Psicologia

A finalidade da Psicologia é compreender como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e o mundo em que vive. A principal função do Psicólogo é a de FACILITADOR das relações humanas em qualquer área em que atue.

Psicologia

Sobre a profissão

A Psicologia está relacionada às ciências humanas (filosofia, teoria do conhecimento, sociologia, antropologia), às ciências biológicas (biologia, neurofisiologia, psicofarmacologia) e as ciências exatas (ergonometria psicofísica).

Pesquisar o funcionamento da mente e do comportamento do homem, por meio da observação, da analise e da avaliação de suas emoções, necessidades interiores, capacidade motora e intelectual é o interesse da Psicologia.

O Psicólogo reúne interpreta e aplica dados científicos relativos ao comportamento humano e aos mecanismos mentais. Ele realiza observações e experimentos para medir certas capacidades físicas e mentais. Define e avalia características afetivas, intelectuais, sensoriais e motoras para orientação, seleção e treinamento no campo profissional. Estuda o comportamento e a mentalidade do indivíduo e os fatores hereditários e sociais que os determinam. Diagnostica, previne e trata de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Depois da graduação, o profissional de Psicologia pode fazer cursos de especialização, por exemplo numa das linhas de pensamento da Psicologia. As linhas mais procuradas são a Psicanálise, com as teorias de Freud, Klein e Lacan, e Análise, com Jung. Atualmente, embora a concorrência seja grande, o consultório continua a ser a melhor opção de trabalho. Com um bom contato em colégios, é possível conseguir clientes entre os alunos. O Psicólogo, além da Orientação Vocacional, é mais conhecido para tratamento pessoal, de aspecto íntimo, da vida particular. Já o Psiquiatra trata os doentes, as vítimas da síndrome do pânico ou da esquisofrenia, por exemplo, podendo prescrever remédios, caso seja necessário, enquanto que o Psicólogo não pode.

Equilíbrio emocional, sociabilidade, sensibilidade, flexibilidade, interesse pelos problemas humanos são requisitos da profissão.

Campos de atuação

Empresas (Setor de Recursos Humanos, Clínicas, Hospitais Psiquiátricos, Consultório Particulares, Escolas, Instituições de reabilitação e atendimento ao menor.

Especializações

Psicologia Comparada, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Fisiológica, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Psicologia Educacional, Psicologia da Saúde.

Bolsa de Estudos

Clique aqui e confira no site do Quero Bolsa faculdades de todo o Brasil que oferecem este curso com Bolsa de Estudos.

Indicações

Leave a Reply