Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cinco conselhos para lidar com o estresse e cansaço pré-vestibular

Milene Rosenthal listou algumas sugestões de como evitar a fadiga e driblar o estresse e o cansaço neste período pré-vestibular

Publicado

em

Cinco conselhos para lidar com o estresse e cansaço pré-vestibular

O primeiro semestre de 2020 já acabou e agora a corrida para as inscrições para alguns vestibulares está ainda mais acirrada. Se antes a rotina pré-vestibular já era cansativa e estressante, agora, com o distanciamento social e aulas pela tela do computador, o momento pode ser ainda mais exaustivo.

Isso se deve por inúmeras questões, como ansiedade e cobrança por bons resultados de primeira, que podem levar os vestibulandos a estudarem por longos períodos – muitas vezes por mais de 12 horas por dia -, deixando de lado o bem-estar físico, mental e emocional, que também são essenciais para garantir bons resultados no dia da prova.

Por isso, Milene Rosenthal, psicóloga e cofundadora da Telavita, plataforma de psicoterapia online que conecta pacientes a profissionais da psicologia, listou algumas sugestões de como evitar a fadiga e driblar o estresse neste período tão delicado e decisivo na vida dos jovens. Confira!

Conselhos para lidar com o estresse

Não glamourize a exaustão

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Quem nunca se deparou com notícias e histórias de pessoas que passavam mais de 15h por dia estudando e conseguiram passar em primeiro lugar nas principais universidades do mundo? Contudo, vale ressaltar que estes são casos à parte. A exaustão e sobrecarga podem, muitas vezes, trazer o resultado contrário, comprometendo o rendimento dos estudos e o resultado no dia da prova;

Procure ajuda profissional

Engana-se quem pensa que procurar ajuda é apenas para aqueles que sofrem de doenças mentais e emocionais severas. A psicologia conta com diversas áreas e especializações podem nos que ajudar a lidar melhor com as emoções, além de auxiliar com o autoconhecimento e com o bem-estar mental.

Uma boa maneira de fazer um tratamento psicoterápico atualmente é por meio de plataformas certificadas em psicologia, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da Telavita. Lá, é possível encontrar diversos profissionais especializados em desenvolvimento cognitivo, educação e aprendizagem. Assim, você poderá receber um tratamento qualificado de forma rápida, simples e segura!

Reserve um tempo para relaxar

Conhecido como “circuito cerebral do prazer”, o circuito mesocorticolímbico é responsável pela produção dos maiores níveis de dopamina, que libera uma espécie de sistema de recompensa em nosso organismo. Por isso, tire um tempo para dar esta carga extra de prazer no cérebro e verá que estará ainda mais estimulado para realizar seus estudos! Aqui, vale tudo: ler um livro que não está na lista do vestibular, jogar videogame, assistir um filme ou, quem sabe, aprender uma receita nova. Sem dúvidas, a sensação de dever cumprido em outras áreas da vida será mais estimulante e benéfica para o bem estar;

Tenha uma rotina

Como dito acima, glamourizar uma carga excessiva de estudos pode ter um efeito rebote. Por isso, é importante ter uma rotina bem organizada, separando momentos do dia para estudar, fazer refeições adequadamente – nada de “engolir” a comida em 15 minutos! -, e ter uma boa noite de sono. Desta maneira, você irá condicionar o seu corpo e sua mente a ter um dia a dia mais organizado e bem aproveitado;

Não se cobre demais

Você estudou o ano inteiro para este dia e as expectativas para o ingresso na universidade são grandes. Contudo, nem sempre as coisas saem como o planejado. Caso o resultado alcançado não seja o esperado, lembre-se que nada tem a ver com a sua capacidade em si, mas sim um conjunto de fatores que podem ter influenciado direta ou indiretamente. Você ainda é jovem e sempre haverá uma segunda oportunidade!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM define calendário do Vestibular de Inverno 2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 no dia 2 de maio.

Publicado

em

por

UEM aceita inscrição para o Vestibular e o PAS a partir de 16 deste mês

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu o calendário do Vestibular de Inverno 2024.  Confira:

Vestibular de Inverno UEM

Inscrição via internet
02 de maio a 05 de junho de 2024

Pagamento da taxa de inscrição
07 de junho de 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Realização das provas
14 de julho de 2024

Divulgação da imagem digitalizada e da nota da redação
24 de julho de 2024

Divulgação do resultado final
02 de agosto de 2024

Mais informações: https://www.vestibular.uem.br/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo