Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

O que poderia ser abordado na Redação do Vestibular Uesb 2020?

Uma das maiores expectativas dos candidatos é o tema da redação.

Publicado

em

Uma das maiores expectativas dos candidatos ao Vestibular Uesb é o tema da redação. Prova crucial na caminhada rumo à aprovação, a Redação é peso máximo para todos os cursos de graduação no processo seletivo, sendo, inclusive, eliminatória.

Em 2020, o Vestibular trouxe como proposta temática “Só existe justiça onde a equidade opera. Igualdade não é justiça!”. Para auxiliar os estudantes, a prova apresentou, nos textos motivadores, uma definição de equidade e um trecho de Samuel Sabino no qual se discute questões de equidade e igualdade.

Para elaborar uma boa redação, a professora Gabriela Silveira, que atua no Programa Universidade Para Todos, faz um alerta: “falar de equidade é, sem dúvidas, chamar atenção para a necessidade de ser empático às minorias sociais”. Segundo ela, alguns caminhos possíveis para uma redação de sucesso seria “trazer abordagens que viabilizassem a participação justa de populações socialmente marginalizadas, tal como a acessibilidade a pessoas com deficiências, cotas raciais e sociais, meios de sanar a desigualdade de gênero e a financeira”.

A professora sinaliza também a atenção necessária para não fugir da temática proposta. “É preciso ter cuidado para não focalizar o tema da igualdade e esquecer a equidade, ocasionando fuga do tema. Aqui, é necessário pensar que a equidade é o caminho para a justiça social. Dessa forma, é útil manter a atenção em grupos que precisam ser atendidos dessa maneira, ou seja, quem tem menos acesso, precisa de mais atenção e amparo do Estado, das instituições, da família e da escola”, pontua.

Mas o que é equidade?

Pesquisadora da área de Direito Humanos, a professora da Uesb, Luciana Silva, destaca que “minoria não é um conceito relacionado à quantidade. Nas Ciências Sociais, minorias são grupos marginalizados e inferiorizados”. A partir disso, é preciso ponderar algumas questões. “Apesar da Constituição Federal determinar que todos são iguais perante a lei, trazendo o imperativo da igualdade, é preciso que as diferenças entre as pessoas sejam observadas”, completa a professora.

Luciana traça ainda um paralelo entre igualdade e equidade, ponto crucial na temática deste ano. “Enquanto a igualdade traz que todos devem ser tratados de forma igual, a equidade indica que, para atingir a igualdade, as desigualdades precisam ser levadas em consideração. Por isso, a importância da política de cotas e proteção especial para as minorias”, explica.

Para a prova, a pesquisadora enxerga espaço para abordagens em torno das desigualdades sociais brasileiras com possibilidade, inclusive, de dialogar com contextos internacionais. É possível “discutir políticas específicas de proteção das minorias e as resistências de implementação das mesmas como forma de manutenção das assimetrias”, lembra Luciana.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

​Saiba tudo sobre a profissão e o profissional de Logística em live da UNIP e do Objetivo

A live acontece no dia 17 de agosto, às 19h, pelas redes sociais da UNIP e do Objetivo.

Publicado

em

por

Processo Seletivo Unip

O que é logística? Desde quando ela existe? O que o mercado de trabalho exige dos profissionais atualmente na área de logística? Automação de processos e da integração de dados beneficiam o gestor em cada etapa da logística? Além da bagagem técnica inerente à formação, isto é, a compreensão clara da cadeia de suprimentos, cabe desenvolver habilidades transversais que propiciem uma interação harmoniosa e eficiente com os outros? Como é o curso de Logística na UNIP?

Essas e muitas outras questões serão respondidas na live “Mercado de Logística em alta: o que é e quais os desafios da profissão?”, que acontece no dia 17 de agosto, às 19h, pelas redes sociais da UNIP e do Objetivo.

A convidada é a Profa. Angela Maria Pizzo, coordenadora dos cursos Superiores Tecnológicos Gestão e Negócios, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão da Qualidade da UNIP.

Para assistir, basta acessar:

https://www.youtube.com/user/UNIPOficial

https://www.linkedin.com/school/unip/

https://www.facebook.com/UNIPoficial

https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial

https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Continue lendo

Destaque

Curso Etapa realiza série de palestras on-line sobre vestibulares da Fuvest, Unesp, Unicamp e Enem

Lives acontecem a partir de 22 de agosto; vestibulandos poderão tirar dúvidas sobre os exames

Publicado

em

por

O Curso Etapa realiza a partir do próximo dia 22 de agosto uma série de palestras on-line sobre os vestibulares da Fuvest, Unesp, Unicamp e Enem. As lives contarão com a participação de representantes das universidades públicas paulistas. Os vestibulandos poderão tirar dúvidas sobre os vestibulares e se preparar para os exames que se aproximam.

A série de palestras começa dia 22 de agosto, às 19h, com a live sobre a Unicamp, que será conduzida pelo professor José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).

Dia 13 de setembro, às 19h, será realizada a palestra sobre a Fuvest, com as participações do professor Gustavo Ferraz de Campos Monaco, diretor executivo da Fuvest, e do professor Fábio Rodrigues, supervisor acadêmico da Fuvest.

Dia 28 de setembro, às 19h, ocorrerá a palestra sobre o vestibular da Unesp, que contará com a participação do professor Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp.

Encerrando a série de palestras, dia 6 de outubro, às 19h, Edmilson Motta, coordenador do Etapa, falará sobre o exame do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“Estamos na reta final para as provas. É importante que os estudantes se sintam seguros para os vestibulares. Cada exame conta com formatos e características específicas, e as palestras vão ajudar os vestibulandos a conhecerem cada um deles para que possam se preparar da melhor forma possível”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

Confira as datas e os horários das lives sobre os vestibulares:

  • Unicamp: 22 de agosto, às 19h
  • Fuvest: 13 de setembro, às 19h
  • Unesp: 28 de setembro, às 19h
  • Enem: 6 de outubro, às 19h

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://evento.etapa.com.br/vestibulares2023

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Processo seletivo de Medicina na Universidade Feevale recebe inscrições

Extravestibular é destinado ao preenchimento de vagas remanescentes no curso

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Feevale

A Universidade Feevale recebe inscrições para ingresso extravestibular no curso de Medicina. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de vagas remanescentes, para ingresso ainda no segundo semestre deste ano.

As inscrições podem ser realizadas até as 19h desta quinta-feira, 18 de agosto, pelo site feev.as/extramedicina.

A lista de classificados será divulgada no dia 19 de agosto e as matrículas ocorrerão até as 23h59min do dia 22 deste mesmo mês. Por meio do edital do processo seletivo, que está disponível no site de inscrição, é possível consultar o cronograma do processo, a documentação necessária e outros detalhes.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo