Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Brasileiros no pódio das Olimpíadas Científicas

Com pouco mais de um mês, país conquistou nada menos que 14 medalhas em três olimpíadas internacionais de Física ao redor do mundo.

Publicado

em

O Brasil vem, ano a ano, destacando-se com a conquista de medalhas internacionais em olimpíadas científicas. Apenas de junho até hoje, por exemplo, o país conquistou nada menos que 14 medalhas em três olimpíadas internacionais de Física ao redor do mundo. Dessas 14 premiações, cinco são de alunos do Colégio Objetivo Integrado.

Comecemos pela OLIMPÍADA EUROPEIA DE FÍSICA (EuPhO): foi realizada no no mês de junho, em Riga, capital da Letônia. A olimpíada contou com a participação de 180 estudantes de 36 países, incluindo nações convidadas de fora da Europa, como é o caso do Brasil. Sua prova é considerada uma das mais difíceis, por exigir altíssimo conhecimento em Física e também muita criatividade para encontrar as soluções dos problemas propostos. O Brasil trouxe para casa uma medalha de prata e três de bronze!

Uma das medalhas de bronze veio de Luã de Souza Santos, aluno da 3ª série do Colégio Objetivo Integrado. Sua atuação chamou a atenção por ter alcançado a maior nota na prova experimental entre os alunos da delegação brasileira e uma das maiores da competição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diferente do estilo de prova da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), a EuPho concentra-se em problemas de enunciados simples e que requerem soluções criativas. A proposta é simular o mais precisamente possível uma situação real de pesquisa em Física. “A EuPho exige uma solução criativa. Ela dá um problema e não necessariamente uma dica de como resolvê-lo. Eles estimulam a pensar muito para conseguir resolver as questões”, explica Luã. É a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) que seleciona o time brasileiro para as internacionais. Luã foi medalhista de ouro na OBF.

“Luã estava disputando uma olimpíada de Física com os melhores estudantes da Europa e de países convidados”, comemora Ronaldo Fogo, professor orientador para olimpíadas de Física do Colégio Objetivo.

Não bastasse, Luã faturou também medalha de prata para o Brasil em julho, na Polônia, onde foi realizado o Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT, na sigla em inglês). E tem pela frente mais um desafio internacional: em agosto, representar o País na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), na Hungria.

INTERNATIONAL PHYSICS OLYMPIAD (IPHO): os alunos Guilhermo Cutrim Costa e Gabriel Telles Missailidis, da 3ª e 2ª séries (respectivamente) do Colégio Objetivo Integrado, conquistaram medalhas de prata e bronze, junto com outros estudantes, na 50.ª International Physics Olympiad (IPhO). A olimpíada aconteceu em Telavive (Israel), de 7 a 15 de julho. Participaram 76 países, totalizando 360 estudantes.

A olimpíada consiste em uma prova teórica e uma experimental. “As notas da prova teórica e geral foram as mais altas da delegação. Não estava esperando esse resultado, porque a prova foi bem difícil, especialmente a parte teórica. Elas foram muito desafiadoras, pois exigiram criatividade nas soluções em pouco tempo”, comenta Guilhermo.

Gabriel Telles, além do bronze, obteve a maior nota da prova experimental da equipe brasileira. “Fiquei muito feliz com o meu resultado. A prova estava bem difícil. Esta conquista é um grande estímulo para eu continuar meus estudos e me motivou para a preparação da olimpíada para o ano que vem.”

“O prestígio internacional dessa competição é reconhecido no mundo acadêmico. Em edições anteriores, nossos alunos já conquistaram inédita medalha de ouro e também um bronze, colocando o Brasil em um patamar de gigantes, comenta o professor orientador de aulas especiais de Física do Colégio Objetivo, Ronaldo Fogo.

Giovani Ceotto, ex-aluno e hoje orientador do Colégio Objetivo para olimpíadas científicas de Física, acompanhou os estudantes na IPhO. Ele conta que a prova foi a mais difícil de todas as 50 edições do torneio. “Os alunos não se acanharam e fizeram uma ótima prova, conquistando um dos melhores resultados do Brasil desde o início de sua participação, na década passada”, comemora.

TORNEIO INTERNACIONAL DE JOVENS FÍSICOS: compondo equipe com mais três estudantes, dois alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado – Enzo Serrano Barbosa (17) e Luã de Souza Santos (17) – conquistaram medalhas de prata para o Brasil.

Realizado em Varsóvia (Polônia), de 6 a 13 de julho, os brasileiros disputaram com 33 delegações de todos os continentes, alcançando a 6ª posição no ranking mundial, deixando para trás nada menos que competidores tradicionais como os Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e a própria Polônia.

O IYPT tem um formato totalmente diferente de outras olimpíadas científicas: ele é baseado em discussões e resoluções de cinco de 17 problemas nos chamados Physics Fights, isto é, debates que acontecem, exclusivamente em Inglês, em rodadas de 50 minutos.

A cada rodada há revezamento das equipes como relatoras (apresentam a solução de um problema), oponentes (criticam a relatora, apontando falhas e expondo aspectos positivos da apresentação) e avaliadoras (avaliam as atuações das duas equipes). Todas as equipes terminam um Physic Fight sendo uma vez relatora. Por fim, uma banca de jurados dá as notas.

Para Ronaldo Fogo, professor responsável pelas aulas especiais de Física do Objetivo, o torneio desenvolve múltiplas habilidades, como construção de protótipos, análise de dados experimentais, confecção de gráficos e tabelas explicativas, pesquisa em inglês, domínio de técnicas de laboratório, apresentação oral do trabalho e preparação para arguição dos jurados e debates, que implicam no amplo domínio da Física. “São muitas exigências. O IYPT é muito complexo e extremamente difícil. E ainda há de se considerar que os debates são inteiramente na língua inglesa. Nosso País tem se destacado ano a ano, as conquistas são fantásticas.”

Ao lado do professor Ronaldo Fogo, ex-alunos do Objetivo, hoje estudantes de renomadas universidades, também orientaram, como monitores, os estudantes Enzo e Luã para a IYPT. É o caso de Vítor Tamae, que atualmente estuda Ciência da Computação no IME-USP, e acompanhou os estudantes na Internacional. “Estamos vindo de uma sequência de bons resultados e podemos dizer que o Brasil está entre os melhores países do mundo na competição. É uma forma de mostrar a todos, tanto dentro quanto fora do País, que o Brasil tem muito potencial para a ciência”, comenta Tamae.

Igualmente pensa o coordenador da IYPT Brasil professor Márcio Martino. Para ele, com a conquista da quinta medalha de prata nas últimas sete edições, o Brasil se consolida como uma das principais potências do IYPT. “Externamente, o grande impacto é de centenas de participantes, entre alunos, professores e jurados de todo o mundo, que passam a ver o nosso País como um lugar com enorme potencial científico e tecnológico. Internamente, essas vitórias são fundamentais para estimular as nossas próximas gerações de jovens cientistas.”

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Desafio de Bolsas de Estudo da USF

São bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Construa seu futuro na Medicina com a FAMINAS, onde a excelência na formação médica, a inovação e o cuidado andam de mãos dadas

As inscrições para o Vestibular do 2º semestre de Medicina da FAMINAS estão abertas.

Publicado

em

por

As inscrições para o Vestibular do 2º semestre de Medicina da FAMINAS estão abertas. É a sua hora de percorrer um caminho excepcional para a realização do sonho de se tornar médico. Reconhecida com a nota máxima pelo MEC, a FAMINAS é a escolha perfeita para quem busca uma formação médica de qualidade.

Por que Escolher a FAMINAS?

A FAMINAS se destaca não apenas pelos seus modernos laboratórios e métodos de ensino inovadores, mas também pela forte conexão prática com o campo médico. Enquanto o mercado tende a reduzir a carga horária prática, a FAMINAS faz a escolha contrária, aumentando a imersão prática e mantendo uma equipe docente composta por médicos atuantes e renomados. Esta abordagem garante uma formação robusta, preparando os futuros médicos para os desafios reais da profissão.

João Pedro Pádua já iniciou sua jornada na FAMINAS

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

João Pedro, estudante de Medicina na FAMINAS, destaca a instituição como um local que superou suas expectativas, proporcionando-lhe a confiança necessária para alcançar a aprovação. João aconselha futuros vestibulandos a focarem em provas antigas e simulados, sem esquecer de reservar tempo para o lazer e o descanso.

Detalhes do Vestibular 2024

Opções de Ingresso: Enem (edições válidas: 2021 a 2023) ou prova presencial

Períodos de Inscrição: até 6 de maio para o ENEM e até 31 de maio para a prova presencial

Datas das Provas: 8 de junho para a prova presencial

Valor das Inscrições: R$450,00 para inscrição unificada (BH e Muriaé); R$350,00 para inscrição individual por unidade

Na FAMINAS, a saúde dos acadêmicos de Medicina é fundamental!

Na FAMINAS, valorizamos profundamente o bem-estar dos nossos acadêmicos de Medicina, reconhecendo que a saúde mental é tão crucial quanto a capacitação técnica. Em resposta ao crescente fenômeno de burnout entre profissionais da saúde, especialmente intensificado pelo contexto desafiador dos últimos anos, a FAMINAS tem se destacado por seus esforços pioneiros, com um enfoque especial no cuidado longitudinal, desenvolvemos programas e fomentando atividades acadêmicas destinados a promover e manter a saúde mental dos estudantes ao longo de toda a sua jornada. Esses programas abrangem desde acompanhamento pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAMINAS, como atividades da área de Extensão e apoio às atividades das Ligas Acadêmicas e Atlética. Tudo isso projetado para criar um ambiente de aprendizado saudável. Com estas iniciativas, a FAMINAS não só prepara médicos tecnicamente proficientes, mas também profissionais resilientes e bem preparados para os desafios emocionais da carreira médica.

A inovação contínua

A FAMINAS continua a evoluir, adaptando seu currículo para incorporar mais inovações e responder dinamicamente às mudanças do mercado. Essa abordagem proativa destaca a FAMINAS como uma instituição líder em educação médica, que agrega em seu currículo tradicional, uma alta carga horária de atividades práticas e experiências em laboratórios e em campo, desde o primeiro período.

Além disso, a FAMINAS fomenta o aprendizado constante dos estudantes em programas extensionistas – como o Projeto Rondon e imersões internacionais, como a Imersão da FAMINAS em Boston, onde estudantes de Medicina irão vivenciam uma experiência única nas maiores universidades americanas, como Harvard e o MIT.
Faça parta da mudança da Medicina

Conheça a FAMINAS e sua proposta educacional diferenciada. Formamos médicos e médicas preparados para fazer a diferença em cenários complexos e transformarem positivamente a saúde em nosso país.

Inscreva-se agora por aqui!

Ainda com dúvidas? Nossa equipe está pronta para conversar com você! Entre em contato pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br. Faça já sua inscrição e dê o primeiro passo em direção à sua carreira médica com a FAMINAS.

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da FACERES vão até 26/4

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Faceres

Localizada em São José do Rio Preto – SP, a Faculdade de Medicina FACERES oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área da saúde. Reconhecido pelo MEC, o curso de medicina da instituição obteve a nota máxima (5) no recredenciamento e nota 4 no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Destaca-se ainda que a graduação é reconhecida pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), avaliação promovida pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), órgão que congrega todos os CRM (Conselhos Regionais de Medicina). Além disso, é filiada à AMEE (Associação para a Educação Médica na Europa), à WFME (Federação Mundial de Educação Médica) e credenciada pelo Colégio Americano de Cirurgiões (American College of Surgeons) no programa ATLS (Advanced Trauma Life Support). A FACERES também participa do Programa Erasmus+, uma rede de intercâmbios com universidades europeias, e da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS.
Como um marco importante, a FACERES é a primeira faculdade de medicina do interior paulista a obter a Certificação ISO 9001 e a quarta do Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre as capacitações exclusivas oferecidas, destacam-se:

  • Formação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
  • Certificação “LS” (Life Support) pela A.H.A. (American Heart Association – Associação Americana de Cardiologia), que inclui BLS (Suporte Básico de Vida), ACLS (Urgências em Cardiologia) e PALS (Urgências em Pediatria).

A infraestrutura institucional da faculdade conta com:

  • Um dos maiores centros de Simulação Realística (adulto, pediátrico e obstétrico) do país;
  • Uma biblioteca física com mais de 20 mil livros e uma biblioteca online com mais de 7 mil e-books atualizados de medicina;
  • 25 laboratórios equipados com alta tecnologia;
  • Rede de estágio com Unidades Básicas de Saúde disponíveis em 3 cidades da região para inserção precoce no sistema de saúde;
  • 04 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência;
  • Centro de Medicina de Família e Comunidade integrado à rede pública de saúde;
  • 07 hospitais de diferentes complexidades;
  • Mais de 1.600 leitos disponíveis para estágio e internato.

DIFERENCIAIS PEDAGÓCICOS

Os diferenciais pedagógicos da FACERES incluem:

  • Projeto pedagógico moderno e inovador, em conformidade com as melhores escolas médicas do mundo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Inserção precoce na rede de atenção à saúde desde o primeiro semestre do curso;
  • Uso de várias metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem, como mesas anatômicas digitais, realidade virtual, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, entre outros;
  • Mais de 100 eventos científicos anuais para atualização de médicos e alunos;
  • Programa de Iniciação Científica e Pesquisa.
  • Com alta taxa de aprovação em residência, a FACERES oferece uma estrutura inovadora que contribui para o sucesso na formação médica, fazendo a diferença no mercado de trabalho. A missão da Faculdade de Medicina FACERES é formar profissionais aptos a atuar de forma ética, humanística, técnica e sustentável, enfrentando os desafios atuais e futuros do sistema de saúde e da sociedade.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

São José do Rio Preto está entre as três melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pela Macroplan, proporciona um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Além disso, a cidade é considerada um polo nacional de saúde, com oito hospitais gerais, aproximadamente 30 unidades básicas de saúde, prontos-atendimentos e prontos-socorros, atendendo a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas entre as redes pública e privada de saúde, e oferece acesso fácil a aeroportos e rodovias.

Vestibular de Medicina Faceres

Inscrições até 26 de abril de 2024

Data da prova: 05 de maio de 2024

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG)

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Inscrições: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo