Siga-nos!

Destaque

Atividades Extracurriculares: desafios práticos aquecem os alunos para o mercado de trabalho

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática

Publicado

em

A Mauá apoia o aluno a desenvolver habilidades e competências essenciais à sua formação, além de colocar todo o seu conhecimento na prática e ainda fazer muito networking: aqui são oferecidas dezenas de atividades extracurriculares, de competição acadêmica, coletivos e entidades, tudo para preparar o nosso estudante para os mais diversos desafios.

Conheça as opções!

AERODESIGN MAUÁ (@imt_aerodesign)

Trata-se de um desafio em que uma ou mais equipes são formadas anualmente para competir com times de outras instituições de Engenharia do Brasil e do exterior no CTA, em São José dos Campos (SP). Alunos de todos os cursos da Engenharia podem participar, pois a atividade é multidisciplinar e extracurricular.

CONCRETO MAUÁ (@concreto.maua)

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, logo depois da água. Em 100 anos o concreto superou todos os limites e fronteiras do conhecimento em Arquitetura e Engenharia Civil e ainda continua em franco progresso, não sendo possível prever seu substituto.
Foi criada uma atividade acadêmica para estimular os alunos a pensarem sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras em concreto, tais como sua segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente.

COMPÓSITOS MAUÁ

A equipe Compósitos Mauá foi criada para participar do Desafio SAMPE, promovido pela Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de instituições de ensino de todos os cursos relacionados às áreas de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura de material composites, obedecendo regras e especificações pré-estabelecidas. Os projetos são avaliados, anualmente, por uma banca de profissionais respeitados na indústria de composites, durante a Feiplar Composites & Feipur.

ECO MAUÁ (@eco_maua)

Os alunos da Mauá podem participar de uma atividade de competição acadêmica em que os futuros engenheiros e designers são desafiados a criarem veículos mais econômicos e ecológicos. Além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.

KIMAUÁNISSO: ROBÓTICA MAUÁ (@kimauanisso)

O time nasceu para estimular e impulsionar pesquisas e publicações de artigos científicos por meio de competições estudantis de Robótica. Esse programa é multidisciplinar e envolve áreas do conhecimento como Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica.

MAUÁ E-SPORTS (@esportsmaua)

Mauá e-Sports é a equipe de esportes eletrônicos que representará a Mauá em jogos como League of Legends, Counter Strike, Fifa e Clash Royale.

O time visa competir, inicialmente, no cenário universitário e deseja mostrar que o e-Sports vai além de um simples jogo, pois possui um público de milhões de espectadores ao redor do mundo e a sua infraestrutura é muito complexa, integrando diversos campos profissionais, como Engenharia, Design e Administração.

GRAVITY RACING MAUÁ (@gravitymaua)

A Gravity Racing é uma competição de velocidade entre veículos sem motor, desenvolvidos por universidades, que competem entre si ou contra o relógio descendo uma ladeira.

BAJA MAUÁ (@bajamaua)

O time tem o objetivo de construir um veículo off road para participar de competições organizadas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

MAUÁ RACING (@mauaracing)

Essa equipe constrói veículos tipo Fórmula para competir nos eventos promovidos pela SAE Brasil!

INOVA MAUÁ (@inovamaua)

Trata-se de uma atividade acadêmica com foco em desenvolvimento de ideias e projetos inovadores e sustentáveis, buscando sempre envolver nossos pilares em seus desafios!

Com diversas pesquisas, muito estudo e experimentos, nossos alunos e alunas verificam se as suas ideias são aplicáveis na prática. Quando conquistam o sucesso nos desenvolvimentos, seus trabalhos são levados a competições acadêmicas, feiras e eventos internos e externos, onde divulgam suas ideias e avanços.

MAUÁ BUSINESS CLUB (@mauabusinessclub)

A entidade foi fundada em 2018 e busca aprimoramento dos conhecimentos nas áreas de consultoria estratégica e mundo dos negócios. São criados grupos de estudos para solução de casos e compartilhamento de conhecimento, além de encontros, eventos e muito networking!

MAUÁ JR. (@mauajr)

A Mauá Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece consultoria para clientes. Tenha a oportunidade de ganhar experiência em Administração Empresarial e no desenvolvimento de projetos nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Design para inspirar seu lado empreendedor e para se preparar para entrar aquecido no mercado de trabalho!

ENACTUS MAUÁ (@enactusmaua)

A Enactus é uma organização estudantil internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes e líderes de negócios com o desejo de desenvolver projetos sociais por meio da Ação Empreendedora, com o objetivo de sanar as necessidades de comunidades carentes em 3 pilares: Econômico (geração de renda), Social (empoderamento e desenvolvimento da comunidade) e Ambiental (não agressão ao meio ambiente).

IMT FINANCE (@imtfinance)

Fundada em 2018, a IMT Finance representa a liga de investimentos da Mauá que capacita os alunos que se interessam pelo mercado financeiro tanto em nível básico, quanto em níveis mais avançados, por meio da elaboração de cases mais complexos de grande impacto acadêmico e da presença nas principais competições universitárias.

Além disso, a liga também é responsável por promover o contato entre os associados e nomes renomados do mercado financeiro, seja por palestras ou consultorias estratégicas, aproximando-os do mercado desde o início da graduação.

MAUÁ SOCIAL (@mauasocial)

A Mauá Social é uma entidade de trabalho voluntário sem fins lucrativos voltada a todos os tipos de ações sociais, envolvendo creches, asilos, abrigos, moradores de rua, orfanatos, centro de apoio a pessoas com maiores necessidades, comunidades ou em qualquer lugar que precise de ajuda! Além disso é responsável por campanhas de arrecadação ao longo do ano e palestras voltadas a ações sociais realizadas no IMT.

DIVERSIDADE MAUÁ (@diversidademaua)

Coletivo feito para acolher as pessoas da comunidade LGBTQIA+, resolver qualquer situação desconfortável e trazer informações para aqueles que querem conhecer mais sobre a comunidade.

POCKETS MAUÁ (@pocketsmaua)

Missões Universitárias do Dunamis Movement, um movimento cristão, para-eclesiástico cujo foco é um avivamento sustentável.

COLETIVO MARIE CURIE MAUÁ (@coletivomariecuriemaua)

Coletivo feito para ser um ambiente acolhedor para as meninas da Mauá, um lugar para conversar e desabafar.

HPA – HUMAN-POWERED AIRCRAFT

Um HPA-IMT é uma aeronave movida exclusivamente à potência humana ou Human-Powered Aircraft. Na Mauá HPA é um tema prático de Projetos e Atividades Especiais (PAEs), objeto principal de dedicação dos alunos da disciplina de Projeto Básico de Aeronaves e ainda um objeto de desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O HPA-IMT, denominado Tuiuiú, passou a ser mais seriamente estudado e projetado pelos alunos de Engenharia e Design, a partir de 2017.

HAB MAUÁ (@apollo_maua)

O objetivo deste projeto multidisciplinar é a concepção e construção de um Balão de Alta Altitude, o HAB-Mauá, com o intuito de lançar na atmosfera experimentos científicos da área aeroespacial e também astrobiologia. O HAB-MAuá desafia os alunos a obterem uma experiência hands on durante aproximadamente um ano. Os participantes vivenciam as etapas de concepção dos subsistemas eletrônicos e mecânicos, do processo de integração e teste desses subsistemas, do desenvolvimento de toda a documentação do projeto e, por fim, da operação real do equipamento. Neste sentido, o HAB-Mauá engloba todas as etapas de um projeto de engenharia.

NAE MAUÁ (@naemaua)

O NAE Mauá, Núcleo Abenge Estudantil, fundado em 2020, é uma associação civil sem fins lucrativos caracterizada por ser um movimento de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia somado a esforços de professores, que busca incentivar os alunos a serem protagonistas em sua educação, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os docentes e criando projetos para compartilhar informações e desenvolver habilidades que serão necessárias para a vida pessoal e profissional dos alunos.

BATERIA MAUÁ CLUBE DA MANGA (@bateriamauaclubedamanga)

A Bateria Mauá – Clube da Manga nasceu para promover alegria e descontração às apresentações da instituição e para propagar o conhecimento e amor pela cultura e pela música!

Conheça também as entidades estudantis com ingresso por meio de votação!

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA BARÃO DE MAUÁ – AAABM (@gaspar_maua)

Fundada em 1962, a Atlética é responsável por treinos e eventos, esportivos e sociais. Sua sede está localizada atrás do Centro Acadêmico.

Conheça alguns times: Rugby Mauá; Rugby Feminino Mauá; Red Ghosts; Handebol Mauá

CENTRO ACADÊMICO MAUÁ (@camaua)

O Centro Acadêmico Escola de Engenharia Mauá (CAEEM), fundado em 30 de agosto de 1962, é o órgão oficial de representação dos alunos.

Na sede do CAEEM, com aproximadamente 300m² de área útil, há um Centro de Vivência, local onde os alunos se reúnem para lazer.

Clique aqui e fique sempre por dentro das novidades!

VESTIIBULAR MAUÁ 2022

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022! Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso. Acesse agora: maua.br/vestibular

Destaque

Brasil tem maior conjunto de fintechs da América Latina, tema é foco em estudos da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa

O Núcleo de Economia e Finanças e a matriz curricular voltada para tecnologia incentivam pesquisa em startups financeiras

Publicado

em

por

Fintechs, startups de tecnologia financeira, ajudam consumidores, empreendedores e empresas no gerenciamento de rotinas de serviços financeiros com a automatização dessas demandas. Como o conceito vem ganhando cada vez mais destaque, na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa estudantes realizaram seus Trabalhos de Graduação (TGs) para identificar os impactos que as fintechs possuem em bancos tradicionais.

Essa visibilidade no Brasil é comprovada pelo relatório 2021 Global Fintech Rankings, no qual o país obteve resultado como o maior da América Latina com relação ao conjunto de fintechs. Além disso, o estudo aponta que ao todo são 108 fintechs brasileiras consideradas unicórnios – avaliadas acima de US$ 1 bilhão.

Um dos pontos que cooperou para o funcionamento da fintechs foi a oficialização pelo Banco Central do Brasil da Resolução CMN nº 4.656 em 2018, uma regulamentação dessas empresas para empréstimos e financiamentos. Além dos serviços convencionados, como: conta digital, cartão de crédito e débito, seguro, controle financeiro e investimento.
O fato da maioria dessas startups permitir o controle dos serviços financeiros por meio de smartphones e internet, sem que o cliente precise ir a um local físico, é um dos motivos de concorrer com bancos e corretoras convencionais. Outro fator, é o custo operacional abaixo da média ou até inexistente.

A transformação dos bancos tradicionais para o cenário digital foi tema de dois TGs da ESEG em 2020 e 2021, pelos já formados Lucas Henrique Araújo e Matheus Santos em Engenharia de Produção. Ambos estudaram os impactos das fintechs na atuação dos bancos tradicionais com relação a mudanças na estrutura e no posicionamento. Lucas analisou o caso do Banco Itaú e Banco Inter, já Matheus, comparou o Banco Itaú com a plataforma de serviços financeiros PagSeguro.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 1º semestre de 2022, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto no vestibular quanto com a utilização da nota do Enem, o candidato pode conquistar uma bolsa de estudo válida até o fim da graduação.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre

Cursos: Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção
Provas digitais

16/12/2021, às 18h – Inscrições até as 23h59 de 15/12/2021

18/12/2021, às 9h – Inscrições até as 14h de 17/12/2021

Prova presencial

29/01/2022, às 13h – Inscrições até as 14h de 28/01/2022

Taxas

Vestibular: R$ 45,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Presidente altera legislação do Programa Universidade para Todos – Prouni

As alterações no Prouni têm o objetivo de ampliar as políticas de inclusão na educação superior

Publicado

em

por

Resultado da Lista de Espera do Prouni 2021.2

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na última segunda-feira (6), medida provisória (MP) que altera o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares. A MP foi publicada ontem (7) no Diário Oficial da União.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida busca ampliar o acesso a estudantes egressos do ensino médio privado que fizeram o curso com bolsas parciais. Na seleção, também está incluída a possibilidade de dispensa de apresentação do documento que comprovem a renda familiar e a situação de pessoas com deficiência, quando as informações estiverem disponíveis em bancos de dados de órgãos do governo.

Além disso, houve alteração na reserva de cotas destinadas a negros, povos indígenas e pessoas com deficiência. Com a medida, o percentual de pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência será considerado de forma isolada, e não mais em conjunto.

A MP também prevê a inclusão de penalidade de suspensão imposta para quem descumpre as obrigações assumidas no termo de adesão e a readmissão da mantenedora da universidade punida com a desvinculação.

Segundo o órgão, as alterações têm o objetivo de “ampliar as políticas de inclusão na educação superior, diminuindo a ociosidade na ocupação de vagas antes disponibilizadas, e promover o incremento de mecanismos de controle e integridade e a desburocratização”.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF inscreve para o Vestibular de Medicina 2022

O Vestibular de Medicina da USF utiliza os resultados obtidos pelo candidato no ENEM dos anos de 2015 a 2020

Publicado

em

por

USF está com inscrições abertas para o Vestibular Social

A Universidade São Francisco (USF) segue com as inscrições abertas para o Vestibular 2022 do Curso de Medicina, até 17 de janeiro de 2022.

USF Vestibular Medicina 2022

Devido ao cenário, decorrente da pandemia da COVID-19, o Vestibular será realizado por meio do aproveitamento dos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A taxa de inscrição é de R$ 300 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular

Seleção

O Processo Seletivo utiliza os resultados obtidos pelo candidato no ENEM dos anos de 2015 a 2020, sendo considerada, para fins de seleção e classificação. Será avaliada a maior pontuação obtida pelo candidato nos exames dos anos produzidos.

Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não terão zerado na redação.

Medicina USF

O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, aliando teoria e prática, além do uso de tecnologias facilitadoras da rotina de estudos, o Curso de Medicina da USF é nota máxima no MEC.

Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura – que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde -, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e oferece o Med Experience para os estudantes.

Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.

Continue lendo