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10 dicas para se sair bem nos vestibulares de Medicina

Coordenador do Curso Poliedro indica as melhores práticas para estar bem preparado aos diversos perfis de provas da área

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10 dicas para se sair bem nos vestibulares de Medicina

A preparação para os vestibulares de Medicina pode causar pesadelos nos estudantes! A grande concorrência, a exigência de qualificação e as notas de corte altíssimas são responsáveis por colocar o curso de Medicina na lista dos mais difíceis para obter aprovação. Portanto, todos os detalhes importam para impulsionar o desempenho do estudante. Nada deve ser deixado para trás. Confira neste post 10 recomendações para se sair bem nos vestibulares de Medicina!

10 dicas para se sair bem nos vestibulares de Medicina

Segundo Márcio Guedes, coordenador do Curso Poliedro, o número de vagas nas faculdades é baixo considerando a grande quantidade de jovens interessados em uma graduação na área, número que vem aumentando ano a ano. “Considerando as poucas oportunidades, aliadas ao alto nível de exigência, é importante que o candidato entenda o cenário para que possa criar estratégias que o façam superar os desafios envolvidos para quem desejar entrar em uma faculdade de Medicina”.

Veja aqui a concorrência nos vestibulares USP, Unesp e Unicamp!

Além de estar bem preparado em relação ao conteúdo, o aluno precisa desenvolver uma estratégia para execução de prova e para manter o equilíbrio emocional. Ter uma agenda organizada, com momentos de estudo, mas também de descontração, é também um grande aliado no período pré-vestibular.

Para ajudar os estudantes na preparação para os vestibulares, o coordenador oferece algumas dicas e recomendações:

• Comece a estudar com antecedência

Considerando a grande concorrência, a qualificação dos estudantes e a nota de corte muito acima da média de outros vestibulares, o preparo com antecedência é extremamente importante. A concorrência em uma prova de primeira fase pode chegar a 200 candidatos por vaga, então, qualquer erro pode ser fatal para a aprovação. O ideal seria que o aluno fosse orientado desde o começo do Ensino Médio para aprender a estudar e a desenvolver a capacidade de organização e de disciplina, qualidades e hábitos essenciais de um bom estudante.

Estudar com base em versões anteriores da prova também pode ser um bom método, no entanto, isso deve ser feito com a orientação dos professores e coordenadores, pois existe momento certo para isso. Uma dica é que o estudante organize revisões periódicas, como no meio do semestre, nas férias de julho e do final do ano, e, neste último caso, começando um mês antes do vestibular.

Outra dica importante é tentar não deixar acumular muita coisa, afinal, todo vestibulando sabe que matéria atrasada faz parte da rotina.

• Prepare-se para diferentes formas de cobrança

É preciso se preparar pensando nas diversas formas de cobrança impostas pelos diversos tipos de vestibulares. Durante os estudos, o aluno deve se envolver com todos os tipos de questões, mesmo se tiver como meta um único e determinado vestibular. Essa preparação ampla envolve fazer questões simples, complexas, interpretativas, conteudistas e até mesmo as “mal elaboradas” que possam surgir. Ter essa experiência sobre os diversos tipos de questionamentos ajudará o aluno a ficar cada vez mais sagaz e seguro para realizar as provas.

• Exercite o foco e a capacidade de concentração por longos períodos

O foco e a capacidade de manter a concentração por horas são imprescindíveis. O dia a dia educacional, com o acompanhamento de aulas e a prática de atividades, pode ajudar. Estudar todo dia amplia a atenção e o condicionamento psicológico para a realização da prova. Para contribuir com o desempenho dos alunos, o Curso Poliedro oferece um simulado todo final de semana para que treinem o tempo e ampliem a concentração estendida.

• Faça diversos simulados para treinar o ritmo

Criar pequenos simulados em casa pode ajudar a treinar o tempo. Por exemplo, se programou para fazer um mini simulado com 30 testes, calcule o tempo de três minutos por questão para ter uma prova com 1h30 de duração. É recomendado incluir de duas a três matérias diferentes para testar os seus conhecimentos. Assim, o aluno treina sua habilidade de estratégia e tempo de prova.

Você pode achar estranho fazer um mini simulado de 1h30, mas, lembre-se: um maratonista não corre uma maratona todo dia que vai treinar. Além disso, os simulados oficiais já têm essa função.

Outro ponto importante é comportar-se como se estivesse participando de uma prova de verdade, assim, pode treinar sua postura. Criar este hábito ajuda a obter atenção e capacidade de concentração progressivas, assim como alivia possíveis tensões e inseguranças.

