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Notícias dos Vestibulares e Enem

Facens oferece experiência internacional na formação dos alunos

O DRI – Departamento de Relações Internacionais é o responsável por proporcionar aos alunos da Facens oportunidades para a geração de conhecimento e formação de lideranças no contexto global

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Vestibular Facens

O DRI – Departamento de Relações Internacionais é o responsável por proporcionar aos alunos da Facens oportunidades para a geração de conhecimento e formação de lideranças no contexto global. “Isso quer dizer que, no ensino aplicado na Facens, baseado no conceito de aprender fazendo, o aluno pode agregar também competências interculturais. Ou seja, ele tem a chance de somar à sua formação profissional uma visão ampliada de mundo que o leva a desenvolver habilidades como o aperfeiçoamento e domínio de outras línguas, a maior capacidade de adaptabilidade, a expansão do network, bem como a alteridade, que mais do que ter tolerância com o outro consiste em conseguir se colocar no lugar do outro. São todas habilidades que nós sabemos que os líderes de hoje precisam ter”, explica Rose Vieira, coordenadora do DRI.

Tudo isso leva a uma maior competitividade no mundo do trabalho. E promovido pelo Centro Universitário Facens por meio de parcerias internacionais, firmadas atualmente com instituições de renome em nove países: Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália, Israel, Japão, Peru e Bolívia. A internacionalização na Facens é ativa, pois todos os acordos já firmados são efetivos, seja para o envio de alunos brasileiros para intercâmbios, de estudo ou estágio remunerado, seja no acolhimento de alunos e professores internacionais no campus da Facens, seja para o desenvolvimento de projetos a distância, chamados de Online International Learning, ou ainda, a internacionalização do campus, que recebe com frequência visitas de especialistas internacionais dessas instituições parceiras para realizar palestras, workshops e troca de conhecimento.

O professor espanhol Marc Gonzales integra esse cenário de integração internacional dentro da Facens. Presente aqui desde janeiro de 2018, ele veio para dar sequência ao seu doutorado, mas acabou se entusiasmando tanto com a dinâmica de ensino da Facens e também com o empenho dos alunos daqui, que depois passou a atuar como professor na instituição brasileira, participando de diferentes projetos internacionais. “Aqui é muito diferente da cultura que eu conhecia na Espanha. Em geral, o aluno, já no terceiro ano, começa a trabalhar e conciliar sua rotina com aulas à noite, mostrando muita dedicação. E eu me motivei a contribuir com isso. Cheguei com a intenção de ficar seis meses e agora, mais de um ano e meio depois, não sei quando vou embora, pois estou atuando em projetos simultâneos muito interessantes. Um deles começou com três alunos e hoje já tem 15”, conta Marc.

Dupla titulação gera diploma brasileiro e europeu

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Outra facilidade proporcionada pelas parcerias estrangeiras na Facens é a possibilidade de dupla titulação, resultante de um contrato assinado em maio com a Universidade de Lleida (ESP), de onde veio Marc. Com o acordo, estudantes que fizerem esse intercâmbio têm a chance de obter tanto o diploma válido no Brasil como outro válido na Espanha e em toda a Europa. Já há uma primeira turma estudando aqui no país sob essa perspectiva.

Carlos Guilherme Gomes Cruz, no último ano do curso de engenharia civil, foi para Portugal, onde estudou durante um ano na Universidade de Aveiro. E conta o quanto foi positiva a experiência. “A gente sai da zona de conforto e se sente mais corajoso e mais aberto para receber todas as informações. O mais difícil é deixar a casa. Então, quando chega lá é a oportunidade de fazer coisas novas, aprender mais, melhorar uma língua, fazer novas amizades, aprender novos conteúdos na faculdade”, descreve o aluno.

Outro aspecto relevante é que os alunos que saem para intercâmbio já estão em semestres mais avançados da formação, o que permite que já tenham um foco profissional. Com a ajuda dos professores e orientações do DRI, conseguem identificar em quais instituições lá fora estão as oportunidades mais coerentes com esse propósito. O fato de conviver com diferentes culturas e idiomas também forçam o aluno a apurar sua capacidade de comunicação. Até para não ser mal interpretado, é essencial ser mais diplomático e objetivo, postura que forma um novo diferencial no mercado de trabalho.

 

Júlio César Muniz, engenheiro químico graduado pela Facens em 2017 hoje já colhe os frutos profissionais do intercâmbio. Hoje ele trabalha na área de alimentos, dando sequência a um conhecimento com o qual entrou em contato na época do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Atualmente ele desenvolve pesquisa sobre plantas alimentícias não convencionais (ou PANCs). “O intercâmbio é uma experiência incrível, pois proporciona muito aprendizado, tanto cultural como acadêmico e profissional. Além de desenvolver autonomia para conduzir sozinho o próprio aprendizado. E de adquirir jogo de cintura suficiente para administrar aspectos da vida pessoal, organização de tempo e avanço acadêmico”, conta Júlio. Para ele, também foi fundamental o estágio realizado na Espanha para ajudar a definir o seu futuro profissional aqui no Brasil.

É de experiências como essas que podem se beneficiar muitos outros alunos da Facens. Como aconselha Carlos, o primeiro passo é acreditar no próprio sonho e potencial, inscrevendo-se nas atividades e programas de intercâmbio do DRI, cujos editais são renovados a cada ano: dri.facens.br.

Vestibular Facens 2020

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Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

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4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

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Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

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Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

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Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

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Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM define calendário do Vestibular de Inverno 2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 no dia 2 de maio.

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UEM aceita inscrição para o Vestibular e o PAS a partir de 16 deste mês

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu o calendário do Vestibular de Inverno 2024.  Confira:

Vestibular de Inverno UEM

Inscrição via internet
02 de maio a 05 de junho de 2024

Pagamento da taxa de inscrição
07 de junho de 2024

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Realização das provas
14 de julho de 2024

Divulgação da imagem digitalizada e da nota da redação
24 de julho de 2024

Divulgação do resultado final
02 de agosto de 2024

Mais informações: https://www.vestibular.uem.br/

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