Siga-nos!

Destaque

Saiba o que é e quais serão as profissões do futuro

Profissões do futuro na verdade não são previsões e sim projeções baseadas na realidade em que vivemos.

Publicado

em

Saiba o que é e quais serão as profissões do futuro

* Por David de Oliveira Lemos

Certamente você já se deparou com algum texto ou em conversa entre amigos sobre quais seriam as profissões do futuro. Vivemos em constante mudanças, e todas elas impactam diretamente o mercado de trabalho. Profissões do futuro na verdade não são previsões e sim projeções baseadas na realidade em que vivemos.

A evolução tecnológica sem dúvidas é importante fator neste cenário de constante adaptação. Agora estamos passando também por um momento de pandemia, que certamente irá mudar o rumo de algumas carreiras. Mas, afinal o que significa e quais são as chamadas profissões do futuro?

O que são consideradas profissões do futuro?

As profissões do futuro são aquelas que envolvem trabalhos considerados tendência para as próximas décadas que vivemos, baseado em análises de demandas que estão surgindo. Muitas profissões irão literalmente surgir, outras se adaptar e algumas até mesmo entrar em extinção.

Se você está em busca de qual caminho seguir, muitas são as perguntas, mas sem dúvidas você deve levar em consideração as tendências para profissões do futuro. Analisar o que o mercado precisa e busca trará um futuro mais competitivo no mercado e consequentemente a possibilidade de sucesso naquilo que faz.

Entender essa nova realidade é crucial também para os profissionais que já tem uma carreira consolidada. Com a constante evolução é preciso se reciclar e investir em capacitação se você não quer ficar de fora do novo cenário e deseja continuar sendo valorizado no mercado.

Outro fato inegável e comum as profissões do futuro é que em sua maioria estão ligadas a tecnologia. Algo que parecia saído de um filme de ficção já é realidade. A forma como vivemos, compartilhamos e consumimos mudou e isso puxa a demanda do mercado de trabalho. Além disso, algumas habilidades são essenciais para se encaixar no novo mundo.

Habilidades e competências para as profissões do futuro

Mais que somente uma formação é preciso investir também nas habilidades e competências desejadas para os profissionais do futuro. Listo três essenciais que você deve ficar de olho:

Habilidade com tecnologias – se tudo na nossa vida envolve tecnologia, saber lidar com ela é uma habilidade essencial. Investir em competências de tecnologia da informação, análise dados são um ótimo caminho para se encaixar no mercado de trabalho do futuro.

Habilidades cognitivas – Quase tudo que é criado e feito nos dias de hoje leva em consideração análise de dados. Buscar desenvolver habilidade de análise, boa escrita e tomada de decisões com raciocínio lógico é outro ponto forte para um profissional do futuro.

Habilidades emocionais e sociais – Fechando o tripé está a questão de saber lidar com as emoções e convívio social. Não basta entender de tecnologia, mas não saber lidar com pessoas.

Habilidade para saber como tornar a tomada de decisão algo mais assertivo, usar a inteligência emocional no convívio e aplicá-la é crucial. Desenvolver pensamento crítico, ter empatia são ferramentas que ajudam a encontrar este caminho. Caso queira aprofundar mais sobre esses dois temas leia o artigo sobre empatia e o de como desenvolver o pensamento crítico.

Nove profissões do futuro

E agora que já falamos bastante sobre o que são consideradas profissões do futuro e quais habilidade e competências necessárias, vamos a elas. Veja abaixo 9 profissões que de acordo com tudo que falamos anteriormente são consideradas as profissões do futuro.

Analista de big data – Com certeza esta é uma profissão visada. Este profissional é capaz de não só coletar os dados, mas analisar todo tipo de informação que vem da internet e podem influenciar um negócio.

Desenvolvedor de software – Uma profissão que já existe é valorizada e continuará sendo por muito tempo, afinal eles desenvolvem as tecnologias que nos permitem viver a forma que vivemos.

Especialistas em experiência do cliente – Uma área em alta é essa. O profissional deve garantir uma boa comunicação entre empresa e o consumidor. É dele a função de proporcionar um suporte adequado na compra de produtos e serviços do começo ao fim deste processo.

Analista de segurança da informação – Se o analista de big data é listado como uma das profissões do futuro por garantir a captação e análise da informação, aquele que garante a segurança desses dados também é essencial.

Gestor da inovação – Este profissional é o responsável por direcionar estrategicamente as decisões de uma empresa, se falamos em constante mudança, é ele que vai trazê-la para o negócio, portanto, indispensável.

Especialista em e-commerce – A forma que consumimos mudou, principalmente agora na pandemia, que antecipou muitas tendências já previstas. Entender de comércio online é um caminho promissor.

Profissionais de Saúde Mental – Com tanta informação e rotina corrida, infelizmente desenvolvemos aspectos negativos nas nossas vivências e o profissional que investir em saber como tratar de tudo isso ganhará destaque.

Representante de vendas online – Este entra como aquele item que falei acima de profissões que se adaptarão. A figura do representante já existe há muito tempo, mas agora ela migrará para o universo online.

Machine Risk Officer – Se vivemos em um mundo de máquinas, natural que uma profissão que busca diminuir ou sanar problemas com elas ganhe cada vez mais espaço.
Não deixe de conferir o relatório do Center for the Future Work, sobre as apostas das carreiras que vão dominar o futuro, ele abordou 21 dessas profissões.

A lista para profissões do futuro realmente pode ser muito grande e mudar conforme o tempo passa. O ideal é buscar sempre se capacitar e caminhar junto com as mudanças. E você já é um profissional do futuro ou acredita que precisará se reinventar?

* David de Oliveira Lemes (@dolemes) é Diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares da PUC-SP e professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Veja outros artigos em: https://www.dolemes.com/

Destaque

Vestibular de Verão 2022: Curso de Ciências Econômicas da PUC-SP é um dos mais bem avaliados do mercado

Com um corpo docente altamente qualificado, o curso de Ciências Econômicas da PUC-SP é reconhecido por sua excelência.

Publicado

em

por

Vestibular de Verão 2022: Curso de Ciências Econômicas da PUC-SP é um dos mais bem avaliados do mercado

Com um corpo docente altamente qualificado, o curso de Ciências Econômicas da PUC-SP é reconhecido por sua excelência: mais de 95% dos alunos que estão nos últimos semestres já atuam no mercado de trabalho.

Considerado o sexto melhor do país e o segundo colocado entre as universidades privadas (Ranking Universitário Folha 2019), oferece um ensino plural e desenvolve espírito crítico. “Na PUC-SP, o estudante terá uma formação ampla e diversa, tanto instrumental (matemática, estatística, econometria), quanto teórica e histórica, uma pluralidade que pouquíssimos cursos de Economia no Brasil oferecem”, afirma o coordenador de Ciências Econômicas, professor Júlio Pires.

Destaque no Guia da Faculdade Estadão, com quatro estrelas, a graduação prepara os estudantes para atuarem nas maiores empresas do ramo. Alunos e alunas da PUC-SP estagiam nas principais instituições financeiras, como Bradesco, Santander, Itaú e Caixa Econômica Federal, corretoras e bancos de investimento, e também atuam em setores industriais importantes, como do aço (CSN e Gerdau), do varejo (Amazon, Makro), farmacêutico e alimentício. A média salarial dos estagiários que estudam na Universidade é de mil e novecentos reais.

Os graduandos também são incentivados a participar da PUC Júnior Consultoria, uma das mais tradicionais empresas juniores do Brasil, que atua há mais de 25 anos no mercado e atende micros, pequenos e médios empresários. Além de Ciências Econômicas, a empresa também é formada por alunos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Atuariais.
O curso mantém convênios com instituições acadêmicas estrangeiras, nas quais o estudante poderá fazer intercâmbio.

Infraestrutura e incentivo à pesquisa

Nas aulas, estão à disposição laboratórios de econometria amplos e modernos, além de salas tecnológicas bem equipadas.

Na reformulação do projeto pedagógico, que está em andamento, deverão ser criadas disciplinas de oficinas de Economia Brasileira, voltadas para o estudo de assuntos econômicos atuais.
Outro diferencial, segundo o coordenador, é o incentivo à pesquisa. “Todos os alunos e alunas de Ciências Econômicas são estimulados a participarem das discussões e dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos diversos grupos do Departamento, bem como a formularem e apresentarem projetos de iniciação científica sob orientação dos professores”, explica o professor Júlio Pires.

O curso na visão de alunos e ex-alunos

Matheus Spiess Duarte – formou-se em dezembro de 2020

“O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP talvez seja único no Brasil inteiro. Ele possibilita que o economista formado se encontre nas mais diversas áreas por proporcionar uma matriz plural de ensino, com base nas mais diversas escolas de economia. Munido destas características, o economista consegue exercer diferentes funções, do mundo corporativo, passando pelo setor público, até a academia. Me orgulho muito de ter feito parte da tradição desta escola, na qual pude desfrutar de um ambiente riquíssimo, professores da mais alta qualidade e amigos para uma vida toda, todos bem posicionados no mercado de trabalho e felizes de terem escolhido a PUC-SP como sua casa.

Hoje, trabalho na Empiricus Research, uma casa de análise dentro do grupo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. Sempre fui fascinado pelo mercado financeiro e a PUC-SP possibilitou que eu tivesse acesso a um cabedal teórico robusto o suficiente para me diferenciar perante o mercado. O ferramental matemático e a base histórica fomentada ao longo dos anos de estudo foram excelentes para o meu dia a dia, permitindo que eu entrasse em debates de alto nível no mundo financeiro, muito dinâmico por natureza. Outro fator de destaque foi o intercâmbio. A PUC-SP, pela sua tradição e renome, tem convênio com algumas das melhores universidades do mundo, em diferentes países. Com isso, consegui concluir parte da graduação no exterior, no Canadá, onde todas as matérias que estudei lá (a maioria relacionada com finanças) foram válidas aqui no Brasil. Este contato com o estrangeiro por meio da Universidade abriu minhas portas para o mundo financeiro, sendo que hoje consigo cobrir análise de investimento não só no Brasil, como em outros países também. Tudo graças ao curso de Ciências Econômicas da PUC-SP”

Gabriel Camunhas Martins – aluno do 9º semestre

“O curso oferece uma sólida formação técnica e prática. Através de sua grade curricular e de diversas entidades estudantis, como a PUC Finance, o aluno de Ciências Econômicas estará qualificado para trabalhar com as mais diversas atividades, podendo atuar em consultorias econômicas e nos setores financeiro, industrial e público. Além disso, é possível se preparar para o mundo acadêmico, através dos projetos de iniciação científica, muito valorizados e incentivados pelos docentes. Como aluno, tive a chance de participar de todas estas atividades proporcionadas pela graduação, que foram fundamentais para minha formação como economista.

Durante o segundo semestre de 2019, tive a oportunidade de estudar na University of Oulu, na Finlândia. Além dos benefícios acadêmicos, com as matérias de teoria econômica avançada e programação, o intercâmbio foi uma experiência muito enriquecedora, pois pude conhecer e fazer amizade com pessoas de diversos países e culturas, ampliando minha visão de mundo. Acredito que o conhecimento acadêmico somado à experiência cultural são fundamentais para minha formação.

A PUC-SP foi essencial para a realização desta minha experiência. A boa relação da Universidade com a Instituição estrangeira possibilitou que pudesse me matricular sem custo adicional. Além disso, a entidade responsável pelo intercâmbio, Assessoria de Relações Internacionais (ARII), se mostrou sempre atenciosa e disponível para esclarecimento de dúvidas e orientação em relação a todo o processo de aplicação e durante o intercâmbio”.

Clique aqui e conheça o corpo docente, grade horária, as disciplinas oferecidas e o valor da mensalidade do curso de Ciências Econômicas da PUC-SP.

Continue lendo

Destaque

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

A 27.ª edição do Eureka Mauá está chegando, reunindo Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia

Publicado

em

por

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

Mais uma Eureka Mauá está chegando e você não pode perder! Esta é a 27.ª edição do evento que reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Trata-se de uma tradicional exposição que tem o objetivo de apresentar à comunidade local, comunidade acadêmica e aos diversos nichos de mercado, propostas e soluções inovadoras que buscam sanar os maiores problemas da humanidade, em áreas como meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, energia, negócios, entre outros.

Devido à pandemia, mais uma vez o evento será em formato on-line. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os convidados encontrarão um cenário de inovação, criatividade e muita tecnologia, que busca conectar o ambiente acadêmico ao empresarial.

27ª Edicação do Eureka Mauá

Anote na agenda!
Data: de 22 a 24 de outubro, das 13h às 21h, on-line
Gratuito
Informações e inscrições em breve!

Fique por dentro de alguns trabalhos que serão apresentados na Eureka 2021!

A integração do BIM e do IoT no Smart Campus Mauá

Esse grupo de Engenharia Civil aplicou um Gêmeo Digital para fazer o monitoramento virtual da iluminação, presença e temperatura nos Blocos D e E do Smart Campus da Mauá a partir da integração de IoT (Internet of Things) e BIM (Building Information Modeling).
Eles mostraram que não brincam em serviço e foram premiados no Forge Hackathon 2021, conquistando a categoria de aplicação de gêmeo digital mais criativo utilizando o Forge da Autodesk.

Solução para o Agronegócio: biossegurança em alimentos – análise de microtoxinas em soja

A indústria do Agronegócio busca a qualidade de seus produtos de forma cada vez mais rápida e eficiente. Sendo assim, o controle de qualidade para a análise de microtoxinas de seus produtos requer cada vez mais, uma fácil execução, baixo custo e mínima preparação da amostra. A partir disso, o trabalho proposto pelos formandos de Engenharia Química tem o intuito de desenvolver e avaliar uma metodologia para análise mais rápida via espectrometria no infravermelho próximo (NIR) de microtoxinas, buscando um (ou mais) parâmetros eficientes.

Solução para a Saúde: simulação do escoamento do sangue em aneurisma de aorta abdominal

O trabalho do grupo de Engenharia Mecânica tem como objetivo estudar o escoamento de sangue em aneurisma de aorta abdominal, visto que ocupa o primeiro lugar no índice de mortalidade de doenças cardiovasculares e se destaca pelo crescimento gradual e assintomático. Com um maior entendimento da distribuição de pressão e tensão na parede do vaso da região afetada, será possível melhorar os diagnósticos e reduzir a mortalidade da doença.

Alimentos para pets: refresco em pó para cachorros

A categoria de alimentos alternativos para pets é um dos setores de maior crescimento no mercado “pet food“. Este trabalho de Engenharia Química visou desenvolver um alimento complementar em pó para cachorros, garantindo benefícios nutricionais e estimulando o aumento da ingestão de água, combinando inovação, saúde e bem-estar. O pó foi obtido no processo de secagem em spray drye” e no liofilizador. Foi avaliada a influência operacional e de diferentes composições da formulação do processo e a qualidade do pó obtido.

Energia sustentável: projeto e otimização de uma turbina eólica de pequeno porte (TEPP)

O trabalho de Engenharia Mecânica visa desenvolver novas geometrias de pás eólicas, e otimizar o projeto de pá já existente, para reduzir a velocidade de entrada (cut-in) da turbina eólica instalada no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Complementando o TCC “Levantamento do potencial eólico do Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia através de um Aerogerador” realizado em 2019, o levantamento de dados do potencial eólico do IMT será retomado para maior coleta de dados.

Meio ambiente e sustentabilidade: biopolímero de semente de abacate para talheres descartáveis

O consumo excessivo de plásticos e seu posterior descarte inadequado geram grandes impactos ambientais. Por isso, foi desenvolvido um estudo da utilização do amido proveniente da semente do abacate como matéria-prima para a produção de um biopolímero utilizável na fabricação de talheres descartáveis.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos: desenvolvimento de gel hidratante facial com proteção à luz artificial

Ao analisar o cenário atual, observa-se um aumento do uso de meios eletrônicos na pandemia, que emitem uma luz visível, mais conhecida como luz azul artificial, sendo prejudicial para as células da pele, promovendo, assim, o envelhecimento precoce. Com isso, foi projetado um cosmético que se adapte com a rotina de cuidados com a pele incluindo a proteção das radiações emitidas por aparelhos eletrônicos.

Moda para o desenvolvimento infantil: Imaginaê

Pesquisas afirmam que o uso excessivo de aparelhos digitais, fato cada vez mais recorrente e impulsionado pela situação da pandemia atual, trazem prejuízo à saúde, especialmente para os pequenos. Assim, é preciso implementar outras atividades na rotina das crianças, minimizando o uso de telas e supervalorizando brincadeiras lúdicas. Esse projeto de Design tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento infantil a partir de uma indumentária, exercitando o autoconhecimento e a imaginação da criança.

Há muito mais por vir!
Ficou curioso? Então não perca a Eureka 2021!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022

Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso.

Acesse: maua.br/vestibular para mais informações!

Continue lendo

Destaque

Vestibular PUC-Campinas tem inscrições abertas até 3/11

A PUC-Campinas está com inscrições abertas até 3 de novembro para o Vestibular 2022, que oferecerá vagas para mais de 60 cursos de graduação.

Publicado

em

por

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular 2022, que oferecerá vagas para mais de 60 cursos da Universidade.

Vestibular PUC-Campinas 2022

As inscrições podem ser feitas pela internet, até 3 de novembro de 2021.

A prova geral e prova específica de Medicina (Presencial) será aplicada no dia  11 de novembro de 2021 (quinta-feira) das 13h às 18h.

A prova Prova geral – Direito e demais cursos (Presencial e On-line) acontece em 12 de novembro de 2021 (sexta-feira).

“Em 80 anos de história, a PUC-Campinas já formou mais de 200 mil profissionais, consolidando experiência e conhecimento na implantação de cursos e desenvolvimento de metodologias para uma formação profissional de excelência. Por isso, somos uma Universidade que se destaca pela avaliação dos órgãos oficiais e por excelentes classificações nos rankings mais conhecidos e reconhecidos em todo o País”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

A Universidade tem se destacado por ser um elo de ligação entre a comunidade acadêmica e empresas. “A PUC-Campinas vai muito além da sala de aula. Através dos estágios e das atividades desenvolvidas pelo Escritório de Talentos e Carreiras, nossa Universidade criou um elo com o mercado de trabalho e é possível interagir com empresas e empreendedores”, destaca o Pró-Reitor de Graduação Paulo Pozzebon.

Novos cursos

Para o próximo ano haverá quatro novidades, com os novos cursos de Design de Moda, Engenharia Biomédica e Negócios Digitais. Cada um dos cursos terão 60 vagas.

O Bacharelado em Negócios Digitais terá duração de 4 anos, sendo os três primeiros no período matutino e o último no noturno com carga é de 2317 horas e 30 minutos. “No último ano todas as disciplinas são eletivas e serão no período noturno para que os estudantes possam fazer estágio”, disse a diretora Sílvia Cristina de Matos Soares.

“O objetivo é formar profissionais que tanto possam criar novas tecnologias quanto gerenciar negócios, atendendo necessidades do mercado. Um profissional que é capaz de criar, ser gestor e também desenvolver seus próprios negócios”, disse.

O de Design de Moda também é matutino com quatro anos e está sendo implantado como um curso “irmão” do de Design Digital, implantado em 2015 e que tem nota máxima do MEC. Ele terá 60% de disciplinas conjuntas. “Os dois tem a mesma base conceitual e de fundamentos. Mas o de Moda terá desdobramento para projetos de moda: estilismo, eventos, costura etc.”, disse o diretor Victor Corte Real.

Haverá também um laboratório específico de moda, o AMMO (Ateliê Multifuncional de Moda). “É um curso com base no design mas feito para desenvolvimento de projetos de moda, voltado para gestão, análise de materiais, estratégia e comunicação”, disse.

O Curso de Engenharia Biomédica, cujo período de graduação é de 5 anos em turno integral, surge em meio à demanda crescente pela utilização da tecnologia em prol da saúde, buscando soluções eficazes para a prevenção e diagnóstico de doenças. Os estudantes serão capacitados para atuar com a proposição, projeção e desenvolvimento de equipamentos médicos e hospitalares, biomédicos e odontológicos; criação de softwares para diagnóstico e tratamento da saúde; pesquisas sobre materiais e instrumentos etc.

Além de aulas práticas no Campus I, onde são sediados os cursos de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia, os alunos de Engenharia Biomédica terão acesso ao Campus II, que abriga os cursos da saúde, ampliando sua rede de relacionamento e convivência, bem como suas vivências práticas em laboratórios específicos, no Hospital PUC-Campinas e nas clínicas-escola existentes na Universidade.

Continue lendo