Siga-nos!

Destaque

Vestibular UERJ: conhecer a prova faz toda diferença para ter um bom desempenho no vestibular

O vestibular da UERJ acontece no dia 30 de março e exige dos candidatos uma preparação bem diferente do ENEM

Publicado

em

vestibular uerj 2023

A aprovação no vestibular exige mais do que dominar as disciplinas do Ensino Médio e ter bons conhecimentos gerais. Um fator decisivo e que muitas vezes passa despercebido é entender o perfil das provas e o modo como os conteúdos são cobrados. Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ser a principal forma de acessar o ensino superior, algumas universidades pelo Brasil realizam seus vestibulares de forma independente e cobram conteúdos específicos, com uma abordagem própria. A prova de acesso aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é um desses casos.

E o vestibular da UERJ ganhou algumas novidades durante a pandemia da Covid-19. Desde a edição do ano passado, para evitar aglomerações, o vestibular passou a contar com apenas uma etapa, composta por uma prova objetiva de 60 questões e uma redação. Para o coordenador das turmas de 3ª série e pré-vestibular do Colégio Pensi, Erick Daniel, é importante que o aluno direcione os estudos e entenda o perfil da prova que irá realizar.

“A prova da UERJ é bem diferente do ENEM, por exemplo. São provas com divisões e tamanhos distintos e até os conteúdos que são cobrados e a forma que a redação é proposta são diferentes. Conhecer o modelo de cada prova e direcionar os estudos são formas do aluno entender como os conteúdos irão aparecer nas provas e evitar perda de tempo com tópicos que não serão cobrados”, explica Erick Daniel, um dos responsáveis do projeto pedagógico do Pensi de preparação e direcionamento para a prova da UERJ. O “Projeto UERJ” começa no início de janeiro e vai até os dias anteriores ao exame de qualificação da UERJ.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Simulados e lista de exercícios no moldes do vestibular e análise das provas e dos conteúdos cobrados nas edições anteriores fazem parte do projeto e cumprem um papel decisivo na preparação dos jovens que almejam uma vaga na universidade pública. “Assistir aulas sobre os temas mais recorrentes na prova da UERJ e ter um acompanhamento pedagógico atento ao modelo de correção e avaliação faz com que o aluno chegue no momento da prova com clareza sobre como ele será avaliado. Isso conta muito no desempenho do aluno”, explica o coordenador do Pensi.

Redação Nota 10

Um dos pontos mais populares do vestibular é o tema da redação. O ENEM é conhecido por propor temas da atualidade, mas muitas vezes surpreende alunos e professores. No Vestibular da UERJ, apesar da orientação para a produção dos tradicionais textos dissertativos, a proposta da redação é um pouco diferente, já que o aluno chega à prova com uma noção de qual será o tema que terá que abordar em seu texto.

No vestibular deste ano, a UERJ irá utilizar o romance “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, como referência para a avaliação. O livro é previamente indicado e serve como base para que o aluno construa seus argumentos ao longo da redação. O coordenador do Pensi, Erick Daniel, enfatiza que o livro serve apenas como uma referência e não recomenda que o aluno faça um resumo ou resenha do livro, o que pode, inclusive, ser motivo para a redação ser desclassificada.

“O foco da redação deve ser a discussão do problema apresentado na avaliação. É a capacidade argumentativa do aluno que será avaliada, junto a outros aspectos, como o domínio do gênero ‘dissertação’ e o emprego das estruturas linguísticas de acordo com a norma-padrão”, enfatiza.

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP

Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Publicado

em

por

Resultado Vestibular UENP 2022

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Vestibular UENP 2026

O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.

Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Vestibular UENP 2026 será composto por:

  • Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
    • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
    • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
    • História
    • Geografia
    • Sociologia
    • Filosofia
    • Matemática
    • Física
    • Química
    • Biologia
  • Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.

As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.

Mais informações e inscrições: www.uenp.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo
X