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FUVEST renova sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2026 – 2029
Novas obras literárias propostas entre os exames de 2026 e 2028 trazem apenas autoras

A FUVEST renova sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular, apresentando, inclusive, uma nova lista para 2026, em lugar daquela que fora publicada anteriormente. A nova lista é composta somente por mulheres autoras de língua portuguesa entre as edições de 2026 e 2028 do exame, contemplando as escritoras brasileiras e estrangeiras Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Djaimilia Pereira de Almeida, Julia Lopes de Almeida, Lygia Fagundes Telles, Narcisa Amália, Nísia Floresta, Paulina Chiziane, Rachel de Queiroz e Sophia de Mello Breyner Andresen.
A renovação se justifica pela necessidade de se valorizar o papel das mulheres na literatura, não apenas como personagens, mas como autoras. “Muitas delas foram alvo de décadas de invisibilidade pelo fato de serem mulheres”, ressalta a presidente do Conselho Curador da FUVEST e Vice-Reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Aluísio Cotrim Segurado, Pró-Reitor de Graduação da USP e membro do Conselho da Fundação, acrescenta: “é uma mudança corajosa, necessária, mas que não se afasta da qualidade que a lista da FUVEST sempre teve”.
A partir de 2029, autores da literatura brasileira e de língua portuguesa voltam a aparecer na lista: Machado de Assis, Érico Veríssimo e Luís Bernardo Honwana foram os escolhidos. Este será um ano em que a lista conterá quatro obras escritas por autoras e autores negros. Além disso, Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, foi uma obra escolhida por se tratar de um representante da literatura fantástica, uma novidade no vestibular.
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Segundo Gustavo Ferraz de Campos Monaco, Diretor Executivo da FUVEST, a escolha pelo predomínio de autoras mulheres na nova lista não nega a literatura feita por homens, que é e continuará a ser essencial: “trata-se, antes, de trazer a público e valorizar o que, muitas vezes, ainda não se conhece, e de destacar a importância das mulheres no cânone, em diferentes períodos históricos, nos mais variados gêneros literários, com perspectivas diversas. Esta é, assim, uma lista que posiciona a literatura como uma ferramenta de reflexão e transformação social”.
Para Monaco, ainda, o fato de a nova lista apresentar obras a partir do período do Romantismo em diante não impactará a maioria dos candidatos que prestarão o vestibular pela primeira vez na edição de 2026: “esses estudantes estão terminando o primeiro ano, fase em que a análise literária escolar costuma avançar até o Arcadismo. Romantismo e Realismo são os principais movimentos literários analisados no segundo ano do ensino médio e, assim, as escolas terão tempo de introduzir essas obras ainda no curso de 2024”.
As autoras escolhidas:
• Nísia Floresta (1810-1885)
Nísia Floresta Brasileira Augusta foi o pseudônimo escolhido por Dionísia Gonçalves Pinto, considerada a primeira educadora e jornalista feminista do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, essa escritora em prosa e verso denunciou também as injustiças cometidas contra os negros escravizados e os indígenas brasileiros.
• Narcisa Amália (1852-1924)
Narcisa Amália de Campos foi uma educadora, poetisa e jornalista brasileira – primeira mulher a trabalhar profissionalmente como jornalista no Brasil. Dona de uma das poucas vozes femininas de sua época a trabalhar a ideia de identidade nacional, foi também antiescravista e republicana. Sua obra mereceu comentários elogiosos de Machado de Assis e de Pedro II.
• Julia Lopes de Almeida (1862-1934)
Escritora, cronista e teatróloga, Júlia Lopes de Almeida foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, de cuja lista de fundadores foi posteriormente excluída para manter a Academia exclusivamente masculina. Em seu lugar, foi incluído o nome do poeta português Filinto de Almeida, seu marido, popularmente conhecido como o “acadêmico consorte”. Também foi uma das precursoras da literatura infantil no Brasil.
• Rachel de Queiroz (1910-2003)
Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a receber o Prêmio Camões, Rachel de Queiroz é uma autora de destaque da literatura social nordestina. Extremamente hábil na análise psicológica de seus personagens, a autora estreou na literatura aos 19 anos.
• Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)
Poetisa, contista e escritora de literatura infantil, Sophia de Mello Breyner Andresen foi proveniente de uma família de origem aristocrática portuguesa. Acreditava que a poesia representava um valor transformador fundamental e que era algo que lhe acontecia, como afirmara antes dela Fernando Pessoa. Foi agraciada com o Prêmio Camões, tendo sido a segunda mulher a recebê-lo.
