Destaque
Alunos de Jornalismo da PUC-SP produzem matéria para a rádio CBN
Curso firmou parceria com a rádio para veicular matérias mensalmente

Os alunos do último semestre do curso de Jornalismo da PUC-SP, Bruna Parrillo e Bruno Scaciotti fizeram parte do projeto Universidade no Ar, da rádio CBN.
O trabalho consiste em produzir uma matéria jornalística totalmente preparada pelos estudantes para ir ao ar na rádio. O programa, que abordou a história da narração esportiva, faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Scaciotti. O projeto contou com a orientação da profa. Mii Saki Tanaka e contará com uma edição por mês, sempre aos sábados. A próxima matéria será veiculada no dia 5/10, após o quadro Repórter CBN das 11h30.
Na reportagem, os alunos entrevistaram os jornalistas Vinicius Moura, Lucas Pereira e Leonardo Caporalini. Também abordaram o nascimento da função de narrador esportivo no Brasil e a importância das entonações durante as narrações.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“O Universidade no Ar” foi um desafio e uma responsabilidade muito grande. O resultado final foi extremamente positivo e muito proveitoso. Além do trabalho ser divulgado em uma grande mídia, o processo pro estudante de desenvolver uma reportagem, o projeto de pesquisa acadêmica, métodos de edição, gravação, pode auxiliar o aluno no desenvolvimento de seu respectivo curso. Recomendo que se tiverem a oportunidade de participar, que participem. Só posso agradecer todos que me auxiliaram neste projeto”, enfatizou Scaciotti.
“Fiquei imensamente feliz ao ser convidada para participar deste projeto, especialmente no último semestre da faculdade. É muito emocionante acompanhar a jornada do meu colega de classe até a conclusão, sabendo que nossa voz foi ouvida por milhares de pessoas”, afirmou Bruna.
O prof. Diogo de Hollanda também enfatizou a importância do projeto para o curso de Jornalismo da PUC-SP. “Eu, como coordenador do curso, fico orgulhoso com essa parceria e convicto de que representa um grande estímulo para os estudantes. Ao saberem dessa oportunidade e ouvirem o primeiro programa, vários alunos manifestaram o interesse de participar também”.
A profa. Mii Saki Tanaka acredita que ter um trabalho reconhecido é uma excelente forma de incentivo para o crescimento profissional. “O reconhecimento eleva o potencial produtivo e desperta a autoconfiança, gerando também uma maior satisfação pessoal e coragem para enfrentar os próximos obstáculos, sejam eles profissionais ou pessoais. A CBN é uma das emissoras mais bem-conceituadas do Brasil, dessa forma, ter a matéria exibida no ar pela CBN pode ser considerado um prêmio que vai enriquecer o portfólio dos alunos e destacá-los entre os futuros jornalistas e radialistas”, finalizou a docente.
O projeto Universidade no Ar foi reproduzido na manhã do último sábado, 7/9, na rádio CBN de São Paulo.
Clique aqui e ouça a reportagem produzida pelos alunos.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Conheça mais sobre o curso de Jornalismo da PUC-SP.
O curso de Jornalismo da PUC-SP conta com uma agência de notícias Maurício Tragtenberg ativa, engajada e os alunos do cursos, de todos os anos, podem participar.
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP
Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.
Vestibular UENP 2026
O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.
Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular UENP 2026 será composto por:
- Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.
As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.
Mais informações e inscrições: www.uenp.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil