Cinco conselhos para lidar com o estresse e cansaço pré-vestibular

Cinco conselhos para lidar com o estresse e cansaço pré-vestibular

O primeiro semestre de 2020 já acabou e agora a corrida para as inscrições para alguns vestibulares está ainda mais acirrada. Se antes a rotina pré-vestibular já era cansativa e estressante, agora, com o distanciamento social e aulas pela tela do computador, o momento pode ser ainda mais exaustivo.

Isso se deve por inúmeras questões, como ansiedade e cobrança por bons resultados de primeira, que podem levar os vestibulandos a estudarem por longos períodos – muitas vezes por mais de 12 horas por dia -, deixando de lado o bem-estar físico, mental e emocional, que também são essenciais para garantir bons resultados no dia da prova.

Por isso, Milene Rosenthal, psicóloga e cofundadora da Telavita, plataforma de psicoterapia online que conecta pacientes a profissionais da psicologia, listou algumas sugestões de como evitar a fadiga e driblar o estresse neste período tão delicado e decisivo na vida dos jovens. Confira!

Conselhos para lidar com o estresse

Não glamourize a exaustão

Quem nunca se deparou com notícias e histórias de pessoas que passavam mais de 15h por dia estudando e conseguiram passar em primeiro lugar nas principais universidades do mundo? Contudo, vale ressaltar que estes são casos à parte. A exaustão e sobrecarga podem, muitas vezes, trazer o resultado contrário, comprometendo o rendimento dos estudos e o resultado no dia da prova;

Procure ajuda profissional

Engana-se quem pensa que procurar ajuda é apenas para aqueles que sofrem de doenças mentais e emocionais severas. A psicologia conta com diversas áreas e especializações podem nos que ajudar a lidar melhor com as emoções, além de auxiliar com o autoconhecimento e com o bem-estar mental.

Uma boa maneira de fazer um tratamento psicoterápico atualmente é por meio de plataformas certificadas em psicologia, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da Telavita. Lá, é possível encontrar diversos profissionais especializados em desenvolvimento cognitivo, educação e aprendizagem. Assim, você poderá receber um tratamento qualificado de forma rápida, simples e segura!

Reserve um tempo para relaxar

Conhecido como “circuito cerebral do prazer”, o circuito mesocorticolímbico é responsável pela produção dos maiores níveis de dopamina, que libera uma espécie de sistema de recompensa em nosso organismo. Por isso, tire um tempo para dar esta carga extra de prazer no cérebro e verá que estará ainda mais estimulado para realizar seus estudos! Aqui, vale tudo: ler um livro que não está na lista do vestibular, jogar videogame, assistir um filme ou, quem sabe, aprender uma receita nova. Sem dúvidas, a sensação de dever cumprido em outras áreas da vida será mais estimulante e benéfica para o bem estar;

Tenha uma rotina

Como dito acima, glamourizar uma carga excessiva de estudos pode ter um efeito rebote. Por isso, é importante ter uma rotina bem organizada, separando momentos do dia para estudar, fazer refeições adequadamente – nada de “engolir” a comida em 15 minutos! -, e ter uma boa noite de sono. Desta maneira, você irá condicionar o seu corpo e sua mente a ter um dia a dia mais organizado e bem aproveitado;

Não se cobre demais

Você estudou o ano inteiro para este dia e as expectativas para o ingresso na universidade são grandes. Contudo, nem sempre as coisas saem como o planejado. Caso o resultado alcançado não seja o esperado, lembre-se que nada tem a ver com a sua capacidade em si, mas sim um conjunto de fatores que podem ter influenciado direta ou indiretamente. Você ainda é jovem e sempre haverá uma segunda oportunidade!

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