Siga-nos!

Destaque

Saiba o que é e quais serão as profissões do futuro

Profissões do futuro na verdade não são previsões e sim projeções baseadas na realidade em que vivemos.

Publicado

em

Saiba o que é e quais serão as profissões do futuro

* Por David de Oliveira Lemos

Certamente você já se deparou com algum texto ou em conversa entre amigos sobre quais seriam as profissões do futuro. Vivemos em constante mudanças, e todas elas impactam diretamente o mercado de trabalho. Profissões do futuro na verdade não são previsões e sim projeções baseadas na realidade em que vivemos.

A evolução tecnológica sem dúvidas é importante fator neste cenário de constante adaptação. Agora estamos passando também por um momento de pandemia, que certamente irá mudar o rumo de algumas carreiras. Mas, afinal o que significa e quais são as chamadas profissões do futuro?

O que são consideradas profissões do futuro?

As profissões do futuro são aquelas que envolvem trabalhos considerados tendência para as próximas décadas que vivemos, baseado em análises de demandas que estão surgindo. Muitas profissões irão literalmente surgir, outras se adaptar e algumas até mesmo entrar em extinção.

Se você está em busca de qual caminho seguir, muitas são as perguntas, mas sem dúvidas você deve levar em consideração as tendências para profissões do futuro. Analisar o que o mercado precisa e busca trará um futuro mais competitivo no mercado e consequentemente a possibilidade de sucesso naquilo que faz.

Entender essa nova realidade é crucial também para os profissionais que já tem uma carreira consolidada. Com a constante evolução é preciso se reciclar e investir em capacitação se você não quer ficar de fora do novo cenário e deseja continuar sendo valorizado no mercado.

Outro fato inegável e comum as profissões do futuro é que em sua maioria estão ligadas a tecnologia. Algo que parecia saído de um filme de ficção já é realidade. A forma como vivemos, compartilhamos e consumimos mudou e isso puxa a demanda do mercado de trabalho. Além disso, algumas habilidades são essenciais para se encaixar no novo mundo.

Habilidades e competências para as profissões do futuro

Mais que somente uma formação é preciso investir também nas habilidades e competências desejadas para os profissionais do futuro. Listo três essenciais que você deve ficar de olho:

Habilidade com tecnologias – se tudo na nossa vida envolve tecnologia, saber lidar com ela é uma habilidade essencial. Investir em competências de tecnologia da informação, análise dados são um ótimo caminho para se encaixar no mercado de trabalho do futuro.

Habilidades cognitivas – Quase tudo que é criado e feito nos dias de hoje leva em consideração análise de dados. Buscar desenvolver habilidade de análise, boa escrita e tomada de decisões com raciocínio lógico é outro ponto forte para um profissional do futuro.

Habilidades emocionais e sociais – Fechando o tripé está a questão de saber lidar com as emoções e convívio social. Não basta entender de tecnologia, mas não saber lidar com pessoas.

Habilidade para saber como tornar a tomada de decisão algo mais assertivo, usar a inteligência emocional no convívio e aplicá-la é crucial. Desenvolver pensamento crítico, ter empatia são ferramentas que ajudam a encontrar este caminho. Caso queira aprofundar mais sobre esses dois temas leia o artigo sobre empatia e o de como desenvolver o pensamento crítico.

Nove profissões do futuro

E agora que já falamos bastante sobre o que são consideradas profissões do futuro e quais habilidade e competências necessárias, vamos a elas. Veja abaixo 9 profissões que de acordo com tudo que falamos anteriormente são consideradas as profissões do futuro.

Analista de big data – Com certeza esta é uma profissão visada. Este profissional é capaz de não só coletar os dados, mas analisar todo tipo de informação que vem da internet e podem influenciar um negócio.

Desenvolvedor de software – Uma profissão que já existe é valorizada e continuará sendo por muito tempo, afinal eles desenvolvem as tecnologias que nos permitem viver a forma que vivemos.

Especialistas em experiência do cliente – Uma área em alta é essa. O profissional deve garantir uma boa comunicação entre empresa e o consumidor. É dele a função de proporcionar um suporte adequado na compra de produtos e serviços do começo ao fim deste processo.

Analista de segurança da informação – Se o analista de big data é listado como uma das profissões do futuro por garantir a captação e análise da informação, aquele que garante a segurança desses dados também é essencial.

Gestor da inovação – Este profissional é o responsável por direcionar estrategicamente as decisões de uma empresa, se falamos em constante mudança, é ele que vai trazê-la para o negócio, portanto, indispensável.

Especialista em e-commerce – A forma que consumimos mudou, principalmente agora na pandemia, que antecipou muitas tendências já previstas. Entender de comércio online é um caminho promissor.

Profissionais de Saúde Mental – Com tanta informação e rotina corrida, infelizmente desenvolvemos aspectos negativos nas nossas vivências e o profissional que investir em saber como tratar de tudo isso ganhará destaque.

Representante de vendas online – Este entra como aquele item que falei acima de profissões que se adaptarão. A figura do representante já existe há muito tempo, mas agora ela migrará para o universo online.