• Clarice Lispector (1920-1977)
De origem ucraniana, Chaya Pinkhasivna Lispector emigrou para o Brasil em 1922 com seus familiares em razão da perseguição sofrida pelos judeus ucranianos em sua terra natal. A romancista e contista apresenta, em sua obra, traços bastante específicos como a ruptura com a narrativa factual, o uso intenso de um fluxo de consciência na escrita e o uso intenso de metáforas insólitas, como sublinhou Alfredo Bosi.
• Lygia Fagundes Telles (1918-2022)
Lygia Fagundes Telles destacou-se como contista, embora tenha sido, também, uma importante romancista. Membro da Academia Brasileira de Letras, foi a segunda brasileira laureada com o Prêmio Camões e foi reconhecida, ainda em vida, como uma escritora primorosa por seus pares nacionais e internacionais, que a alcunharam “a grande dama da literatura brasileira”.
• Conceição Evaristo (1946- )
Poeta, contista e romancista brasileira, Maria da Conceição Evaristo de Brito aborda em suas obras temas de grande relevo social, como a discriminação racial, de gênero e social, sendo considerada uma importante representante do movimento Pós-Modernista no Brasil. Professora universitária, Conceição Evaristo tomou posse, em 2022, como responsável pela Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados da USP. Cunhou a expressão escrevivência para descrever o processo criativo de sua obra.
• Paulina Chiziane (1955- )
Moçambicana, nascida no subúrbio de Maputo, Paulina Chiziane iniciou, mas não concluiu, o curso universitário de Letras (linguística). Com uma atuação política destacada em seu país durante o período da independência, a autora se afastou da política e passou a se dedicar à literatura, passando a viver na província de Zambézia, para onde se retirou ao se afastar da política. Primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, foi também a primeira mulher africana agraciada com o Prêmio Camões.
• Djaimilia Pereira de Almeida (1982- )
Ana Djaimilia dos Santos Pereira de Almeida Brito é a pessoa mais jovem a figurar na lista de leitura obrigatória da FUVEST. Nascida em Angola, a autora passou boa parte de sua vida em Portugal, onde se licenciou em Estudos Portugueses e obteve o título de Doutora em Teoria da Literatura. Atualmente, é Professora da New York University. Foi vencedora do Prêmio Oceanos, tendo sido finalista em outras oportunidades.
Obras de leitura obrigatória Vestibular Fuvest 2026-2029
Os destaques referem-se às obras novas em cada ano em comparação com a lista do ano anterior.
2026
- Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
- Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
- Memórias de Martha (1899) – Julia Lopes de Almeida
- Caminho de pedras (1937) – Rachel de Queiroz
- O Cristo Cigano (1961) – Sophia de Mello Breyner Andresen
- As meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles
- Balada de amor ao vento (1990) – Paulina Chiziane
- Canção para ninar menino grande (2018) – Conceição Evaristo
- A visão das plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida
2027
- Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
- Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
- Memórias de Martha (1899) – Julia Lopes de Almeida
- Caminho de pedras (1937) – Rachel de Queiroz
- A paixão segundo G. H. (1964) – Clarice Lispector
- Geografia (1967) – Sophia de Mello Breyner Andresen
- Balada de amor ao vento (1990) – Paulina Chiziane
- Canção para ninar menino grande (2018) – Conceição Evaristo
- A visão das plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida
2028
- Conselhos à minha filha (1842) – Nísia Floresta
- Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
- Memórias de Martha (1899) – Julia Lopes de Almeida
- João Miguel (1932) – Rachel de Queiroz
- A paixão segundo G. H. (1964) – Clarice Lispector
- Geografia (1967) – Sophia de Mello Breyner Andresen
- Balada de amor ao vento (1990) – Paulina Chiziane
- Canção para ninar menino grande (2018) – Conceição Evaristo
- A visão das plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida
2029
- Conselhos à minha filha (1842) – Nísia Floresta
- Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
- D. Casmurro (1899) – Machado de Assis
- João Miguel (1932) – Rachel de Queiroz
- Nós matamos o cão tinhoso! (1964) – Luís Bernardo Honwana
- Geografia (1967) – Sophia de Mello Breyner Andresen
- Incidente em Antares (1970) – Érico Veríssimo
- Canção para ninar menino grande (2018) – Conceição Evaristo
- A visão das plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida
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Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente
Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.
A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).
Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.
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“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.
Alta demanda por especialistas
Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.
Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.
Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.
A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.
Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.
Sólida base teórica e visão crítica
A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.
“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.
A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
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Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
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Telefone: (11) 3670-8196
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