É possível aprender mais com um tablet?

É possível aprender mais com um tablet?

O papel da tecnologia mudou em relação ao ensino, na realidade inverteu. Se antes ela desempenhava um papel de suporte, para um método de aprendizado de forma presencial em sala de aula física, agora ferramentas como tablets e smartphones passaram a ser – a própria sala de aula, para os estudantes.

Nessa mudança da sala de aula tradicional para digital, a interação que a tecnologia traz, nunca foi tão determinante. Não somente uma forma de se manter conectado com os estudos, mas como uma ferramenta para auxiliar no aprendizado online.

E por que um tablet e não um smartphone ou notebook? Simples! O tamanho da tela traz mais conforto para leitura e maior facilidade na interação. A praticidade de um dispositivo leve e compacto, que pode estar sempre à mão, ser usado em qualquer local e transportado com facilidade. E o fato de que muitos app são compatíveis com dispositivos móveis e não com computadores.

Na área de tecnologia, empresas vêm investindo com foco na aprendizagem digital. A Samsung na última década, não só investiu para aprimorar recursos de interatividade, usabilidade, áudio e vídeo, mas também, para desenvolver um tablet pensado para estudantes, levando em conta o preço e os benefícios para o estudo.

É possível aprender mais com um tablet?

É possível aprender mais com um tablet?

Então, como ir além do simples compartilhamento de conteúdo? Melhorar essa oportunidade de aprender onde quer que esteja?

Com o acesso aos dispositivos móveis, cada vez mais a pergunta é: tem um aplicativo para isso? e na maioria das vezes, a resposta vai ser: Sim!

Sejam soluções simples ou verdadeiras inovações digitais, são muitos aplicativos educacionais interessantes disponíveis, para auxiliar nos estudos e aumentar a produtividade, de quem busca aprender.

Ferramentas para planejar uma rotina de estudos, realizar simulados e provas online, fazer revisões, aprender inglês, usar o tablet como um caderno, escrever redação, resolver problemas de matemática, gamificar os estudos, entre muitos outros.

Aplicativos para estudar, visam tornar o dia a dia dos estudantes mais fácil e ajudar no aumento do conhecimento, como os exemplos abaixo:

Com o Microsoft Math Solver os problemas de matemática encontram uma solução. Esse App ajuda com vários problemas de: trigonometria, álgebra, aritmética, estatística, cálculo. É preciso somente digitar o problema na tela do tablet ou usar a câmera do dispositivo para tirar uma foto do problema na apostila de matemática. Recursos de IA avançados, reconhece o problema e mostra a solução, com explicação passo a passo.

O Geekie Games usa como estratégia de aprendizado a gamificação, a cada fase que o estudante passa eleva o nível dos estudos. Essas fases são videoaulas, exercícios e simulados, para fixar os conteúdos. O Geekie permite criar um plano de estudos em forma de jogo, com base em um bom acervo de aulas gratuitas, sobre: redação, português, matemática, biologia, física, química, história, sociologia, filosofia e geografia. Esse aplicativo tem o reconhecimento do Ministério da Educação – MEC, e possui simulados gratuitos, que foram elaborados pela equipe que desenvolveu os simulados oficiais da Hora do Enem. O app tem versão gratuita e paga.

RevisApp esse aplicativo facilita o estudo com foco em revisão, são muitos exercícios com imagens e explicações. É possível conferir os resumos sobre os principais assuntos que caem no Enem e em outros vestibulares. São conteúdos sobre: português e redação, inglês, literatura, filosofia, matemática, biologia, química, física, que podem ser vistos também offline. O app tem uma seção para fazer anotações sobre os estudos, lembretes e revisões e conta com um sistema de notificações, que vão lembrar a hora das revisões durante o dia.

Aprovado é um gerenciador de estudos, ele permite criar um cronograma completo para planejar e acompanhar uma rotina de estudos. Com seleção de matérias, relatórios detalhados sobre as atividades, tempo de estudo, gráficos para avaliar desempenho e verificar quais conteúdos precisam de maior atenção. O aplicativo tem versão gratuita e paga.

A experiência de aprendizagem integrada para maior envolvimento e aproveitamento, que torna possível acessar várias fontes de informações em expansão contínua, com poucos cliques. Isso é a tecnologia com foco em aprendizado hoje, que permite ao estudante analisar fatos e concluir facilmente pesquisas, planejar uma rotina de estudos, ter acesso gratuito a aulas e conteúdo, realizar simulados e provas online, nos mais diferentes níveis de estudo e muito mais. Tudo simplesmente com o aplicativo certo e um tablet em mãos.



RECOMENDAMOS

Tags: