Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Curso de Economia da PUC-SP promove exposição sobre a presença feminina no mercado financeiro

“Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa” ficará em cartaz de 1º/10 a 4/11

Publicado

em

O curso de Economia da PUC-SP promove a exposição Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa. Atividade acontece do dia 1º/10 a 4/11, no hall da biblioteca do campus Monte Alegre.
O tema da mostra refere-se a Eufrásia Teixeira Leite, mulher brasileira que foi pioneira nos investimentos, no século 19. Segundo os organizadores, esta é a abertura da primeira itinerância do MUB3 (Museu da Bolsa do Brasil), organizada em parceria com a PUC-SP (Pós em Economia Política e a Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais).

A mostra, além de falar da vida de Eufrásia, contempla outras mulheres pioneiras que se tornaram investidoras como as irmãs Brontë, Victoria Woodhull, Tennessee Clafin, Hetty Green e Madame C. J. Walker. A exposição apresentará ainda uma linha do tempo com importantes marcos relacionados as mulheres.

Na abertura do evento, haverá a mesa-redonda A presença feminina no mercado financeiro, com as profas. Ana Hutz e Cristina Helena Pinto de Mello (ambas da FEA PUC-SP), Bruna de Caro (Superintendente de Marca, Marketing e Patrocínios da B3) e Louise Barsi (investidora profissional). O debate acontecerá no Auditório Paulo VI, das 18 às 21h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Temos uma baixa presença de mulheres nos cursos de Economia e estamos fazendo essa exposição para estimular e mostrar que Eufrásia Teixeira Leite, em 1890, operava uma cesta de nove moedas no mercado com 15 países, entre outros feitos grandiosos. É um lugar que as mulheres precisam ocupar. Essa exposição é muito importante que fala de mulheres investidoras, e a ideia é fortalecer a presença feminina nos investimentos financeiros, mas pra isso, as mulheres precisam aprender economia”, afirma a profa. Cristina Helena Pinto de Mello (FEA).

A docente também afirma que o curso de Economia da PUC-SP oferece todas as ferramentas necessárias para os alunos saírem da Universidade com capacidade de atuar em ações e intervenções que levem ao desenvolvimento econômico sustentável. “Somos uma Universidade que trabalha valores éticos, morais, humanistas, estamos alinhados com as Diretrizes de Desenvolvimento Sustentável. O curso de Economia é plural, buscamos levar aos alunos o contato com várias formas de pensar a economia. Temos um percurso formativo que oferece contato com os principais autores de obras originais. O curso também dá ênfase na economia política, então podemos olhar a economia como um processo natural. Além disso, olhamos também o papel que cada ator social tem na economia. Então, o aluno pode esperar uma formação plural e competente”, afirma.

O coordenador de Economia da PUC-SP, prof. Flavio Saraiva, afirma que o curso valoriza bastante as questões de gênero e raça. “Esses temas têm feito parte dos nossos ciclos de debate em Economia e também são objeto de pesquisa de nossos professores e estudantes”.

Ele também reitera que o curso proporciona uma formação ampla com várias visões sobre a Economia, sólida formação acadêmica e técnica, pesquisas docentes e discentes, além de atividades de pesquisa e monitoria que são importantes para formação dos estudantes.

“As atividades desenvolvidas no âmbito do curso incluem ainda o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, a apresentação dos resultados dessas pesquisas de iniciação científica, a tradicional Semana de Economia, aulas magnas no início do semestre. Além disso nosso(a)s aluno(a)s estabelecem grandes redes de relacionamento profissional e pessoal através da PUC Júnior, da PUC Angels, da PUC Finance e do próprio trabalho de acolhimento do Centro Acadêmico Leão XIII.

Em resumo nosso curso oferece tanto uma formação técnica quanto uma visão crítica da Economia, a partir da pluraridade de visões e interpretações econômicas proporcionada para os estudantes. Estudos profundos sobre a Economia Brasileira também são nossa marca.

Os Grupos de Pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação são muito ativos e totalmente abertos a participação dos estudantes de graduação. Procuramos manter contato e realizar eventos com ex alunos que são destaques profissionais, tais como o próximo presidente do Banco Central que é nosso ex-aluno.

Nós também temos desenvolvido um trabalho amplo de articulação de conteúdos entre diferentes disciplinas do curso e as novas atividades extensionistas que fazem parte de nossa matriz curricular”, afirma.

O docente também comenta que os alunos de Economia da PUC-SP podem esperar uma sólida e atualizada formação, capacidade analítica, grandes possibilidades para a realização de estágios, reconhecimento acadêmico e profissional diferenciados. Proximidade com os professores(a)s. Inúmeras possibilidades de atuação profissional e mesmo de carreira acadêmica, uma vez que a PUC-SP possui um Programa de Mestrado. Uma excelente formação, a convivência de um excepcional ambiente universitário, um campus com efervescência acadêmica, várias atividades acadêmicas e culturais que vão muito além da sala de aula.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Economia.

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais no vestibular 2026.

Publicado

em

por

Confira o Resultado do Vestibular UFGD 2021

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal da Grande Dourados (PSV – 2026/UFGD). Nesta edição, serão ofertadas 984 vagas em 35 cursos presenciais de graduação. As inscrições são on-line e poderão ser feitas até dia 3 de setembro.

Vestibular UFGD 2026

Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade nem de taxa de matrícula. No entanto, para participar do vestibular é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, que poderá ser paga por meio de pix, cartão de crédito ou boleto (GRU), até dia 5 de setembro. A ampliação das formas de pagamento é uma das novidades desse processo seletivo, juntamente com a entrada da cidade de Amambai como sede para aplicação das provas, que acontecem em 19 de outubro. Além de Amambai, as provas objetiva e de redação serão realizadas, também, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Das 984 vagas em 35 cursos, 579 vagas são para quem cursou todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino. Dentro dessas vagas reservadas, é ainda aplicado o recorte sobre renda familiar e destinadas cotas específicas para indígenas, negros (pretos e pardos), quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional do Mato Grosso do Sul, de acordo com o último censo do IBGE.

GRATUIDADE DA INSCRIÇÃO

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Embora a taxa de inscrição seja de R$ 120,00, diversos grupos podem solicitar isenção até o dia 15 de agosto. Têm direito à gratuidade:

– Estudantes que estejam cursando, em 2025, o terceiro ano do Ensino Médio em Rede Pública de Ensino;
– Candidatos com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários, desde que tenham concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular;
– ​Pessoas estrangeiras que estejam no país na condição de refugiadas, asiladas, apátridas ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

CURSOS OFERTADOS

O Vestibular 2026 oferece os cursos de: Administração; Agronomia; Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Matemática; Medicina; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química (Licenciatura); Química (Bacharelado); Relações Internacionais; Sistemas de Informação; Tecnologia em Escrita Criativa e Zootecnia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo