Notícias dos Vestibulares e Enem
Vitru lança graduação inédita voltada para a inclusão social em ambientes multidisciplinares
O curso será oferecido a partir de 2024, na UNIASSELVI e UniCesumar, na modalidade de ensino EAD
Acompanhando as necessidades atuais, a Vitru Educação inova e lança mais uma graduação inédita e inovadora no Brasil. O curso superior de Tecnologia em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) será oferecido a partir de 2024, na UNIASSELVI e UniCesumar – marcas controladas pela companhia.
O tecnólogo, que tem o período mínimo de duração de dois anos, receberá matrículas na modalidade de ensino EAD e é direcionado a pessoas que tenham interesse em se aprofundar no Transtorno do Espectro Autista. As matrículas ficarão abertas nos mais de 2 mil polos distribuídos em todas as regiões do país.
Contudo, profissionais da educação podem ter mais interesse na qualificação, já que ao concluir o curso terão um diploma de nível superior que comprova a aptidão no acompanhamento de pessoas diagnosticadas com TEA.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para isso, entre os diversos conteúdos curriculares há disciplinas de imersão profissional e está previsto o acesso ao laboratório virtual especializado para que os acadêmicos vivenciem experiências práticas controladas em espaços de acompanhamento escolares e multidisciplinares.
Depois de formado, o graduado poderá oferecer suporte no processo de aprendizagem do autista e seu convívio por meio de estratégias que resultam na inclusão social destas pessoas.
Competências Técnicas e Comportamentais
Entre as competências adquiridas no tecnólogo, estão:
- Explorar as habilidades, os interesses e os desafios específicos da pessoa com TEA para oferecer um atendimento qualificado;
- Implementar estratégias de comunicação alternativa para melhorar a interação com autistas;
- Criar ambientes e rotinas que atendam às necessidades sensoriais e de regulação das pessoas autistas;
- Reduzir os estímulos contrários e criar espaços seguros e inclusivos;
- Promover a sensibilização social para redução do estigma associado ao autismo, explorando questões éticas.
Necessidade de profissionais capacitados
Nos últimos anos, foram relatados aumentos na prevalência do TEA. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que existam cerca de 70 milhões de pessoas autistas no mundo, sendo 2 milhões delas no Brasil.
Dados epidemiológicos revelam que a prevalência do transtorno vem aumentando significativamente ao longo dos anos. Pesquisas recentes indicam que a cada 36 crianças brasileiras, uma delas é diagnosticada com TEA. Elas estão matriculadas em escolas regulares e precisam ser acompanhadas por um profissional devidamente capacitado.
Essa demanda é um direito previsto na lei federal 12.764/12, ao instituir a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O texto garante, nos casos de comprovada necessidade, o direito da criança autista e matriculada em escola regular de possuir acompanhamento em sala de aula.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Reaplicação do Enem será em dezembro
O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, por meio da Página do Participante, será de 11 a 15 de novembro.
O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, por meio da Página do Participante, será de 11 a 15 de novembro.
Replicação do Enem 2024
As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Gabarito 2º dia – Enem 2024 – Prova 10/11/2024
Os candidatos podem acompanhar ainda hoje a correção feita pelos professores do Curso Objetivo e o gabarito extraoficial
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.
Gabarito Extraoficial 2º dia de provas
Os candidatos podem acompanhar ainda hoje a correção feita pelos professores do Curso Objetivo e o gabarito extraoficial
Sobre o Enem 2024
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo passado (3), foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa; neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Como é o segundo dia de provas do Enem?
A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será neste domingo (10), a partir de 13h30
A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será neste domingo (10), a partir de 13h30, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1.753 municípios.
Neste segundo dia de provas, os inscritos vão testar os conhecimentos em 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática.
No segundo domingo do Enem 2024, a duração da prova será de cinco horas, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o Enem.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os participantes só podem sair da sala de aplicação do Enem em definitivo após duas horas do início das provas. E para levar o caderno de questões, terão que esperar para ir embora nos 30 minutos finais da prova.
A ida aos banheiros é acompanhada por fiscais com detector de metais para evitar fraudes.
Fusos
A abertura dos portões será às 12h e será proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões, 13h, no horário de Brasília.
A programação do exame segue o horário oficial de Brasília, por isso, o horário de abertura e fechamento dos portões e de início da prova podem variar, de acordo com o fuso horário em algumas regiões do país.
Assim como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos. No distrito de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local.
No Amazonas (com exceção de 13 municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), além dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões será realizada às 11h e o fechamento às 12h, no horário local.
Já no Acre, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, também pelo horário local.
Fonte: Agência Brasil