Machine Risk Officer – Se vivemos em um mundo de máquinas, natural que uma profissão que busca diminuir ou sanar problemas com elas ganhe cada vez mais espaço.
Não deixe de conferir o relatório do Center for the Future Work, sobre as apostas das carreiras que vão dominar o futuro, ele abordou 21 dessas profissões.

A lista para profissões do futuro realmente pode ser muito grande e mudar conforme o tempo passa. O ideal é buscar sempre se capacitar e caminhar junto com as mudanças. E você já é um profissional do futuro ou acredita que precisará se reinventar?

* David de Oliveira Lemes (@dolemes) é Diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares da PUC-SP e professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Veja outros artigos em: https://www.dolemes.com/

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifenas abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2022

No Vestibular de Medicina Unifenas 2022 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Unifenas abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2022

A Unifenas está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no primeiro semestre de 2022. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Os interessados encontram 4 opções de ingresso no Vestibular de Medicina Unifenas 2022:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2020)

O candidato poderá se inscrever pelas notas do ENEM (2009 a 2020) para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e Belo Horizonte, caso faça uma inscrição para cada câmpus e efetue o pagamento dos respectivos boletos.

2- Prova Tradicional

O candidato poderá fazer uma inscrição para concorrer às vagas de Medicina no câmpus de Alfenas ou de Belo Horizonte.

As provas para os dois câmpus serão realizadas no mesmo dia e horário: 23 de outubro de 2021 (sábado), das 13 às 18h, nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Vitória/ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2020)

O candidato poderá se inscrever em modalidades diferentes: PROVA TRADICIONAL E ENEM (2009 a 2020) para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e/ou Belo Horizonte. Nessa opção, concluídas as inscrições, ao final será gerado um único boleto para pagamento.

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2020)

No ato da inscrição, o candidato irá optar na prova Tradicional, em ordem de preferência (1ª e 2ª opção), entre os cursos de Medicina oferecidos pelo câmpus de Alfenas e pelo câmpus de Belo Horizonte. A convocação, em 2ª opção, será realizada somente após as etapas que constam dos itens 6.41 e 6.45 do edital para classificação e convocação dos inscritos em 1ª opção. Pelas notas do ENEM (2009 a 2020), o candidato fará duas inscrições, sendo uma para cada câmpus. Nessa opção, concluídas as inscrições, ao final será gerado um único boleto para pagamento.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no site: www.unifenas.br/vestibular, até o dia 15 de outubro de 2021.

Ao finalizar a inscrição, o candidato terá a opção de pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito ou boleto bancário.

Continue lendo

Destaque

Nota de Corte do Sisu 2021/2 – Como é calculada?

Você sabe como é calculada a Nota de Corte do Sisu 2021/2?  Os candidatos podem avaliar quais são as chances de conseguir a vaga com base nela

Publicado

em

por

Nota de Corte do Sisu 2021/2 - Como é calculada?

No período de 3 a 6 de agosto de 2021 estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos podem avaliar quais são as chances de conseguir a vaga com base na nota de corte. Veja neste post como a nota de corte do Sisu 2021/2 é calculada.

Nota de Corte do Sisu 2021/2 – Como é calculada?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Referência

No site do Sisu os interessados encontram algumas informações como a nota de corte de processos anteriores. Clique aqui para conferir!

Sobre o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Faculdade ESEG inscreve para o Vestibular de 31/7

O Vestibular da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, para o 2º semestre de 2021, está marcado para o dia 31 de julho, às 13h.

Publicado

em

por

Parceria da ESEG com instituições europeias permite a aluno realizar parte da graduação fora do Brasil

O processo seletivo da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, para o 2º semestre de 2021, está marcado para o dia 31 de julho, às 13h. As inscrições para o Vestibular ESEG devem ser feitas por meio do site da Instituição para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. A prova será realizada no campus Paraíso, próximo à estação de metrô.

O ingresso na ESEG também é possível via nota do Enem e através de prova digital (com realização em 30 ou 31 de julho).

A Faculdade é considerada a melhor faculdade de Engenharia de Produção na cidade de São Paulo pelo Enade de 2019, além de ter sido avaliada com nota máxima (5) no MEC para o curso de Direito. Esses conceitos foram adquiridos devido à infraestrutura da ESEG, com laboratórios de Inteligência Artificial (LIA) e Inovação Tecnológica (LITE). O apoio individualizado ao aluno desde a matrícula é outro diferencial da Instituição.

Formação continuada é visada pela ESEG, por isso, também oferece cursos de curta e média duração com mais de 20 opções nas áreas de Direito, Finanças, Gestão, Indústria Automobilística, Inteligência Artificial, Logística e Sustentabilidade. Para pós-graduação, oferta os cursos de Gestão de Finanças e Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão de Negócios, Gestão de Projetos e em Gestão de TI.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está localizada próxima à Avenida Paulista, com duas unidades próximas das estações de metrô – Paraíso, na Rua Apeninos, 960; e Ana Rosa, na Rua Vergueiro, 1951.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2021 – 2º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Inscrição e mais informações: eseg.edu.br

Continue lendo