• Seja claro e objetivo em provas dissertativas

As provas dissertativas exigem muito e não apresentam margem para erro. As chances de aprovação são reduzidas drasticamente a cada item em branco. Saber colocar as questões no papel também é importante, afinal, o caminho da resposta também é levado em consideração pelo avaliador, que busca clareza e objetividade. Segundo Guedes, “não é preciso escrever além do que é solicitado. Por exemplo, se pedir para citar, cite. Não explique, não se estenda. Se pedir para justificar, justifique.

Se pedir para transcrever parte do texto, faça isso. Além disso, ordene bem as respostas no papel, mantendo a coerência e a coesão, e as destaque. Lembre-se que qualquer coisa diferente do comando pode reduzir pontos”.

• Nas provas, pule questões difíceis

É comum ter insegurança na hora de pular questões em que temos mais dificuldades. Não queremos errar, principalmente se nos sentimos bem preparados. No entanto, deve-se considerar a pontuação da prova como um todo, então, não podemos ficar presos na mesma questão por muito tempo. Não existe certo e errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame. Uma boa recomendação é começar pelas questões mais fáceis e deixar as mais difíceis para o final, concentrando-se nelas com muita atenção.

• Tenha atenção aos enunciados

Caso não entenda um enunciado, leia mais devagar, o que ajuda a potencializar a atenção. Não deixe de grifar todos os detalhes que julgar importantes. Faça leituras atentas e sempre releia os excertos para conferir se não deixou de fornecer nenhuma resposta.

• Não complique enunciados simples

Não fique desconfiado quando você se depara com uma questão fácil. Muitos alunos perdem tempo procurando a “pegadinha”, pois consideram que não é possível que questões simples apareçam na prova. Mas elas existem e é preciso ficar atento para não as complicar. Siga o enunciado e as resolva! Caso continue com alguma dúvida, assinale e deixe para o final. Primeiro termine a prova, depois revise o que estiver pendente.

• Tome cuidado para não cair em armadilhas mentais

Um exemplo de armadilha emocional é a composição do gabarito. Não se preocupe caso apareçam três letras iguais em sequência. Não significa que existe alguma pegadinha. Confie na sua preparação durante o ano e nos conhecimentos que conquistou.

• Dedique-se à Redação

Trata-se de um componente eliminatório. Qualquer desvio de tema é suficiente para desclassificar o estudante do vestibular. É recomendável que treinem bastante, produzindo um texto por semana para aprimorar a agilidade, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas. Também é essencial que se atentem às coletâneas oferecidas na prova. O hábito de leitura é fundamental para um bom desempenho, seja de revista, jornal ou mesmo livros fora do contexto do vestibular. A leitura enriquece nosso vocabulário, nosso conhecimento sobre as regras gramaticais e amplia a compreensão acerca das atualidades.

Sobre o Curso Poliedro

Com sedes em Campinas, São José dos Campos e São Paulo, o Curso Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2020, obteve pelo quinto ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Curso Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da UNIFESP (74 aprovados) e da Medicina da Santa Casa (152 aprovados), assim como a maior aprovação do Brasil no ITA (52 aprovados), no IME (121 aprovados) e na AFA (201 aprovados).

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MEC estuda criação da primeira universidade federal digital do país

O Ministério da Educação (MEC) planeja criar uma universidade federal digital para, segundo o ministro Milton Ribeiro, ampliar o acesso dos estudantes de todo o país à rede pública federal de ensino.

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O Ministério da Educação (MEC) planeja criar uma universidade federal digital para, segundo o ministro Milton Ribeiro, ampliar o acesso dos estudantes de todo o país à rede pública federal de ensino.

“Queremos criar a primeira universidade federal digital no país e ampliar o acesso a todos”, disse o ministro ao participar, ontem (16), de audiência pública na Comissão de Educação do Senado.

Um documento preliminar do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de maio deste ano, cita a avaliação de viabilidade da iniciativa entre as metas da Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC) para promover a educação à distância nas instituições federais de ensino superior por meio do programa Reuni Digital.

Hoje, no Senado, o ministro Milton Ribeiro disse que a iniciativa segue o modelo já implementado por outros países e respeita as diretrizes, metas e estratégias definidas no Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com o ministro, o uso das modernas tecnologias de informação podem baratear os custos do ensino de qualidade.

“É isso que temos visto em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta. Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores, eu posso atingir a milhões de alunos no país todo, obedecendo às premissas do PNE”, disse o ministro.

O ministro lembrou que, nos últimos anos, o orçamento das universidades federais foi impactado pela crise econômica e, principalmente, pela pandemia da covid-19.

“Quando falamos em diminuição das verbas para as universidades federais, eu concordo plenamente. Vejo que, em um passado não tão distante, o orçamento do ensino federal era muito grande, muito maior do que o que temos hoje”, disse Ribeiro

“Vale dizer que vivemos tempo de guerra, de pandemia”, acrescentou o ministro, enfatizando que, na proposta orçamentária para 2022, o ministério pede ao Congresso Nacional que autorize um aumento de recursos para a pasta.

“A proposta que o Parlamento vai apreciar fala em um aumento mínimo de cerca de 17% para as universidades federais, e de 28% para os institutos federais. Por que isso? Porque temos 69 universidades federais com 281 campi. E 38 institutos, Cetecs [centros educacionais técnicos], além do Dom Pedro II. E esses, juntos, somam 670 campi. Então, além da visão política de dar mais oportunidade à [formação] de mão de obra técnica, o número de campi [do segundo grupo] é muito maior”, comentou Ribeiro.

Fonte: Agência Brasil

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10 dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem

A pouco mais de dois meses para a aplicação do teste, redação ainda gera dúvidas e ansiedade. Professor do SAS Plataforma de Educação ajuda na preparação

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Como é atribuída a nota de redação no Enem?

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será aplicada no dia 21 de novembro, para quem já está inscrito, e no dia 9 de janeiro de 2022, para isentos e ausentes no exame de 2020. Para auxiliar e tirar as dúvidas dos jovens que se preparam para essa importante etapa do Enem, o professor de Letras e coordenador de Integração Pedagógica do SAS, Vinícius Beltrão, lista algumas dicas para facilitar a produção do texto.

“A redação do Enem é temida por muitos estudantes, mas pode ser mais tranquila quando o vestibulando sabe como estruturar o texto. O tema é surpresa, mas o treino constante vai deixar o jovem mais confiante e preparado para abordar qualquer assunto. Entender o que os avaliadores esperam do texto, conhecendo detalhadamente o edital, é fundamental também”, explica o professor.

Veja abaixo 10 dicas para ter um bom desempenho na redação.

1.Ler os textos motivadores com atenção – “Esses textos servem para instrumentalizar o estudante, para situá-lo no contexto, na ideia a ser discutida. É importante refletir bastante com a leitura e, a partir disso, desenvolver seu raciocínio. Cuidado para não copiar ou parafrasear nenhum trecho, pois isso pode prejudicar na sua nota e, até mesmo, anulá-la.”

2. Ficar atento ao tema – “Fugir do tema é algo que pode acontecer sem que percebamos e é falha grave no Enem. Sabe aquela frase em negrito na proposta final? Para não esquecer sobre o que precisa discorrer, escreva-a no centro da sua redação, assim você estará ‘de olho’ o tempo todo e evitará tangenciar o tema. Não esqueça de apagar depois, ok?”

3. Conhecer o gênero cobrado na prova – “O gênero escolhido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. A tese deve ser estabelecida logo de início e desenvolvida a partir de fatos consistentes com uma proposta de intervenção ao final. Trazer qualquer outro gênero textual (crônica, poema, receita e outros) pode acarretar a anulação.”

4. Ter atenção ao tamanho da redação – “Poucas linhas ou muitas linhas? Depende do seu repertório e conhecimento do tema. Escrever menos de sete linhas é insuficiência de repertório, assim como ultrapassar as linhas estabelecidas, diminuir a letra no meio do caminho e outras peripécias também vão prejudicar. Procure organizar o seu texto em quatro ou cinco parágrafos: introdução/tese, dois ou três de argumentação/desenvolvimento e o último para a conclusão/proposta.”

5. Revisar as regras gramaticais – “Com certeza você demonstrou o seu conhecimento da norma culta ao longo de todo o exame, mas aqui você precisa ser impecável na escrita, isto é, atenção ao uso da pontuação, acentuação, grafia, concordância e termos adequados. Se precisar recorrer a alguma gíria ou termo incomum (estrangeirismo, por exemplo), destaque-o entre aspas para mostrar ciência e a intenção do uso. Não abuse, afinal 1/5 da sua nota depende disso.”

