Destaque
Administração: curso da PUC-SP une formação diferenciada e desenvolvimento social
Atividades do Time PUC-SP Enactus permitem ao estudante a aplicação prática dos conceitos teóricos

Integrar o Time PUC-SP Enactus possibilita aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo um aprendizado ativo e engajado.
A Enactus é uma organização global, sem fins lucrativos, presente em 33 países e que reúne estudantes, acadêmicos e líderes empresariais com o propósito de desenvolver projetos sociais e empreendimentos sustentáveis que gerem impacto positivo na comunidade. A entidade conta com atividades que envolvem a criação e implementação de projetos, que visam resolver problemas sociais e econômicos, desenvolvendo competências empreendedoras, e de liderança que são fundamentais para o sucesso profissional.
“Os benefícios de participar do TIME PUC-SP Enactus vão além da aplicação prática dos conceitos teóricos. Os alunos têm acesso a um ambiente colaborativo que estimula a troca de ideias e experiências com colegas de diferentes áreas e formações, ampliando sua rede de contatos e construindo relacionamentos valiosos para o futuro profissional. Participar de competições regionais e nacionais oferece uma vivência única, onde os discentes podem apresentar suas iniciativas a um público amplo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e argumentação. Ao resolver na prática problemas reais de comunidades vulneráveis, os alunos não apenas transformam a vida das pessoas impactadas, mas também se tornam profissionais diferenciados, altamente valorizados no mercado de trabalho. A combinação de habilidades técnicas com competências sociais e empreendedoras torna os graduados da PUC-SP mais competitivos e preparados para liderar em um mundo em constante mudança”, explica o prof. João Pinheiro de Barros Neto, conselheiro do Time Enactus da PUC-SP.
Dessa forma, o curso de Administração da PUC-SP, por meio da participação de atividades diversas como o TIME PUC-SP Enactus, oferece uma formação diferenciada que une teoria e prática, preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho enquanto promove o desenvolvimento social. Essa experiência além de enriquecer o currículo dos estudantes, potencializa suas habilidades e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
Para a profª Valdenise Leziér Martyniuk, coordenadora do curso, o diferencial da graduação em Administração da PUC-SP é uma combinação de diversos fatores. “Cursar Administração nos dias de hoje abre caminhos para atuação em uma grande variedade de organizações, seja quanto ao porte, setor ou ramo de atividade, capacitando para gerir empresas com ou sem fins lucrativos, ONGs, startups, órgãos públicos. Por isso, a formação combina conteúdos interdisciplinares com o aprofundamento do conhecimento e da prática nas áreas próprias do fazer administrativo: gestão de operações, finanças, marketing, de pessoas e estratégica.”.
A docente afirma ainda que tão importante quanto os conteúdos são os modos de aprendizagem, que conta com práticas na universidade, em laboratório e em situações reais, com o uso de metodologias ativas e agregando a realização de práticas extensionistas no fazer dos estudantes junto a organizações, pessoas e a comunidade em geral. “Os estudos realizados produzem diagnósticos, projetos, serviços e disseminação de conhecimento, expandindo o saber para o social e rompendo com os muros da universidade em direção a produzir benfeitorias desde o momento da formação do bacharel”.
Para além da formação curricular, da prática e da extensão, diversas atividades geram oportunidades de construção de networking e estabelecimento de conexões, tais como a Consultoria Puc Jr. – maior empresa júnior do país, a realização de intercâmbios com o apoio da ARII – Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais e, na esteira da pesquisa, a realização de projetos de iniciação científica pelos alunos do curso, que é bastante estimulada.
O curso de Administração da PUC-SP oferece uma formação generalista que aprofunda os estudos e práticas específicos do conhecimento no seu desenvolvimento, promovendo uma grande transformação do estudante em construção, capacitando-o para a autonomia de decisões no cenário tão complexo da contemporaneidade, e levando-o a uma contribuição social de valor.

Luiz Gustavo Peixoto
Mestrando e formado em Administração pela PUC-SP, o consultor de projetos de inovação em logística, Luiz Gustavo Peixoto, acredita que a participação na Enactus foi fundamental para desenvolver um forte senso de propósito, além de habilidades essenciais como liderança, autocontrole, empatia e autoconhecimento.
“Acredito profundamente em um modelo econômico que vá além do lucro, focando no impacto positivo que podemos gerar para o planeta e para a sociedade. O empreendedorismo social tem o poder de transformar a forma como empresas e comunidades se relacionam. A Enactus me proporcionou uma visão clara de um modelo economicamente viável, onde a prática de liderança e o engajamento comunitário são essenciais. Hoje, sinto que sou um líder fortalecido, com uma perspectiva ampliada sobre os temas de ESG e negócios. Estou convencido de que, assim como a Enactus abriu horizontes para mim, pode fazer o mesmo na vida de muitos jovens, contribuindo significativamente para o fortalecimento da sociedade e dos alunos que dela faz parte”.

Beatriz Bertini Pires
Para a estudante de Relações Internacionais Beatriz Bertini Pires, atual membro do Time PUC-SP Enactus, a participação na equipe foi essencial na sua trajetória universitária. “Entrei no time no meu primeiro semestre da faculdade e agora, quase dois anos depois, posso dizer que a Enactus desempenhou um papel fundamental na minha trajetória dentro da PUC-SP. Durante esse tempo passei por diferentes cargos, desenvolvi habilidades novas, aprendi a gerir um time nas mais diversas adversidades, fiz grandes amizades e acima de tudo pude colaborar para construir projetos sociais que buscam mudar a realidade de muitas pessoas. Sou muito grata à Enactus PUC-SP por me proporcionar essas experiências e me dar esse lugar de atuação na universidade”.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Administração.
Destaque
Unifor abre inscrições para vestibular de férias
A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Férias Universidade de Fortaleza (Unifor).
As inscrições devem ser feitas pelo site: www.unifor.br.
A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Unifor oferece também ingresso das seguintes maneiras:
- Nota ENEM
- Nota Anterior
- Transferência
- 2ª Graduação
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unicamp 2026: Curso Anglo promove live preparatória para o vestibular
O evento on-line gratuito acontece em 7 de agosto. Na ocasião, especialistas darão dicas essenciais para a prova. Saiba como se inscrever!

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou 63 mil inscritos no vestibular 2025, que ofereceu mais de 2,5 mil vagas para 69 cursos da graduação. O exame é considerado um dos mais concorridos e almejados do Brasil e, neste ano, estudantes poderão disputar uma vaga em 26 de outubro – quando será aplicada a prova da 1ª fase -, e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro – a 2ª fase.
Entre os cursos mais concorridos da Unicamp estão Medicina (que teve 266,5 candidatos por vaga no ano passado), seguido por Ciência da Computação (com uma relação de 73,1 candidatos por vaga) e Arquitetura e Urbanismo (71,8 c/v). Pensando nesse desafio que muitos vestibulandos enfrentarão, o Curso Anglo realizará uma live preparatória gratuita para o vestibular da Unicamp. O objetivo do encontro online é auxiliar na conquista do sonho de entrar em uma das melhores faculdades do país!
A live será realizada no dia 7 de agosto, às 18h00, e contará com a participação do professor José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, comissão que administra e organiza os processos seletivos da Unicamp, e Viktor Lemos, diretor do Curso Anglo.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Confira abaixo assuntos que serão abordados:
- A universidade hoje;
- Cursos, oportunidades e diferenciais;
- Rankings nacionais e internacionais;
- Diferentes formas de ingresso;
- Funcionamento e formato do vestibular 2026.
Para realizar a inscrição e saber mais sobre esse concorrido vestibular, acesse o site oficial da live.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas do Fies para o 2º semestre de 2025
Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília.
Os prazos estão previstos em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas.
Com o objetivo de promover a inclusão educacional, desde 2001 o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:
- ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
- ter conquistado média aritmética das notas, nas cinco provas do exame, igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;
- não ter participado no referido exame como treineiro;
- ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).
Fies Social
O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, hoje R$ 759.
A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
A ordem de prioridades considera os que candidatos que não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.
É vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.
Calendário
O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os estudantes, então, deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações e complementar sua inscrição do dia 30 de julho a 1º de agosto.
Os estudantes que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies”, alerta o MEC.
Fonte: Agência Brasil