Como faço para entrar em uma universidade pública?

Muitos estudantes procuram as instituições públicas por conta da qualidade de ensino e por serem gratuitas. Aí surge a pergunta: “Como faço para entrar em uma universidade pública?”

O vestibular tradicional, vestibular seriado e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são os meios mais comuns. Conheça abaixo um pouco mais sobre eles:

Vestibular Tradicional

Neste formato o processo seletivo é feito com a aplicação de prova aos candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e estarão aptos a ingressar no ensino superior no momento das matrículas. O vestibular pode ter uma ou mais fases.

Vestibular Seriado

Em algumas instituições, o vestibular é aplicado durante o Ensino Médio, com uma prova por ano. Ao final dos três anos o estudante terá uma nota que pode ser utilizada para ingressar em uma universidade pública.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O processo é aberto duas vezes ao ano e a grande vantagem é que o inscrito não precisa fazer prova.

Outros Formatos

Nos últimos anos alguns outras opções estão surgindo, como o processo seletivo para os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos.

Independente da forma, consulte sempre as condições no site das instituições. As informações estão sempre presentes no Edital ou Manual do Candidato.

Tags: