Dicas para se dar bem no vestibular

Alguns cuidados fazem a diferença na hora de estudar. Confira nossas dicas e boa sorte!

31/08/2006
Existem alguns cuidados que você deve tomar na preparação para o Vestibular, porque nessas horas não adianta só estudar, estudar e estudar. O sejabixo! elaborou uma lista de dicas importantes para você se dar bem no vestibular.

1- Local de Estudo:
Na hora de estudar, ache um local tranqüilo, arejado e iluminado. Procure um lugar que não tenha muito barulho ou movimento para evitar distrações. Não se esqueça de separar todo material necessário. Escolha também mesa e cadeiras confortáveis e não estude deitado, pois você pode cair no sono.

2- Programe-se:
Procure estipular um horário de estudos e defina quais matérias que vão ser estudadas nesse tempo. Uma programação de estudos evita atropelos de última hora e assim você terá certeza que vai conseguir estudar tudo. Não se esqueça das pausas para relaxar o corpo e a mente.

3- Cuide-se!:
Você precisa tomar cuidado com seu corpo: não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Deitar e levantar cedo, dormir pelo menos sete horas por noite, alimentar-se adequadamente também fazem parte da preparação para as provas. Praticar esportes, além de distrair a mente, alivia a tensão – pela liberação das endorfinas que relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração.

4- Atualize-se:
Não se esqueça que todos os dias acontecem muitas coisas que podem ser temas de vestibular. Leia jornais e revistas para se manter atualizado – lembrando também que alguns vestibulares têm provas de Atualidades. O hábito da leitura ajuda muito à redação.

5- Não decore, aprenda:
Se preocupe em aprender a matéria, pois a tendência dos principais vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.

6- Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo:
Para não fazer parte do clube dos atrasados, verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Já pensou, se preparar o ano todo e perder a prova???

7- Organize-se:
Não deixe tudo para última hora, procure deixar todo o material que vai ser utilizado na prova (lápis, canetas, borrachas e documentos) pronto um dia antes à prova.

8- Descanse:
No dia anterior a prova, esqueça dos livros e apostilas. Tenha uma boa noite de sono antes da prova e procure fazer uma refeição leve antes de sair; um estômago pesado atrapalha o raciocínio e aumenta a tensão.

9- Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção.
Procure responder as questões que você sabe primeiro, pois assim você ganhará tempo e confiança para resolver o resto da prova.

Se você tiver algum comentário, sugestão ou dúvida mande e-mail para: karen@sejabixo.com.br