Siga-nos!

Destaque

Preparar para os vestibulares: tudo o que você deve saber

É muito importante conhecer os vestibulares que existem

Publicado

em

Os estudantes sabem que os vestibulares são o momentos cruciais para garantir o sucesso e a entrada em boas instituições de ensino superior. Por isso, é muito importante conhecer os vestibulares que existem e saber a melhor forma de se preparar para eles.

O ensino no Brasil levanta muitas questões e, para os estudantes, o momento mais importante será, sem dúvida, o momento das provas; por isso muitos vem se preparando para os vestibulares desde muito cedo.

Os vestibulares são os momentos de aplicação de provas que avaliam os conhecimentos obtidos no ensino médio e com isso, quais as oportunidades de ensino superior que o estudante poderá seguir. Assim, essas avaliações são fundamentais para o futuro do estudante.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ao longo do ensino médio, todo o esforço empreendido pelos alunos visa, no fundo, garantir que no final eles terão o sucesso desejado no vestibular e conseguirão seguir para as formações superiores correspondentes aos empregos que desejam para o futuro.

Sabendo a importância dessa prova, muitos estudantes estão em fase de preparação vestibular desde o começo do ano para garantirem que, no momento da prova, estão preparados para alcançar as metas estipuladas.

Existem muitas formas de se preparar para as provas de vestibular mas, para garantir o sucesso, o mais importante é saber quais as provas que existem e exatamente de que forma pode ser feita a preparação para estas.

Venha descobrir tudo o que você precisa saber para se preparar da melhor forma para as suas provas.

1. Quais os vestibulares além do Enem?

O Enem é um exame que visa a avaliação do ensino médio e que é, também, usado em instituições públicas e privadas de ensino superior. O Enem é usado como forma de acesso direto a universidade ou como complemento da prova obrigatória por essa, caso a instituição opte por realizar seu próprio vestibular. Este exame permite selecionar alunos para diversas vagas com uma única prova e seleciona, também, quem irá se beneficiar do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou garantir uma vaga mediante o SISU (Sistema de Seleção Unificada).
Embora o Enem seja o mais falado de todos os vestibulares, existem inúmeros vestibulares no país, consoante a faculdade que o realiza.

Muitas faculdades adotam o vestibular tradicional, sendo esse o método mais usado pelas instituições brasileiras, públicas e privadas. No vestibular tradicional a avaliação visa os conteúdos ensinados no ensino médio, mediante questões objetivas ou discursivas. Esse vestibular pode ter uma única fase ou várias, sendo realizado no começo ou no final do ano.

O vestibular agendado é outra das hipóteses de ingressar no ensino superior, sendo que neste, o avaliado pode agendar a data e a hora da prova com a instituição. Esse vestibular pode ser eletrónico ou manuscrito, tendo uma estrutura variável de acordo com a instituição. Esse vestibular é mais usado para graduações à distância e se baseia sobre os conhecimentos do ensino médio, mas pode também abordar temas específicos do curso desejado.

Por fim, existe ainda um tipo menos conhecido de vestibular, como o vestibular em série. Esse vestibular é feito em três provas, num formato de processo seletivo. Cada uma das provas visa a série correspondente, sendo cada uma delas no final do respetivo ano. Esse vestibular acontece em instituições públicas ou privadas, e a inscrição deve ser feita no começo do primeiro ano do ensino médio.

2. Como se preparar para provas específicas de vestibulares?

Preparar-se para os vestibulares, como vimos, é muito importante para garantir o futuro que o estudante deseja. Por isso, a orientação do estudo para garantir bons resultados torna-se verdadeiramente fundamental.

Alguns apoios de estudo, tais como o reforço escolar, podem ajudar a orientar o estudante e garantir o seu sucesso nesse tipo de prova.

Mesmo sozinho, o estudante pode ir se preparando as provas de vestibular, tendo em mente alguns aspectos importantes para as provas específicas.

Para começar, é muito importante que o estudante considere que a metodologia específica é bem diferente das provas de múltipla escolha, pelo que as respostas devem ser treinadas em casa para desenvolver, na fase preparatória, a expressão escrita. Deve-se também dedicar um tempo para interpretar as imagens e os textos, trabalhando esta competência ao longo do ano escolar.

Outro aspecto muito importante de estudar para se preparar para as provas específicas é habituar-se a avaliar com atenção o que está sendo pedido nas perguntas colocadas. Para isto, pode habituar-se a sublinhar o verbo de comando da frase (por exemplo, “explique” ou “assinale”). Desta forma garantirá respostas mais corretas e assertivas.

Na preparação das matérias deve ainda garantir que, mais do que decorar os tópicos, os compreende na íntegra, para que possa ter uma maior capacidade dissertativa no momento da prova.

Treinar a clareza nas respostas, a sua exatidão e uma linha de raciocínio coerente é também muito importante para que a sua prova seja um sucesso, sendo esse outro aspecto que você deve treinar ao longo do ano, para garantir o melhor resultado no momento da avaliação.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

A previsão agora é que a lista seja divulgada nesta sexta-feira (1º)

Publicado

em

por

Que dia sai o resultado do Prouni 2021 - 2º Semestre?

Após registrar problemas na divulgação da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ministério da Educação (MEC) voltou a adiar o prazo para publicar o resultado. A previsão agora é que a lista seja divulgada nesta sexta-feira (1º) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A estimativa inicial indicava que o resultado sairia na última terça-feira (27). Nessa quarta-feira (28), o ministério informou que equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estavam trabalhando para divulgar a lista “o mais rápido possível”.

Segundo o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni recebeu 716.759 inscrições. São ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A divulgação da primeira chamada do Prouni ocorreu no último dia 6. Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, ele poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de março.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unesp abre inscrições para ingresso pelas notas do Enem

O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abrirá inscrições a partir das 16 horas desta quinta-feira, 29 de fevereiro, para preenchimento de vagas remanescentes por candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e 2023.

Todos que participaram destas duas edições do Enem podem se inscrever no Processo Seletivo Unesp-Enem 2024, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Não é necessário estar inscrito no Vestibular Unesp.

A relação de cursos disponíveis para esta modalidade de ingresso será divulgada no momento da abertura das inscrições. O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março. O cadastramento será feito gratuitamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Também a partir das 16 horas desta quinta-feira (29/2), a Unesp divulgará a oitava chamada do Vestibular Unesp (6.596 vagas em 24 cidades) e do Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp (457 vagas). Os candidatos poderão fazer a consulta nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp. A matrícula em oitava chamada será realizada de 29 de fevereiro a 5 de março, de forma virtual, com link pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad), no endereço sistemas.unesp.br/calouros.

A Unesp também realiza o Processo Seletivo Olimpíadas Científicas 2024.2, com 153 vagas adicionais. O resultado deverá ser publicado em 5 de março, nas páginas da Universidade e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos do Vestibular Unesp 2024 são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).

O calendário completo de matrículas na Unesp, considerando Vestibular, ingresso pelas notas do Enem e Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp, prevê chamadas para matrículas até 11 de março, além das matrículas da relação adicional feitas posteriormente.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Unifenas oferece vagas em Alfenas e Belo Horizonte

São oferecidas 210 vagas no curso de Medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo