Siga-nos!

Blog do Vestibulando

A difícil escolha entre Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação

Publicado

em

Para os vestibulandos que decidem percorrer a carreira da computação, a escolha profissional tem uma dose de emoção adicional: qual caminho seguir na encruzilhada entre Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação? Quando o assunto é uma graduação na área de computação, os três cursos mais conhecidos no Brasil possuem muitas características em comum, mas há diferenças.

“Os alunos desses cursos terão contato com muitas das áreas da computação e terão uma sólida base matemática. Vão estudar programação, banco de dados, eletrônica, redes de computadores, inteligência artificial, entre tantas outras. A diferença é que, depois desse núcleo de disciplinas em comum, cada curso direciona o aluno para um caminho um pouco diferente”, explica o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

No caminho das Ciências de Computação, a trilha é software: “O aluno conhecerá a fundo os fundamentos e as teorias de computação, terá mais disciplinas voltadas para ensinar programação avançada, bancos de dados, web, desenvolvimento de software, sistemas operacionais”, conta o professor.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A estrada da Engenharia de Computação é mais hardware: “Aqui, estuda-se mais a fundo a parte de elétrica e eletrônica, de placas e circuitos. Há também disciplinas tradicionais das engenharias, como mais química e mais física do que nos outros cursos”, explica Pardo.

Já na jornada pelos Sistemas de Informação, além do desenvolvimento de software, o destaque é a gerência de processos e de produtos, os processos de implantação e gestão de software. “Porque o objetivo é formar profissionais capazes de projetar e desenvolver os sistemas que controlam os negócios de uma empresa”, completa o professor.

Para exemplificar, de maneira simplista, pense em um smartphone. Se você gosta de instalar aplicativos no aparelho e adoraria desenvolver seus próprios aplicativos, há indícios de que Ciências de Computação é o seu caminho. Se você também gosta de lidar com pessoas, de gerenciar grupos de conversa e processos de desenvolvimento, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção. Mas se a sua vontade é de desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro, então, considere Engenharia de Computação.

Eu quero desenvolver jogos – Na opinião do professor, os estudantes de qualquer um desses três cursos terá acesso ao conhecimento que dá base para o desenvolvimento de games. Mas o curso de Ciências de Computação costuma ser o mais recomendado nesse caso, já que o aluno terá disciplinas de programação avançada, então, poderá lidar melhor com os desafios que envolvem esse campo profissional. Na USP em São Carlos, o grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG) é aberto à participação de alunos de todos os três cursos de graduação.

Eu quero construir um robô – Formar-se em um desses três cursos também abre as portas para quem deseja trabalhar pesquisando e desenvolvendo tecnologias associadas à robótica. No entanto, aqui o caminho mais indicado é o da Engenharia da Computação, pois propiciará ao aluno conhecer detalhadamente aspectos técnicos relacionados ao funcionamento dessas máquinas. O grupo de robótica da USP em São Carlos, o Warthog Robotics, também é aberto à participação de alunos de todos os cursos de graduação.

Eu quero ter meu próprio negócio – Quem pretende abrir uma empresa no futuro, tal como as famosas empresas nascentes da área de tecnologia (startups), também poderá escolher qualquer um desses três cursos. Mas Sistemas de Informação costuma ser a recomendação, já que o aluno terá mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo e administração. No ICMC, os alunos desses três cursos podem ter a experiência de gerenciar uma empresa júnior ao participar da ICMC Júnior.

Em todos os caminhos, emprego garantido – A árdua tarefa de decidir por um desses caminhos tem recom

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Blog do Vestibulando

Dá para fazer faculdade pagando até 150 reais de mensalidade? Sim!

Fizemos uma pesquisa no Quero Bolsa e descobrimos que existem opções de R$ 150

Publicado

em

por

A economia tá difícil, a grana anda curta, mas você tem vontade (e necessidade) de fazer faculdade. Como equilibrar tudo isso? Fizemos uma pesquisa no Quero Bolsa e descobrimos que existem opções de cursos de graduação que custam até 150 reais de mensalidade. Isso mesmo!

Clique aqui para fazer sua consulta no site do Quero Bolsa.

Como conseguir seu curso com Bolsa no Quero Bolsa

Se liga no nosso tutorial para conseguir seu curso com desconto:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

 

Passo 1 – Acesse o site www.querobolsa.com.br

 

Passo 2 – Indique até quanto quer pagar

Passo 3 – Indique onde você quer estudar (recomendamos deixar o campo “prefere alguma faculdade” em branco para ver o máximo de opções).

Passo 4 – Clique em “buscar”

Passo 5 – Serão exibidos os resultados. Você pode tem opções de filtros e ordenações.

Passo 6 – Você pode ordenar os resultados por relevância, menor preço e nota do MEC. Para saber as mais baratas, recomendamos colocar “menor preço”

Passo 7 – Depois que você encontrou alguma opções, recomendamos ver todas as condições. Se estiver de acordo, clique em “garantir esta bolsa”.

Passo 8 – Será apresentada uma tela com as condições de oferta e os próximos passos.

Passo 9 – Será necessário fazer o cadastro. Você pode fazer o login com suas informações de redes sociais.

Passo 10 – Complete suas informações e siga as instruções.

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa reúne bolsas de estudo em mais de 6.000 parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. Pra conseguir sua bolsa com a gente, não é necessário comprovar renda ou analisar crédito e também não é necessário ter a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Você também não paga mais nada depois de se formar, nós não somos um financiamento.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Blog do Vestibulando

10 cursos mais concorridos nos vestibulares

Publicado

em

por

O sejabixo! realizou uma pesquisa com informações dos vestibulares de 33 faculdades de todo o Brasil para chegar aos cursos mais concorridos. Veja abaixo o resultado:

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Blog do Vestibulando

Como funciona um curso de Graduação a Distância?

Publicado

em

por

Graduação a Distância

Segundo o Ministério da Educação não há um modelo único de educação a distância. Os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos.

A natureza do curso e as reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes são os elementos que irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada, bem como a definição dos momentos presenciais necessários e obrigatórios.

A maioria das instituições que oferecem cursos de graduação a distância utilizam o sistema de tele-aulas e o aluno deve se dirigir ao pólo presencial, pelo menos uma vez por semana, para assistir as aulas, realizar atividades e provas. Tutores são disponibilizados para orientar e ajudar os alunos em qualquer dúvida.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os cursos de graduação a distância exigem muita dedicação e organização dos alunos, pois também são solicitadas semanalmente leituras e tarefas complementares.

Desde que a instituição seja credenciada pelo MEC para oferecer os cursos a distância, o diploma é válido da mesma maneira que o diploma de um curso presencial.

PREÇO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Além da flexibilidade, outra vantagem está no baixo valor da mensalidade. No curso de Administração, por exemplo, o valor da mensalidade do curso EAD pode custar 30% do valor da mensalidade do curso presencial. Nas instituições públicas e vinculadas a UAB (Universidade Aberta do Brasil) não são cobradas mensalidades.

ONDE FAZER UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA?

Selecionamos abaixo algumas instituições que oferecem cursos de graduação a distância:

Universidade Anhembi Morumbi (www.anhembi.br)
Universidade Metodista de São Paulo (www.metodista.br)
Universidade Estácio de Sá (www.estacio.br)
Universidade Federal de São Carlos (www.uab.ufscar.br)
Universidade Luterana do Brasil (www.ulbra.br)

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo