Biotecnologia

A biotecnologia compreende as áreas básicas da biologia, como biologia animal e vegetal, biologia molecular, genética, imunologia, morfofisiologia, parasitologia, microbiologia, ecologia e biodiversidade, a farmacologia e a biotecnologia de alimentos. E há, também, as disciplinas das áreas de química, física e matemática, que dão suporte ao aprendizado de tecnologias aplicadas aos vários ramos das ciências biológicas.

Biotecnologia

Sobre a profissão

O biotecnólogo atua em um mercado que está em expansão, principalmente com a aprovação da Lei de Biossegurança, que regulamentou o uso de células-tronco e transgênicos, clonagem de animais, a produção de plantas e animais transgênicos e o mapeamento do genoma humano. Nessa trilha, muitas outras descobertas ainda estão por vir, como a cura de doenças hereditárias, do câncer e da Aids, a produção de medicamentos mais eficazes e baratos, a fabricação de vacinas sob medida, a criação, em laboratório, de órgãos para transplante, o controle de pragas agrícolas sem agressão ao meio ambiente e o aumento da produção de alimentos.

Campo de atuação

Trabalho técnico ou de pesquisa em clonagem, terapia gênica, transferência de embriões, biomateriais, genoma, proteoma, biomecânica e biodisponibilidade, alimentos, engenharia genética e de tecidos, biotecnologia ambiental, nanotecnologia, bioeletricidade, inseminação artificial, bioinformática, biochips, redes neurais e construção de equipamentos biomédicos e polímeros biodegradáveis. Nas empresas, especialmente em indústrias, o potencial de trabalho é grande.

Bolsa de Estudos

Clique aqui e confira no site do Quero Bolsa faculdades de todo o Brasil que oferecem este curso com Bolsa de Estudos.

Indicações

Leave a Reply