Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Reunião aberta discutiu novas formas de ingresso na UFSM

O foco principal do debate foi a implementação do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado junto ao Sisu

Publicado

em

UFSM Sisu

Na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Eventos do Parque Tecnológico (InovaTec), no Campus Sede da UFSM, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou uma reunião aberta para apresentar proposta de resolução que trata sobre novas formas de ingresso para a graduação da Universidade. A reunião contou com falas do reitor, Luciano Schuch, do pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, e da vice-reitora, Martha Adaime, além do público participante, que pôde fazer suas considerações. O encontro contou com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A discussão

O reitor, Luciano Schuch, iniciou a reunião destacando que discussões e atualizações nas formas de ingresso são ações comuns na Universidade, já que é preciso que esses processos estejam conectados com o contexto e realidade dos estudantes. Ele explicou a necessidade da atualização das formas de ingresso, tendo em vista a comparação com práticas de outras Universidades que já estão utilizando o vestibular junto ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Um dos motivos para a alteração seria a identificação dos alunos com o curso e a Universidade. Segundo o reitor, “atualmente o aluno não se identifica com o curso e escolhe conforme sua nota”. Além disso, as vagas dos demais campi da Universidade acabam não sendo preenchidas pelo Sisu, e com as vagas divididas com as outras formas de ingresso, esta questão seria resolvida.

Após a fala inicial, o pró-reitor de Graduação apresentou os dados que embasaram a atualização da proposta. Ao longo de 2022, a Progad juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), promoveu o Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico com o objetivo de debater aspectos da graduação na UFSM. A partir daí, Tybusch trouxe um relato do compromisso da Universidade com as ações afirmativas desde 2007, que conta com vestibulares próprios e outras formas de ingressos para determinados grupos. Jerônimo trouxe também levantamentos feitos com a comunidade acadêmica. As 2,5 mil respostas obtidas apontaram as inclusões do Processo Seletivo e do Vestibular como necessárias para resolver problemas de evasão nos cursos da Instituição. Métodos de ingresso como da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram alguns exemplos apontados.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além da questão sobre a identificação do curso no momento do ingresso na Universidade, um dos pontos debatidos é a evasão durante o curso. Para isso, a UFSM conta com o projeto Integra, uma iniciativa da Prograd, Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Centro de Processamento de Dados (CPD). Ele tem como finalidade reduzir a evasão e estimular a permanência dos estudantes nos cursos de graduação da UFSM e pode ser acessado pelos coordenadores de curso.

Diferentes pontos de vista

Após as falas iniciais, a reunião foi aberta para que os participantes pudessem contribuir com as discussões. Entre os presentes, um ponto em comum foi a necessidade de pensar, para além das atualizações na forma de ingresso, em ações que combatam a evasão e garantam a permanência estudantil. Outro ponto levantado foram os aspectos sociais e econômicos de cada período no país, que devem ser levados em conta no momento de tomar decisões sobre o ingresso e a permanência estudantil.

Ascísio dos Reis Pereira, representante da Sedufsm, questionou se o problema a ser enfrentado é o ingresso ou a permanência. “Precisamos discutir para além da forma de ingresso. […] Tudo que temos em uma instituição de ensino só faz sentido se tivermos a garantia da presença dos estudantes. Não existe Universidade sem estudantes. Todo o trabalho qualificado que é feito não fará sentido sem o corpo discente. E para que o corpo discente permaneça, é preciso de políticas públicas que garantam acesso e permanência”, destacou.

Jerônimo concorda ao afirmar que um grande problema é a permanência e a falta de recursos voltados a ela. “A questão é sistêmica e complexa. Estamos diante de uma questão conjuntural, de ingresso e de permanência. Esses três itens devem ser considerados em toda essa discussão”, reflete o pró-reitor. Na mesma perspectiva, o reitor destacou que a permanência estudantil é preocupação constante na Universidade, no entanto, lembrou que o recurso do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) permanece o mesmo há 9 anos. “Mesmo com toda a crise econômica e a crescente demanda dos estudantes hoje, o valor recebido segue o mesmo. Ou seja, o nosso recurso não atende a demanda. Então temos dificuldade de conseguir dar a assistência estudantil plena para garantir a qualidade e permanência para o estudante mais vulnerável e de baixa renda”, explicou. O reitor ainda salientou a importância da continuidade da política de cotas que faz com que estudantes de baixa renda possam ingressar no ensino superior. ”Isso deve ser preservado e ampliado em nossa instituição”, finalizou.

Previsão de prazos

A partir de agora, a proposta será encaminhada para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o que deve ocorrer até janeiro. Caso a proposta seja aprovada pelo Cepe, para o segundo semestre de 2023 já será possível realizar as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado, gradualmente. A implementação completa, com 30% das vagas para o Sisu, 30% para o Vestibular e 40% para a terceira etapa do Processo Seletivo Seriado (acumula nota de três anos de prova dos estudantes do ensino médio), só acontecerá no primeiro semestre de 2026.

Texto: Letícia Klusener, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Tatiane Paumann, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista – UFSM

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Saiba mais sobre o curso de Design Digital da Mauá

A área tem crescido muito no Brasil: além das empresas de jogos, as corporações também investem em processos interativos para os seus negócios.

Publicado

em

por

A Gamificação tem atingido o mercado a nível global.

A área tem crescido muito no Brasil: além das empresas de jogos, as corporações também investem em processos interativos para os seus negócios.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os professores de Design da Mauá, Everaldo Pereira, que também é coordenador do curso, e Henrique Sobral, falam dos desafios e oportunidades no ramo.

Vestibular de Inverno

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024. São 6 formas de ingresso:

✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Inscreva-se em: https://maua.br/vestibular

#MauaCast #podcast #Games #DesignDigital #DesigndeGames #gamificação

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP terminam hoje (20)

O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais.

Publicado

em

por

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

O Vestibular de Medicina da Unifenas segue com as inscrições abertas até o 20 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo