Destaque
Seis pontos da guerra entre a Rússia e Ucrânia que podem ser temas de vestibulares e ENEM
Ataque russo acende alerta para vestibulandos se atualizarem sobre o contexto histórico e geográfico do conflito

Desde o dia 24 de fevereiro o mundo tem acompanhado os ataques militares da Rússia à Ucrânia, uma guerra que ameaça a economia e, sobretudo, alerta para uma possível Terceira Guerra Mundial. O fato é que os conflitos territoriais e ideológicos antes vistos nos livros e disciplinas de história e geografia passaram a ser uma realidade do presente. Portanto, para quem está de olho nos vestibulares e no próximo ENEM, esse já é o momento de entender o contexto histórico e geográfico do que vem assolando o território ucraniano como forma de se preparar para as atualidades que podem ser cobradas nas provas.
“Isso porque, se o conflito em si não for o ponto central das perguntas atribuídas à Ciências Humanas, possivelmente será exigido o conhecimento histórico da guerra”, ressalta Stefanie Pereira, professora de geografia do Colégio Augusto Laranja, Zona Sul de São Paulo. Ela ainda destacou seis questões ligadas ao contexto dos acontecimentos que precisam ser conhecidas pelos vestibulandos. Confira abaixo:
Saiba quem é a Otan e como ela tem se comportado nos últimos anos
De acordo com Stefanie, há uma série de questões a se considerar tanto em relação aos ataques, quanto sobre a crescente presença da Otan nos países do leste europeu.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Otan (Aliança militar do Atlântico Norte) foi formada por Estados Unidos e alguns países da Europa Ocidental no contexto da Guerra Fria. A intenção era a mútua proteção dos países em questão frente a uma possível ofensiva da União Soviética. Ocorre que, mesmo com o fim da Guerra Fria, a aliança continuou crescendo – deixando clara a intenção dos Estados Unidos e dos demais membros em continuar mantendo um escudo contra a potência nuclear russa. Esse é um dos principais argumentos de Vladmir Putin para avançar militarmente sobre a Ucrânia: a ameaça da proximidade do poderio militar do ocidente sobre seu território.
“É importante que o estudante entenda o contexto que gerou a formação dessa aliança e os rumos que ela tomou desde o fim da Guerra Fria”, pontua.
A Guerra Fria e a crise dos mísseis
Outro destaque interessante é a própria Guerra Fria e, em especial, o episódio da crise dos mísseis.
Até hoje os Estados Unidos e a Rússia (herdeira da União Soviética) são as maiores potências nucleares do mundo, fato que explica a permanente tensão entre ambos. A chamada ‘corrida armamentista’ teve seu ápice em 1962 com a manobra soviética de destinar mísseis nucleares à Cuba, voltados para seu inimigo Estados Unidos. Alguns especialistas, inclusive, usam esse episódio para tentar aproximar a decisão russa de invadir a Ucrânia com as ameaças dos Estados Unidos contra Cuba e a União Soviética em 1962.
O fornecimento de gás e petróleo russo para a Europa
A mútua dependência entre a Rússia e países da Europa Ocidental é uma das mais importantes marcas desse conflito.
Sendo assim, para a professora, o estudante deve aprofundar seus conhecimentos sobre a dependência econômica da Rússia frente ao fornecimento desses produtos para a Europa, assim como da dependência da Europa quanto ao gás e o petróleo fornecidos pelo agora rival.
“Uma curiosidade para despertar é sobre a recente aproximação entre Rússia e Alemanha por conta da construção do gasoduto Nord Stream 2 e o incômodo estadunidense frente a essa aproximação”, ressalta.
O funcionamento e os limites das instâncias da ONU
Outro ponto importante de destaque para o vestibulando é a análise do funcionamento da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como do seu Conselho de Segurança. O poder de veto russo frente a decisões mais enfáticas por parte do órgão tem chamado a atenção e se liga à origem e à formação das Nações Unidas.
Movimentos nacionalistas ucranianos
Desde o recente tensionamento das relações entre Rússia e Ucrânia, o episódio das manifestações populares na Ucrânia entre 2013 e 2014 tem voltado às discussões, uma vez que as motivações para os levantes de anos se assemelham às condições do momento. Considerando-se que em 2014 foi deposto um presidente pró-Rússia e as manifestações na capital Kiev revelaram o desejo popular pelo ingresso na União Europeia, temos ainda os mesmos personagens.
Diante disso, o estudante deve ter clareza sobre os resultados das movimentações em 2014, em especial da tomada russa da península da Criméia sob alegação de que a sua população é majoritariamente russa. Há ainda uma questão polêmica, que diz respeito à história da luta ucraniana pela independência da União Soviética. Durante a Segunda Guerra mundial parte do movimento nacionalista ucraniano apoiou as tropas nazistas com a esperança de conquistar a independência com relação a União Soviética. Putin acusa os movimentos populares anti-Rússia de nazismo como referência a esse episódio.
Na visão da professora, “é interessante que o estudante observe que ambos os lados se acusam de nazismo e que compreenda a raiz histórica dessa alegação.”
Características geográficas ucranianas
Por fim, as questões de geografia podem destacar uma característica importante da Ucrânia: seu solo. Stefanie ressalta que o solo da Ucrânia é muito rico em matéria orgânica, o que permite ampla exploração agrícola, importante para russos e europeus. Então, o que também não pode ficar de fora da jornada do conhecimento é o tchernozion (chernossolo), que demanda saber mais sobre as diferenças e tipos de solo.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br