duvida, escolha, profissão, medo, teste vocacional

Como acertar nos estudos e na escolha da carreira


Hora do vestibular, e agora? São tantas matérias a estudar, decisões a tomar, pressões. Como escapar dessa angústia crescente e ter a certeza de que está escolhendo o caminho certo, o curso da sua vida? Estamos aqui para dar algumas dicas nesse momento, fique ligado!

Estabeleça metas para seus estudos, isso permite a você um planejamento a longo prazo e te oferece a chance de corrigir eventuais desvios ou imprevistos que encontre pelo caminho!

Tenha disciplina e crie hábitos, mantendo o mesmo ritmo durante bastante tempo, transformando a tarefa em algo natural durante o dia. Escolher os mesmos locais sempre para estudar é uma ótima maneira de fazer sua mente entender aquele como um espaço voltado ao aprendizado.

Planejar quais disciplinas serão estudadas durante a semana e quanto tempo durará a sessão de estudos é muito relevante. Se conseguir planejar as atividades antes e depois dos estudos, sua mente tende a se acostumar ainda mais com a rotina correta, além de trazer uma sensação boa de dever cumprido.

Na hora de escolher qual curso fará e qual profissão quer seguir, observar o lado financeiro é crucial, pois é isso que garante que as contas sejam pagas no fim do mês. Autonomia financeira tem muito valor, mas escolher sua profissão se baseando nesse único fator é uma jogada arriscada. Isso pode te garantir alegria quando for gastar, mas pode te trazer problemas durante todo o resto do tempo. O melhor é investir no equilíbrio entre suas paixões, aptidões e necessidades do mercado. Pesquise e encontre sua trilha.

Descanse, esta etapa é tão importante quanto as outras. Às vezes não conseguimos decidir qual rumo seguir porque estamos simplesmente saturados demais naquele momento e não vemos as coisas com clareza. O que pode parecer uma dúvida cruel sobre qual curso fazer talvez seja apenas cansaço. O dia seguinte sempre estará lá para novos desafios.

Caso as dúvidas persistam, a melhor alternativa é conhecer de perto e o máximo que puder das suas áreas de interesse. Além de testes vocacionais, leituras e afins, o ideal é conversar com profissionais, professores e alunos do curso almejado, pois eles trazem a experiência prática que pode determinar sua decisão.

Dentre os caminhos para buscar esse conhecimento sobre a melhor decisão para sua vida, visitar empresas e universidades são ótimas alternativas. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, por exemplo, mantém suas portas abertas para visitas e esclarecimentos, com passeios pelo campus e papo com professores e estudantes de graduação que podem esclarecer várias dúvidas que você eventualmente tenha. Além disso, prestar vestibular como “treinero”, é um bom termômetro para ir se conhecendo melhor.

Caso já tenha decidido, não perca tempo, as inscrições para o Vestibular Mackenzie vão até o dia 24 de novembro! Seja o seu interesse por Engenharia, Matemática, Letras, Jornalismo, Design, Arquitetura, Direito, Fisioterapia ou qualquer um dos 30 cursos oferecidos, tenha a certeza de que encontrará o caminho certo aqui. Para saber mais e conhecer, acesse www.mackenzie.br.