Siga-nos!

Destaque

Atividades Extracurriculares: desafios práticos aquecem os alunos para o mercado de trabalho

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática

Publicado

em

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática e ainda fazer muito networking: aqui são oferecidas dezenas de atividades extracurriculares, de competição acadêmica, coletivos e entidades, tudo para preparar o nosso estudante para os mais diversos desafios.

Conheça as opções!

AERODESIGN MAUÁ (@imt_aerodesign)

Trata-se de um desafio em que uma ou mais equipes são formadas anualmente para competir com times de outras instituições de Engenharia do Brasil e do exterior no CTA, em São José dos Campos (SP). Alunos de todos os cursos da Engenharia podem participar, pois a atividade é multidisciplinar e extracurricular.

CONCRETO MAUÁ (@concreto.maua)

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, logo depois da água. Em 100 anos o concreto superou todos os limites e fronteiras do conhecimento em Arquitetura e Engenharia Civil e ainda continua em franco progresso, não sendo possível prever seu substituto.
Foi criada uma atividade acadêmica para estimular os alunos a pensarem sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras em concreto, tais como sua segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente.

COMPÓSITOS MAUÁ

A equipe Compósitos Mauá foi criada para participar do Desafio SAMPE, promovido pela Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de instituições de ensino de todos os cursos relacionados às áreas de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composites, obedecendo regras e especificações pré-estabelecidas. Os projetos são avaliados, anualmente, por uma banca de profissionais respeitados na indústria de composites, durante a Feiplar Composites & Feipur.

ECO MAUÁ (@eco_maua)

Os alunos da Mauá podem participar de uma atividade de competição acadêmica em que os futuros engenheiros e designers são desafiados a criarem veículos mais econômicos e ecológicos. Além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.

KIMAUÁNISSO: ROBÓTICA MAUÁ (@kimauanisso)

O time nasceu para estimular e impulsionar pesquisas e publicações de artigos científicos por meio de competições estudantis de Robótica. Esse programa é multidisciplinar e envolve áreas do conhecimento como Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica.

MAUÁ E-SPORTS (@esportsmaua)

Mauá e-Sports é a equipe de esportes eletrônicos que representará a Mauá em jogos como League of Legends, Counter Strike, Fifa e Clash Royale.

O time visa competir, inicialmente, no cenário universitário e deseja mostrar que o e-Sports vai além de um simples jogo, pois possui um público de milhões de espectadores ao redor do mundo e a sua infraestrutura é muito complexa, integrando diversos campos profissionais, como Engenharia, Design e Administração.

GRAVITY RACING MAUÁ (@gravitymaua)

A Gravity Racing é uma competição de velocidade entre veículos sem motor, desenvolvidos por universidades, que competem entre si ou contra o relógio descendo uma ladeira.

BAJA MAUÁ (@bajamaua)

O time tem o objetivo de construir um veículo off road para participar de competições organizadas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

MAUÁ RACING (@mauaracing)

Essa equipe constrói veículos tipo Fórmula para competir nos eventos promovidos pela SAE Brasil!

INOVA MAUÁ (@inovamaua)

Trata-se de uma atividade acadêmica com foco em desenvolvimento de ideias e projetos inovadores e sustentáveis, buscando sempre envolver nossos pilares em seus desafios!

Com diversas pesquisas, muito estudo e experimentos, nossos alunos e alunas verificam se as suas ideias são aplicáveis na prática. Quando conquistam o sucesso nos desenvolvimentos, seus trabalhos são levados a competições acadêmicas, feiras e eventos internos e externos, onde divulgam suas ideias e avanços.

MAUÁ BUSINESS CLUB (@mauabusinessclub)

A entidade foi fundada em 2018 e busca aprimoramento dos conhecimentos nas áreas de consultoria estratégica e mundo dos negócios. São criados grupos de estudos para solução de casos e compartilhamento de conhecimento, além de encontros, eventos e muito networking!

MAUÁ JR. (@mauajr)

A Mauá Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece consultoria para clientes. Tenha a oportunidade de ganhar experiência em Administração Empresarial e no desenvolvimento de projetos nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Design para inspirar seu lado empreendedor e para se preparar para entrar aquecido no mercado de trabalho!

ENACTUS MAUÁ (@enactusmaua)

A Enactus é uma organização estudantil internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes e líderes de negócios com o desejo de desenvolver projetos sociais por meio da Ação Empreendedora, com o objetivo de sanar as necessidades de comunidades carentes em 3 pilares: Econômico (geração de renda), Social (empoderamento e desenvolvimento da comunidade) e Ambiental (não agressão ao meio ambiente).

IMT FINANCE (@imtfinance)

Fundada em 2018, a IMT Finance representa a liga de investimentos da Mauá que capacita os alunos que se interessam pelo mercado financeiro tanto em nível básico, quanto em níveis mais avançados, por meio da elaboração de cases mais complexos de grande impacto acadêmico e da presença nas principais competições universitárias.

Além disso, a liga também é responsável por promover o contato entre os associados e nomes renomados do mercado financeiro, seja por palestras ou consultorias estratégicas, aproximando-os do mercado desde o início da graduação.

MAUÁ SOCIAL (@mauasocial)

A Mauá Social é uma entidade de trabalho voluntário sem fins lucrativos voltada a todos os tipos de ações sociais, envolvendo creches, asilos, abrigos, moradores de rua, orfanatos, centro de apoio a pessoas com maiores necessidades, comunidades ou em qualquer lugar que precise de ajuda! Além disso é responsável por campanhas de arrecadação ao longo do ano e palestras voltadas a ações sociais realizadas no IMT.

DIVERSIDADE MAUÁ (@diversidademaua)

Coletivo feito para acolher as pessoas da comunidade LGBTQIA+, resolver qualquer situação desconfortável e trazer informações para aqueles que querem conhecer mais sobre a comunidade.

POCKETS MAUÁ (@pocketsmaua)

Missões Universitárias do Dunamis Movement, um movimento cristão, para-eclesiástico cujo foco é um avivamento sustentável.

COLETIVO MARIE CURIE MAUÁ (@coletivomariecuriemaua)

Coletivo feito para ser um ambiente acolhedor para as meninas da Mauá, um lugar para conversar e desabafar.

HPA – HUMAN-POWERED AIRCRAFT

Um HPA-IMT é uma aeronave movida exclusivamente à potência humana ou Human-Powered Aircraft. Na Mauá HPA é um tema prático de Projetos e Atividades Especiais (PAEs), objeto principal de dedicação dos alunos da disciplina de Projeto Básico de Aeronaves e ainda um objeto de desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O HPA-IMT, denominado Tuiuiú, passou a ser mais seriamente estudado e projetado pelos alunos de Engenharia e Design, a partir de 2017.

HAB MAUÁ (@apollo_maua)

O objetivo deste projeto multidisciplinar é a concepção e construção de um Balão de Alta Altitude, o HAB-Mauá, com o intuito de lançar na atmosfera experimentos científicos da área aeroespacial e também astrobiologia. O HAB-MAuá desafia os alunos a obterem uma experiência hands on durante aproximadamente um ano. Os participantes vivenciam as etapas de concepção dos subsistemas eletrônicos e mecânicos, do processo de integração e teste desses subsistemas, do desenvolvimento de toda a documentação do projeto e, por fim, da operação real do equipamento. Neste sentido, o HAB-Mauá engloba todas as etapas de um projeto de engenharia.

NAE MAUÁ (@naemaua)

O NAE Mauá, Núcleo Abenge Estudantil, fundado em 2020, é uma associação civil sem fins lucrativos caracterizada por ser um movimento de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia somado a esforços de professores, que busca incentivar os alunos a serem protagonistas em sua educação, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os docentes e criando projetos para compartilhar informações e desenvolver habilidades que serão necessárias para a vida pessoal e profissional dos alunos.

BATERIA MAUÁ CLUBE DA MANGA (@bateriamauaclubedamanga)

A Bateria Mauá – Clube da Manga nasceu para promover alegria e descontração às apresentações da instituição e para propagar o conhecimento e amor pela cultura e pela música!

Conheça também as entidades estudantis com ingresso por meio de votação!

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA BARÃO DE MAUÁ – AAABM (@gaspar_maua)

Fundada em 1962, a Atlética é responsável por treinos e eventos, esportivos e sociais. Sua sede está localizada atrás do Centro Acadêmico.

Conheça alguns times: Rugby Mauá; Rugby Feminino Mauá; Red Ghosts; Handebol Mauá

CENTRO ACADÊMICO MAUÁ (@camaua)

O Centro Acadêmico Escola de Engenharia Mauá (CAEEM), fundado em 30 de agosto de 1962, é o órgão oficial de representação dos alunos.

Na sede do CAEEM, com aproximadamente 300m² de área útil, há um Centro de Vivência, local onde os alunos se reúnem para lazer.

Clique aqui e fique sempre por dentro das novidades!

VESTIIBULAR MAUÁ 2022

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022! Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso. Acesse agora: maua.br/vestibular

Destaque

Vestibular de Medicina Unifenas tem inscrições prorrogadas até 30/5

São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas foram prorrogadas até o dia 30 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, sendo 80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte.

As inscrições devem ser feitas no site: www.unifenas.br/vestibular.

Os candidatos encontram 4 modalidades de ingresso:

1 – Enem – É aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2021, sem a necessidade de participar do vestibular. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

2- Prova Tradicional – O exame está marcado para o dia 4 de junho, das 13 às 18 horas, nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Vitória/ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado. Metade das vagas serão preenchidas nesta modalidade.

3- Prova Tradicional + Enem – Nesta modalidade o candidato poderá se inscrever nas duas modalidades para concorrer às vagas de Medicina nos câmpus de Alfenas e/ou Belo Horizonte, aumentando suas possibilidades.

4- Prova Tradicional Unificada + Enem – O candidato irá optar na prova Tradicional, em ordem de preferência (1ª e 2ª opção), entre os cursos de Medicina oferecidos pelo câmpus de Alfenas e pelo câmpus de Belo Horizonte. A convocação, em 2ª opção, será realizada somente após as etapas para classificação e convocação dos inscritos em 1ª opção. Pelas notas do ENEM (2009 a 2021), o candidato fará duas inscrições, sendo uma para cada câmpus.

Continue lendo

Destaque

5 dicas para se preparar para os vestibulares de inverno

Publicado

em

por

5 dicas para se preparar para os vestibulares de inverno

A necessidade de estudar e revisar tudo o que foi aprendido em cada disciplina é cada vez maior como forma de se preparar para os próximos vestibulares de inverno. Os estudantes precisam estar bastante focados e bem preparados para encarar a maratona de provas e, dessa forma, ingressar no tão sonhado ensino superior. Por outro lado, nem todos os alunos têm a oportunidade de frequentar um cursinho presencial, por conta de diversos fatores. O principal deles é o alto custo das mensalidades, horários das aulas, trajeto até o local, além de outras despesas.

Uma alternativa para contornar essas dificuldades são os cursos online disponíveis por meio de grandes plataformas digitais na internet, que oferecem uma educação de qualidade e bem acessível. Por meio da tecnologia, os “professores influenciadores” mais conhecidos pelo público estão reunidos em um único espaço virtual. Isso possibilita o aprendizado de uma forma fácil e prática, sem que o aluno precise sair de casa, com horários mais flexíveis, além de terem uma linguagem simples e bastante didática.

Para o professor e influenciador Michel Arthaud, da Plataforma Professor Ferretto, os preparativos feitos de forma online para os vestibulares têm vários benefícios. “As aulas online trazem diversas vantagens porque o estudante consegue fazer o próprio cronograma de estudos sem sair de casa tornando-se protagonista do seu ensino. Esse aluno conta com diversos materiais, vasto conteúdo e um grupo de professores altamente qualificados para atender a todas as matérias”, diz.

Muito ativo nas redes sociais, o professor Michel também tem o canal do Youtube Café com Química, que mantém mais de 110 mil inscritos e seguidores. Desde 2020 ele uniu forças com outros importantes docentes/influenciadores que também fazem parte do time de professores da Plataforma Professor Ferretto. Essa união ocorreu para oferecer cursos completos em um único universo virtual. Tudo isso, com qualidade e oferecendo um custo/benefício bem acessível aos estudantes com um orçamento mais apertado.

Abaixo, o professor destaca cinco dicas essenciais para que os alunos estudem online para as provas do vestibular de inverno, que acontecem no meio do ano e, sobretudo, para o ENEM que deve ser realizado em novembro:

Organize-se e crie uma rotina de estudos

Para estudar online, é fundamental que o estudante seja organizado e tenha disciplina. Para isso, é preciso que ele crie uma rotina de estudos e consiga equilibrá-la com outros compromissos e atividades, como o lazer, que também é essencial no dia a dia.

“Trace um cronograma, faça planos, definindo as tarefas de maneira específica, com data e horas de estudo marcadas para cumpri-las, e siga esse plano à risca. Eu acredito muito que, quando colocamos um prazo certo para determinada atividade, nossa produtividade aumenta”, explica o professor Michel.

Analise as condições do ambiente de estudo

O ambiente é um fator muito importante na hora de estudar. Tudo ao redor impacta na concentração do aluno e, consequentemente, no rendimento. No caso do estudo online, além de ser necessário ter acesso à internet, é preciso que o local seja tranquilo, tenha uma estrutura adequada e com boa iluminação.

“Quem estuda em casa, deve procurar um lugar reservado e combinar com seus familiares ou outras pessoas que frequentem o mesmo ambiente, para que evitem interrupções durante o horário de estudo. Além disso, nada de estudar com a TV ligada, música ao fundo, celular com o som alto e com mensagens apitando a todo instante, ou qualquer outro fator que irá tirar a sua concentração”, alerta.

Tenha foco e saiba o que cairá nas provas

Para uma rotina de estudos dar certo, além de um bom cronograma, é necessário ter muito foco e concentrar-se especificamente naquilo em que estiver revisando.

“Anote tudo, esteja com todos os materiais necessários, faça resumos e exercícios práticos enquanto estuda, se empenhe e, se for preciso, grave a matéria no celular. Além disso, deixe outras preocupações, planos e pensamentos para outro momento. Pense como toda a atenção e esforço dedicado ao aprendizado compensará futuramente”, aconselha.

Além disso, os editais dos vestibulares são um bom recurso para saber o que vai cair na prova. “Minha dica é: leia sempre o edital de um vestibular. Lá você saberá, literalmente, tudo o que vai cair na prova e, assim, poderá se preparar para o exame, estudando de maneira assertiva e efetiva”, comenta o professor.

Acompanhe seu rendimento

Quando se estuda online, ainda que o aluno passe horas e horas em frente ao computador, de nada adianta se ele não acompanhar o seu rendimento e verificar se, de fato, aprendeu ou não o que está estudando.

“Você precisa progredir enquanto estuda. Do contrário, estará perdendo tempo. Reveja o conteúdo, refaça os exercícios se for necessário, leia muito e pesquise sobre o assunto, aplicando também na prática o que aprendeu na teoria . E procure verificar sempre sua evolução”, ensina o professor Ferretto.

Planeje uma recompensa

Além de todas as dicas anteriores, o professor Michel ainda dá mais uma ideia, válida como um “bônus” para o estudante: Segundo ele, recompensar a si mesmo por cada objetivo atingido nos estudos pode ser um poderoso motivador.

“Recompensas simples, terminar os estudos 15 minutos antes ou mesmo uma checada rápida nas redes sociais – ou seja, fatores que costumam atrapalhar os estudos – podem se tornar uma motivação para que você siga em frente”, finaliza.

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina UNIFAGOC encerra inscrições nesta sexta (27)

No vestibular de medicina Unifagoc 2022/2 a seleção será feita por meio de prova presencial e/ou por meio da nota do Enem

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina UNIFAGOC - gabarito - Vestibular UNIFAGOC 2022

O UNIFAGOC divulga que estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina para o segundo semestre de 2022. Neste processo, a seleção será feita por meio de prova presencial, aplicada no dia 05 de junho (domingo), simultaneamente em Ubá e Belo Horizonte e/ou por meio da nota do Enem das edições de 2016 a 2021.

Vestibular de Medicina UNIFAGOC 2022/2

As inscrições ficarão disponíveis até o dia 27 de maio. Os candidatos poderão se inscrever para uma ou para as duas modalidades, prova e nota do Enem. Aqueles que optarem por concorrer em ambas modalidades poderão participar das duas Listas Finais de Classificação.

Clique aqui para se inscrever

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa que terá os seguintes valores.

Inscrição Dupla: Prova Presencial e Desempenho no ENEM:

R$ 300,00 (trezentos reais) para pagamentos efetuados até 30/04
R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para pagamentos efetuados 02/05 até 16/05
R$ 400,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados 17/05 até 27/05

Inscrição Única: Prova Presencial

R$ 250,00 (duzentos e cinquenta) para pagamentos efetuados até o dia 30/04;
R$ 300,00 (trezentos e cinquenta reais) para pagamentos efetuados de 02/05 a 16/05;
R$ 350,00 (quatrocentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 27/05.

Inscrição Única: Desempenho no ENEM

R$ 100,00 (cem reais) para pagamentos efetuados até o dia 30/04;
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para pagamentos efetuados de 02/05 a 16/05
R$ 200,00 (duzentos reais) para pagamentos efetuados de 17/05 a 26/05

Clique aqui para se inscrever

Conforme o edital, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 14 disponíveis pelo Processo Seletivo por meio da prova, 04 para candidatos aprovados no Processo de Aproveitamento do Enem e 12 vagas que serão ocupadas pelos candidatos contemplados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para os que optarem por essa modalidade.

Vale ressaltar que as vagas que não forem preenchidas pelo FIES serão remanejadas para os candidatos que participaram do Processo Seletivo por meio da Nota do Enem. A convocação se dará de acordo com a lista classificatória, até o limite de preenchimento das vagas.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 16h, pelo site do UNIFAGOC.

Os aprovados devem efetuar suas matrículas entre os dias 20 e 23 de junho, por meio de uma plataforma on-line disponibilizada pela instituição, no horário das 9h às 17h. É importante lembrar que serão considerados desistentes das vagas os candidatos que não efetuarem matrícula no prazo estipulado.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 037 5600 e (32) 3539-5620; WhatsApp (32) 99810-5600 ou pelo chat disponível no site comvoce.unifagoc.edu.br.

Continue lendo