Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições do Vestibular IFMG terminam na próxima semana

São cerca de 4 mil vagas abertas em 116 cursos, nas modalidades técnico e superior

Publicado

em

Inscrições do Vestibular IFMG terminam em 30/10

Termina na próxima quarta-feira, 30 de outubro, o período de inscrições para o Vestibular IFMG 2020/1. Os interessados em fazer um curso técnico ou superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) podem escolher entre 116 opções de formação profissional. No total, 3.974 vagas estão abertas em 18 cidades, espalhadas pela região metropolitana de BH, Central, Leste e Centro-oeste de Minas.

O IFMG oferta cursos técnicos em duas modalidades. Para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental, existe a opção do curso técnico integrado ao Ensino Médio, que possibilita a formação técnica simultânea ao ensino regular. Quem já se formou no Ensino Médio, pode optar por um curso técnico subsequente e ter uma formação profissional dentro de, no máximo, dois anos.

Para se inscrever, é preciso acessar no endereço www.ifmg.edu.br, entrar na página do vestibular, ler as informações disponíveis nos editais e seguir os passos para efetuar a inscrição. Durante o processo, é necessário fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá uma guia, no valor de R$ 60, correspondente à taxa de inscrição, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos são gratuitos.

Ações afirmativas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Inscrições do Vestibular IFMG terminam em 30/10

Inscrições do Vestibular IFMG terminam em 30/10

Seleção dos cursos técnicos

As provas (aplicadas somente para os cursos técnicos) serão realizadas no dia 1º de dezembro de 2019. Neste dia, será preciso apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informa o local e horário do exame.

Seleção da graduação

Já a seleção de candidatos para as vagas dos cursos de graduação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem se inscrever poderá utilizar o resultado de uma das últimas três edições do Enem (2017, 2018 ou 2019). Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação.

Onde estudar

Com Reitoria instalada em Belo Horizonte, o IFMG é uma instituição multicampi, presente em 18 cidades: Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi, Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.

Sua missão é ofertar educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, articulando suas ações em função do desenvolvimento regional.

Outras informações no site www.ifmg.edu.br.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2.0

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto.

Publicado

em

por

Mackenzie Campinas abre vestibular para vagas remanescentes

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2.0, para os campi, Higienópolis, Campinas e Alphaville.

Vestibular Mackenzie

As inscrições vão até o dia 16 de julho de 2025 e podem ser feitas pelo site: www.mackenzie.br.

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto. O período para efetuar a matrícula será até 7 de agosto de 2025.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Vestibular São Camilo – inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

PUC-Rio define datas do vestibular 2026

A PUC-Rio divulgou algumas datas do Vestibular 2026. As inscrições começarão em 28 de julho.

Publicado

em

por

A PUC-Rio divulgou algumas datas do Vestibular 2026. As inscrições começarão em 28 de julho.

As provas estão marcadas para os dias 12 e 19 de outubro de 2025.

A instituição anunciou que serão ofertados novos cursos para ingresso no próximo ano.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações: www.puc-rio.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo
X