Fui reprovado no vestibular. E agora?

Fui reprovado no vestibular. E agora? É muito difícil aceitar quando não somos bem sucedidos em alguma atividade. Quando falamos de vestibular, parece que é ainda pior, uma vez que existem muitas coisas envolvidas como sonhos, novas possibilidades e especialmente futuro profissional.

Primeiramente. Sofra, chore, reflita, mas não se deixa abater. Entenda que isso não é uma exclusividade sua e que muitos outros estão na mesma situação.

Pensando numa visão macro, grandes empresários já tomaram decisões erradas e até mesmo passaram por processos de falência. Os grandes campeões olímpicos já falharam. Até mesmo artistas costumam oscilar em suas atuações.

Fui reprovado no vestibular. E agora?

O que fazer? Separamos alguns passos:

1- Avalie o que deu errado

Faltou estudo? Faltou tranquilidade na hora de fazer a prova? Faltou se preparar para um exame específico? Procure entender onde você pode ter falhado.

2- Defina quais são os vestibulares que você vai prestar

Assim você terá uma ideia do grau de dificuldade que irá enfrentar e quanto deve se preparar. Outra vantagem é que poderá realizar simulados com questões de anos anteriores e já pegar o jeito do processo seletivo, ver o estilo de questões e como são cobrados os assuntos.

3- Monte um plano de estudos

Aproveitando o gancho do item 2, considere as possíveis datas de prova dos vestibulares e monte um plano de estudos para que dê tempo de estudar/revisar tudo que você precisa.

Veja aqui neste post algumas dicas de como criar uma rotina de estudos.

Lembre-se que o vestibular é só uma das etapas que você terá que superar. Siga em frente e não desanime!