6. Organizar as ideias e argumentos que pretende apresentar – “A hora da organização é agora! Deixar as ideias claras e ordenadas é uma grande oportunidade para ter uma excelente nota. Lembre-se que cada parágrafo representa uma ideia e elas devem se relacionar entre si. É o que chamamos de coerência. Um exemplo fácil é o desenvolvimento: cada parágrafo deve trazer um fato, contexto ou ideia que sustente e justifique o seu posicionamento sobre o tema. Esgotou aquele argumento? O próximo deve vir em outro parágrafo.”

7. Estude a constituição brasileira – “Somos seres sociais vivendo numa sociedade cheia de desafios. Esse é o lema do Enem, um exame que provoca o estudante a pensar nos problemas e se posicionar criticamente diante deles. Assim, para não ser pego de surpresa, estude bastante a nossa constituição e os direitos humanos. Eles vão aparecer com recorrência nas questões e, na redação, sua posição e proposta de resolução da situação-problema devem ser pautadas nos princípios que os documentos propõem. Nada de discurso de ódio ou justificativas vazias.”

8. Lembre de propor uma solução ao problema indicado – “Concluir ou resolver? Resolver, sempre! Diferente de muitos vestibulares, a redação do Enem pede que você vá além da conclusão de ideias. Seu texto deve finalizar com uma proposta de intervenção, ou seja, o problema apresentado precisa de uma solução e não importa quanto tempo leve e/ou quantas pessoas envolva. Seja otimista ao enxergar solução para tudo, mas com cuidado para não propor algo utópico e impossível. É importante ser racional e consciente. A sugestão é responder a essas perguntas na hora de elaborar a proposta de intervenção: ‘o quê? quem? como? para quê?’. Não tem erro.”

9. Acompanhe o noticiário – “Pessoas que tem repertório tem o mundo nas mãos. A maravilha do nosso tempo é ter uma avalanche de informações na palma da mão a qualquer hora … e a preocupação é o que fazer com essas informações. Então, procure sempre se atualizar sobre tudo o que está ocorrendo, principalmente no Brasil. O tempo está corrido? Está difícil ler ou assistir a um telejornal? Hoje em dia temos podcasts e redes sociais com influenciadores e empresas que sintetizam as informações e facilitam o nosso corrido dia a dia. Cuidado na hora de selecionar quem vai seguir, pois alguns perfis podem trazer a informação já com algum juízo ou opinião disfarçados. Confie desconfiando e questione sempre!”

10. Deixe o título por último – “O título na redação do Enem é opcional, então você pode colocar na sua ou pode já iniciar seu texto. Se optar por usar título, saiba que ele conta como linha e, obviamente, deve representar sua redação. Vamos pensar nele como a embalagem de um presente. É interessante, chama a atenção, mas não é o principal. E tal como uma embalagem, já pensou como seria mais fácil pensar no título no final? Depois de escrever todo o texto ficará mais fácil enxergar um título adequado. Não sofra tentando escolher o título primeiro. Além de perder um tempo precioso, você pode se limitar no desenvolvimento do texto.”, conclui o coordenador do SAS.

Acompanhe aqui uma revisão gratuita para o Enem 2021.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 950 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.

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Projeto de Lei quer proibir taxas diferentes por curso no vestibular

Entenda a proposta do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)

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Aprovado em caráter terminativo, o PL 1.945/2019 segue para a análise da Câmara dos Deputados Roque de Sá/Agência Senado Fonte: Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (14) um projeto de lei (PL 1.945/2019) que proíbe a cobrança de taxas distintas por curso nos vestibulares e demais processos seletivos para acesso à graduação. O texto segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.

A proposta do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996). A norma em vigor permite a diferenciação de valor quando houver necessidade de prova de habilidade específica (em cursos como arquitetura e desenho industrial, por exemplo).

O relator na CAE, senador Confúcio Moura (MDB-RO), defendeu a aprovação do projeto. Para ele, a mudança vai impedir que ocorram abusos na cobrança da taxa pela inscrição em processos seletivos. Segundo Confúcio, a medida vai assegurar “o respeito ao princípio constitucional da igualdade de condições de acesso à educação”.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) em 2019. Veneziano Vital do Rêgo criticou a cobrança de taxas diferenciadas nos vestibulares de cursos mais concorridos adotada por algumas instituições de ensino superior, sobretudo do setor privado. “A cobrança de taxas de inscrição mais elevadas para os processos seletivos dos cursos de medicina acaba por funcionar como uma barreira à participação de candidatos de baixa renda a uma profissão de elevado prestígio social”, disse.

Fonte: Agência Senado

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