Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Facens oferece experiência internacional na formação dos alunos

O DRI – Departamento de Relações Internacionais é o responsável por proporcionar aos alunos da Facens oportunidades para a geração de conhecimento e formação de lideranças no contexto global

Publicado

em

Vestibular Facens

O DRI – Departamento de Relações Internacionais é o responsável por proporcionar aos alunos da Facens oportunidades para a geração de conhecimento e formação de lideranças no contexto global. “Isso quer dizer que, no ensino aplicado na Facens, baseado no conceito de aprender fazendo, o aluno pode agregar também competências interculturais. Ou seja, ele tem a chance de somar à sua formação profissional uma visão ampliada de mundo que o leva a desenvolver habilidades como o aperfeiçoamento e domínio de outras línguas, a maior capacidade de adaptabilidade, a expansão do network, bem como a alteridade, que mais do que ter tolerância com o outro consiste em conseguir se colocar no lugar do outro. São todas habilidades que nós sabemos que os líderes de hoje precisam ter”, explica Rose Vieira, coordenadora do DRI.

Tudo isso leva a uma maior competitividade no mundo do trabalho. E promovido pelo Centro Universitário Facens por meio de parcerias internacionais, firmadas atualmente com instituições de renome em nove países: Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália, Israel, Japão, Peru e Bolívia. A internacionalização na Facens é ativa, pois todos os acordos já firmados são efetivos, seja para o envio de alunos brasileiros para intercâmbios, de estudo ou estágio remunerado, seja no acolhimento de alunos e professores internacionais no campus da Facens, seja para o desenvolvimento de projetos a distância, chamados de Online International Learning, ou ainda, a internacionalização do campus, que recebe com frequência visitas de especialistas internacionais dessas instituições parceiras para realizar palestras, workshops e troca de conhecimento.

O professor espanhol Marc Gonzales integra esse cenário de integração internacional dentro da Facens. Presente aqui desde janeiro de 2018, ele veio para dar sequência ao seu doutorado, mas acabou se entusiasmando tanto com a dinâmica de ensino da Facens e também com o empenho dos alunos daqui, que depois passou a atuar como professor na instituição brasileira, participando de diferentes projetos internacionais. “Aqui é muito diferente da cultura que eu conhecia na Espanha. Em geral, o aluno, já no terceiro ano, começa a trabalhar e conciliar sua rotina com aulas à noite, mostrando muita dedicação. E eu me motivei a contribuir com isso. Cheguei com a intenção de ficar seis meses e agora, mais de um ano e meio depois, não sei quando vou embora, pois estou atuando em projetos simultâneos muito interessantes. Um deles começou com três alunos e hoje já tem 15”, conta Marc.

Dupla titulação gera diploma brasileiro e europeu

Outra facilidade proporcionada pelas parcerias estrangeiras na Facens é a possibilidade de dupla titulação, resultante de um contrato assinado em maio com a Universidade de Lleida (ESP), de onde veio Marc. Com o acordo, estudantes que fizerem esse intercâmbio têm a chance de obter tanto o diploma válido no Brasil como outro válido na Espanha e em toda a Europa. Já há uma primeira turma estudando aqui no país sob essa perspectiva.

Carlos Guilherme Gomes Cruz, no último ano do curso de engenharia civil, foi para Portugal, onde estudou durante um ano na Universidade de Aveiro. E conta o quanto foi positiva a experiência. “A gente sai da zona de conforto e se sente mais corajoso e mais aberto para receber todas as informações. O mais difícil é deixar a casa. Então, quando chega lá é a oportunidade de fazer coisas novas, aprender mais, melhorar uma língua, fazer novas amizades, aprender novos conteúdos na faculdade”, descreve o aluno.

Outro aspecto relevante é que os alunos que saem para intercâmbio já estão em semestres mais avançados da formação, o que permite que já tenham um foco profissional. Com a ajuda dos professores e orientações do DRI, conseguem identificar em quais instituições lá fora estão as oportunidades mais coerentes com esse propósito. O fato de conviver com diferentes culturas e idiomas também forçam o aluno a apurar sua capacidade de comunicação. Até para não ser mal interpretado, é essencial ser mais diplomático e objetivo, postura que forma um novo diferencial no mercado de trabalho.

 

Júlio César Muniz, engenheiro químico graduado pela Facens em 2017 hoje já colhe os frutos profissionais do intercâmbio. Hoje ele trabalha na área de alimentos, dando sequência a um conhecimento com o qual entrou em contato na época do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Atualmente ele desenvolve pesquisa sobre plantas alimentícias não convencionais (ou PANCs). “O intercâmbio é uma experiência incrível, pois proporciona muito aprendizado, tanto cultural como acadêmico e profissional. Além de desenvolver autonomia para conduzir sozinho o próprio aprendizado. E de adquirir jogo de cintura suficiente para administrar aspectos da vida pessoal, organização de tempo e avanço acadêmico”, conta Júlio. Para ele, também foi fundamental o estágio realizado na Espanha para ajudar a definir o seu futuro profissional aqui no Brasil.

É de experiências como essas que podem se beneficiar muitos outros alunos da Facens. Como aconselha Carlos, o primeiro passo é acreditar no próprio sonho e potencial, inscrevendo-se nas atividades e programas de intercâmbio do DRI, cujos editais são renovados a cada ano: dri.facens.br.

Vestibular Facens 2020

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Facens 2020. Clique aqui e veja a lista de cursos oferecidos e também como participar do processo seletivo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Faseh abre inscrições para vestibular de medicina

Publicado

em

por

Faseh abre novos cursos de graduação

Estão abertas as inscrições para o vestibular do curso de medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – Faseh, de Vespasiano, referente ao 1º semestre de 2023.

Vestibular de Medicina Faseh

No total, serão ofertadas 80 vagas e a prova será aplicada no dia 23 de outubro, das 13h às 18h. O valor da inscrição é de R$330,00 e pode ser realizada até o dia 29 de setembro de 2022, até às 23h59min, disponíveis exclusivamente pela internet, nos sites www.faseh.edu.br/medicina/ e www.vunesp.com.br.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

As provas serão compostas por questões objetivas (40), discursivas (8), e redação, e a lista com os aprovados será publicada no dia 25 de novembro. Em sequência, as matrículas deverão ser realizadas entre 28 e 30 de novembro, das 9h às 18h, nas Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) na unidade Faseh.

Sobre o edital

O curso de graduação em medicina é em período integral com duração mínima de seis anos. De acordo com o edital, o ingresso ao curso obedecerá a ordem de classificação e convocação do candidato habilitado, seguindo o número de vagas previstas para cada instituição. A graduação na instituição de ensino, integrante do Ecossistema Ânima, está diretamente ligada à atuação da vertical de Medicina Inspirali, melhor ecossistema de ensino de saúde do Brasil.

Pontuação

Neste vestibular, além da etapa obrigatória – que consiste na aplicação de uma prova com disciplinas do ensino médio -, os candidatos podem se candidatar à etapa opcional, um conjunto de atividades que servirão para avaliar competências como raciocínio crítico-reflexivo, ética e o engajamento do candidato em relação à formação médica. Essa etapa é de responsabilidade da instituição, sem intervenção da Vunesp e consiste em quatro atividades avaliadas em cinco pontos cada, totalizando 20 pontos. São elas: Atividade I, de Conhecimentos do curso; Atividade 2 Proficiência da Língua Inglesa ou espanhola; Atividade III, Filme e Atividade IV, Inspirali Day.

De acordo com o edital, a pontuação adquirida será somada à nota da prova, no entanto, essa etapa os estudantes podem escolher por realizar ou não. Além disso, o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2022 poderá ser consultado para aproveitamento de notas. Caso o candidato tenha realizado alguma dessas edições do exame e sua nota for superior à da prova do vestibular, este terá a nota do exame utilizada na seletiva.

Ao entrar no site da Vunesp o candidato precisará identificar na aba Concursos o vestibular do curso de Medicina da Faseh. Nela estão todos os critérios de avaliação, regulamento com instruções para realização da etapa I e outras informações.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Universidade Positivo recebe inscrições para vestibular de inverno

prova tradicional – composta por 35 questões objetivas e uma redação – acontece no domingo, 21 de agosto, às 10h, de forma digital.

Publicado

em

por

Universidade Positivo abre inscrições para vestibular de Medicina 2022

A Universidade Positivo (UP) está com inscrições abertas para o vestibular de inverno. A prova tradicional – composta por 35 questões objetivas e uma redação – acontece no domingo, 21 de agosto, às 10h, de forma digital. Os candidatos podem optar, ainda, por outros quatro meios de ingresso: prova on-line, composta somente por uma redação, prova agendada, por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e via ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). No total, são quase 40 opções de cursos de bacharelado e tecnologia, disponíveis em três campi de Curitiba: Ecoville, Praça Osório e Santos Andrade.

Os vestibulandos que optarem pela prova tradicional ou agendada concorrem à Bolsa Mérito, um benefício oferecido pela UP que garante descontos de 10% a 100% na mensalidade, de acordo com o desempenho do estudante. Esse é o caso de Anderson Luiz Sabatke, de 18 anos, que vai cursar Odontologia na universidade com bolsa integral. “O benefício foi fundamental para minha entrada no ensino superior, afinal, não teria condições de arcar com a mensalidade”, aponta.

As inscrições seguem até o dia 18 de agosto e são gratuitas. Para o ingresso via Enem, são considerados os resultados do ano de 2010 em diante. A prova on-line fica disponível 24h por dia e o candidato pode escolher o melhor horário para a realização do exame. Na prova agendada, que tem resultado imediato, e ENCCEJA, o resultado é disponibilizado após o ato de entrega da nota.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

MEC altera prazo para confirmação de informações do Prouni

Prazo foi estendido até o dia 24 de agosto

Publicado

em

por

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

Foram publicadas, na edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (12), as novas datas para comprovação de informações da primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Agora, os estudantes terão até o dia 24 de agosto para comparecerem, de forma virtual ou presencial, às instituições nas quais foram pré-selecionadas para apresentarem toda a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da primeira chamada está disponível no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Com a mudança, o resultado da segunda chamada estará disponível em 29 de agosto, tendo início, na mesma data, o período de comprovação de informações, que segue até 8 de setembro. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse na lista de espera entre os dias 13 e 14 de setembro e aguardar a divulgação do resultado, em 17 de setembro. Sendo pré-selecionado, ele passa para a fase de comprovação de informações, de 19 a 23 de setembro.

Nesta edição, a segunda do ano, estão sendo ofertadas 190 mil bolsas, entre parciais e integrais.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo