no eixo ‘violência’ de modo mais amplo. Existem outras formas de violência, como a contra crianças e idosos. Logo, outra questão a ser entendida e aprofundada é que existem diversos tipos de violência: física, psicológica, emocional, etc. Ademais, o Enem também pode apresentar como proposta de redação a violência causada pela grande quantidade de informações sobre a pandemia. Há que se pensar: até que ponto isso é saudável?”
Maria Eugênia Moreira Gomes de Freitas, professora de redação e coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD-BH), também já tem suas apostas. Confira:
Tema 1 – Educação: “Tendo em vista os altos índices de evasão escolar ou mesmo a ampliação da EaD devido à pandemia, a educação pode ser uma das temáticas abordadas.”
Tema 2 – Questões relacionadas à saúde: “Essa também é uma aposta, já que ficou claro o maior risco à saúde para pessoas com alguma comorbidade. Isso significa que os possíveis temas vão desde questões como a maior vulnerabilidade do fumante em relação à Covid, passando pela problemática das vacinas e, até mesmo, pelo retorno de doenças que estavam erradicadas (ou quase) no Brasil.”
Tema 3 – Problemas ambientais e a crise hídrica e energética: “Esses assuntos também estão em discussão e afetam diretamente a sociedade. Foram inúmeros os desastres ambientais nos últimos anos, desde Bento Rodrigues, Brumadinho até o aumento do desmatamento e o enorme número de queimadas nos últimos meses.”
Tema 4 – Mobilidade urbana: “Mobilidade urbana já aparece na lista de possibilidades de temas há alguns anos, já que, especialmente nos grandes centros, isso tem se tornado um problema cada vez maior. Tal fato, inclusive, pode ser relacionado ao aumento de casos de Covid, devido à ausência de infraestrutura que garantisse o isolamento social necessário no início da pandemia.”
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Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente
Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.
A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).
Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.
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“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.
Alta demanda por especialistas
Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.
Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.
Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.
A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.
Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.
Sólida base teórica e visão crítica
A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.
“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.
A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
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Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
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Telefone: (11) 3670-8196
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