Siga-nos!

Destaque

Atividades Extracurriculares: desafios práticos aquecem os alunos para o mercado de trabalho

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática

Publicado

em

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática e ainda fazer muito networking: aqui são oferecidas dezenas de atividades extracurriculares, de competição acadêmica, coletivos e entidades, tudo para preparar o nosso estudante para os mais diversos desafios.

Conheça as opções!

AERODESIGN MAUÁ (@imt_aerodesign)

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Trata-se de um desafio em que uma ou mais equipes são formadas anualmente para competir com times de outras instituições de Engenharia do Brasil e do exterior no CTA, em São José dos Campos (SP). Alunos de todos os cursos da Engenharia podem participar, pois a atividade é multidisciplinar e extracurricular.

CONCRETO MAUÁ (@concreto.maua)

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, logo depois da água. Em 100 anos o concreto superou todos os limites e fronteiras do conhecimento em Arquitetura e Engenharia Civil e ainda continua em franco progresso, não sendo possível prever seu substituto.
Foi criada uma atividade acadêmica para estimular os alunos a pensarem sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras em concreto, tais como sua segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente.

COMPÓSITOS MAUÁ

A equipe Compósitos Mauá foi criada para participar do Desafio SAMPE, promovido pela Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de instituições de ensino de todos os cursos relacionados às áreas de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composites, obedecendo regras e especificações pré-estabelecidas. Os projetos são avaliados, anualmente, por uma banca de profissionais respeitados na indústria de composites, durante a Feiplar Composites & Feipur.

ECO MAUÁ (@eco_maua)

Os alunos da Mauá podem participar de uma atividade de competição acadêmica em que os futuros engenheiros e designers são desafiados a criarem veículos mais econômicos e ecológicos. Além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.

KIMAUÁNISSO: ROBÓTICA MAUÁ (@kimauanisso)

O time nasceu para estimular e impulsionar pesquisas e publicações de artigos científicos por meio de competições estudantis de Robótica. Esse programa é multidisciplinar e envolve áreas do conhecimento como Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica.

MAUÁ E-SPORTS (@esportsmaua)

Mauá e-Sports é a equipe de esportes eletrônicos que representará a Mauá em jogos como League of Legends, Counter Strike, Fifa e Clash Royale.

O time visa competir, inicialmente, no cenário universitário e deseja mostrar que o e-Sports vai além de um simples jogo, pois possui um público de milhões de espectadores ao redor do mundo e a sua infraestrutura é muito complexa, integrando diversos campos profissionais, como Engenharia, Design e Administração.

GRAVITY RACING MAUÁ (@gravitymaua)

A Gravity Racing é uma competição de velocidade entre veículos sem motor, desenvolvidos por universidades, que competem entre si ou contra o relógio descendo uma ladeira.

BAJA MAUÁ (@bajamaua)

O time tem o objetivo de construir um veículo off road para participar de competições organizadas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

MAUÁ RACING (@mauaracing)

Essa equipe constrói veículos tipo Fórmula para competir nos eventos promovidos pela SAE Brasil!

INOVA MAUÁ (@inovamaua)

Trata-se de uma atividade acadêmica com foco em desenvolvimento de ideias e projetos inovadores e sustentáveis, buscando sempre envolver nossos pilares em seus desafios!

Com diversas pesquisas, muito estudo e experimentos, nossos alunos e alunas verificam se as suas ideias são aplicáveis na prática. Quando conquistam o sucesso nos desenvolvimentos, seus trabalhos são levados a competições acadêmicas, feiras e eventos internos e externos, onde divulgam suas ideias e avanços.

MAUÁ BUSINESS CLUB (@mauabusinessclub)

A entidade foi fundada em 2018 e busca aprimoramento dos conhecimentos nas áreas de consultoria estratégica e mundo dos negócios. São criados grupos de estudos para solução de casos e compartilhamento de conhecimento, além de encontros, eventos e muito networking!

MAUÁ JR. (@mauajr)

A Mauá Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece consultoria para clientes. Tenha a oportunidade de ganhar experiência em Administração Empresarial e no desenvolvimento de projetos nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Design para inspirar seu lado empreendedor e para se preparar para entrar aquecido no mercado de trabalho!

ENACTUS MAUÁ (@enactusmaua)

A Enactus é uma organização estudantil internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes e líderes de negócios com o desejo de desenvolver projetos sociais por meio da Ação Empreendedora, com o objetivo de sanar as necessidades de comunidades carentes em 3 pilares: Econômico (geração de renda), Social (empoderamento e desenvolvimento da comunidade) e Ambiental (não agressão ao meio ambiente).

IMT FINANCE (@imtfinance)

Fundada em 2018, a IMT Finance representa a liga de investimentos da Mauá que capacita os alunos que se interessam pelo mercado financeiro tanto em nível básico, quanto em níveis mais avançados, por meio da elaboração de cases mais complexos de grande impacto acadêmico e da presença nas principais competições universitárias.

Além disso, a liga também é responsável por promover o contato entre os associados e nomes renomados do mercado financeiro, seja por palestras ou consultorias estratégicas, aproximando-os do mercado desde o início da graduação.

MAUÁ SOCIAL (@mauasocial)

A Mauá Social é uma entidade de trabalho voluntário sem fins lucrativos voltada a todos os tipos de ações sociais, envolvendo creches, asilos, abrigos, moradores de rua, orfanatos, centro de apoio a pessoas com maiores necessidades, comunidades ou em qualquer lugar que precise de ajuda! Além disso é responsável por campanhas de arrecadação ao longo do ano e palestras voltadas a ações sociais realizadas no IMT.

DIVERSIDADE MAUÁ (@diversidademaua)

Coletivo feito para acolher as pessoas da comunidade LGBTQIA+, resolver qualquer situação desconfortável e trazer informações para aqueles que querem conhecer mais sobre a comunidade.

POCKETS MAUÁ (@pocketsmaua)

Missões Universitárias do Dunamis Movement, um movimento cristão, para-eclesiástico cujo foco é um avivamento sustentável.

COLETIVO MARIE CURIE MAUÁ (@coletivomariecuriemaua)

Coletivo feito para ser um ambiente acolhedor para as meninas da Mauá, um lugar para conversar e desabafar.

HPA – HUMAN-POWERED AIRCRAFT

Um HPA-IMT é uma aeronave movida exclusivamente à potência humana ou Human-Powered Aircraft. Na Mauá HPA é um tema prático de Projetos e Atividades Especiais (PAEs), objeto principal de dedicação dos alunos da disciplina de Projeto Básico de Aeronaves e ainda um objeto de desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O HPA-IMT, denominado Tuiuiú, passou a ser mais seriamente estudado e projetado pelos alunos de Engenharia e Design, a partir de 2017.

HAB MAUÁ (@apollo_maua)

O objetivo deste projeto multidisciplinar é a concepção e construção de um Balão de Alta Altitude, o HAB-Mauá, com o intuito de lançar na atmosfera experimentos científicos da área aeroespacial e também astrobiologia. O HAB-MAuá desafia os alunos a obterem uma experiência hands on durante aproximadamente um ano. Os participantes vivenciam as etapas de concepção dos subsistemas eletrônicos e mecânicos, do processo de integração e teste desses subsistemas, do desenvolvimento de toda a documentação do projeto e, por fim, da operação real do equipamento. Neste sentido, o HAB-Mauá engloba todas as etapas de um projeto de engenharia.

NAE MAUÁ (@naemaua)

O NAE Mauá, Núcleo Abenge Estudantil, fundado em 2020, é uma associação civil sem fins lucrativos caracterizada por ser um movimento de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia somado a esforços de professores, que busca incentivar os alunos a serem protagonistas em sua educação, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os docentes e criando projetos para compartilhar informações e desenvolver habilidades que serão necessárias para a vida pessoal e profissional dos alunos.

BATERIA MAUÁ CLUBE DA MANGA (@bateriamauaclubedamanga)

A Bateria Mauá – Clube da Manga nasceu para promover alegria e descontração às apresentações da instituição e para propagar o conhecimento e amor pela cultura e pela música!

Conheça também as entidades estudantis com ingresso por meio de votação!

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA BARÃO DE MAUÁ – AAABM (@gaspar_maua)

Fundada em 1962, a Atlética é responsável por treinos e eventos, esportivos e sociais. Sua sede está localizada atrás do Centro Acadêmico.

Conheça alguns times: Rugby Mauá; Rugby Feminino Mauá; Red Ghosts; Handebol Mauá

CENTRO ACADÊMICO MAUÁ (@camaua)

O Centro Acadêmico Escola de Engenharia Mauá (CAEEM), fundado em 30 de agosto de 1962, é o órgão oficial de representação dos alunos.

Na sede do CAEEM, com aproximadamente 300m² de área útil, há um Centro de Vivência, local onde os alunos se reúnem para lazer.

Clique aqui e fique sempre por dentro das novidades!

VESTIIBULAR MAUÁ 2022

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022! Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso. Acesse agora: maua.br/vestibular

Destaque

Vestibular Estadual Uerj 2025 abre inscrições para 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de setembro.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual Uerj 2022 tem data definida

Começa nesta segunda-feira (15/7) o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da Uerj.

Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de setembro.

Podem se candidatar, até o dia 5 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site www.vestibular.uerj.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira os detalhes e inscreva-se no site do vestibular.

Como funciona o vestibular da Uerj?

O processo seletivo é realizado em 2 fases:

1ª FASE – EXAME DE QUALIFICAÇÃO

  • Estará aberto a candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Ocorrerá em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames.
  • Não haverá escolha de curso e nem opção pelo sistema de cotas nesta fase.
  • Será realizado por meio de prova de múltipla escolha, comum a todos os candidatos inscritos, visando à aferição de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, aplicadas aos conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas seguintes áreas de conhecimento:
    – Linguagens;
    – Matemática;
    – Ciências da Natureza;
    – Ciências Humanas.
  • Os resultados do Exame de Qualificação serão válidos apenas para o Vestibular Estadual 2025.
  • A aprovação no Exame de Qualificação não implicará a inscrição automática para o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.

2ª FASE – EXAME DISCURSIVO

  • Estará aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
  • Haverá escolha do curso e opção pelo sistema de cotas, se for o caso.
  • Será realizado em um único dia e será composto por uma prova de Redação, comum a todos os candidatos, e duas provas de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato, de forma a avaliar competências, habilidades e conteúdos pertinentes aos diferentes cursos.
  • O resultado do processo seletivo para os cursos de graduação da UERJ terá caráter eliminatório e classificatório e será obtido pelo somatório do resultado do Exame Discursivo e da pontuação recebida no Exame de Qualificação, conforme o Edital de Convocação deste Exame.
  • O resultado do Exame Discursivo será válido apenas para o Vestibular Estadual 2025.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Começam hoje, 15, as inscrições para o Vestibular 2025 da UFGD

Este Vestibular da UFGD oferta 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância para ingresso em 2025

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abre hoje (15/07), as inscrições para o Vestibular 2025. São oferecidas 979 vagas em cursos presenciais e 480 vagas em cursos a distância.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 20 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Vestibular UFGD 2025

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, pela internet.

INSCRIÇÃO GRATUITA

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar taxa de matrícula nem mensalidade. No entanto, para fazer o vestibular é cobrada uma taxa no valor de R$ 120,00, que deve ser paga até 16 de setembro.

Pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários têm direito à isenção da taxa de inscrição. Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25/08.

Algumas pessoas podem fazer o vestibular sem pagar essa taxa, como, por exemplo, pessoas que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm direito a fazer o vestibular de graça: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários.

Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25 de agosto.

CURSOS PRESENCIAIS

O Vestibular 2025 oferta quase mil vagas para cursos presenciais, ou seja, cursos cujas aulas ocorrem diariamente nas faculdades que ficam na Cidade Universitária de Dourados ou na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR).

Os cursos presenciais da UFGD são: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

CURSOS EAD

A UFGD oferece cinco opções de cursos na modalidade de ensino a distância. A maior parte das práticas de ensino ocorre de forma online, mas haverão atividades presenciais como encontros, aulas práticas, estágios, atividades relacionadas a laboratórios de ensino, pesquisa, extensão, tutoria, avaliações e defesa de trabalhos de conclusão de curso. Essas atividades presenciais poderão ser desenvolvidas às sextas-feiras, turnos diurno e noturno, e aos sábados, no turno diurno.

Dessa forma, ao optar por se inscrever em um curso EaD, o candidato deve estar ciente que terá que participar das atividades presenciais, que são realizadas nos polos de ensino. Confira a lista de cursos EaD da UFGD e em quais cidades ficam os polos de cada curso:

  • Licenciatura em Letras Libras, polo em Dourados;
  • Bacharelado em Letras Libras com habilitação em tradutor/intérprete em Libras, polo em Dourados;
  • Licenciatura em Ciências Biológicas, polos: Bela Vista, Costa Rica, Miranda ou Porto Murtinho;
  • Licenciatura em Educação Física, polos: Bela Vista, Costa Rica, Paranhos ou São Gabriel do Oeste;
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, polos: Água Clara, Bataguassu, Camapuã, Costa Rica, Miranda ou Rio Brilhante.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Na próxima edição do Vestibular da Uesb, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos. Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas.

Vestibular Uesb 2025

Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular.

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo