Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cursos da Univates da área da saúde se destacam no Enade 2019 no RS

Dos 19 cursos da Universidade do Vale do Taquari – Univates avaliados, 12 obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5)

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última terça-feira, 20, os dados referentes ao Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (Enade) de 2019, no qual foram avaliados cursos da área da saúde, arquitetura e engenharias. Dos 19 cursos da Universidade do Vale do Taquari – Univates avaliados, 12 (mais de 60%) obtiveram conceitos de excelência (notas 4 ou 5) nos indicadores divulgados pelo Ministério da Educação. No País, apenas 34% dos cursos obtiveram conceitos de excelência nestes indicadores.

No Enade, o curso de Educação Física – Bacharelado da Univates ficou classificado como o segundo melhor curso do Rio Grande do Sul e o primeiro se forem consideradas apenas as universidades privadas.O curso de Estética e Cosmética é o terceiro do Rio Grande do Sul.

Já o curso de Medicina da Univates, que formou a primeira turma em dezembro de 2019, conquistou a segunda colocação entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul e foi classificado como o quarto melhor curso do Estado.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, “os resultados obtidos neste ciclo de Enade atestam a qualidade da formação de nossos estudantes. Trata-se do indicador oficial do órgão regulatório da educação no país, que permite comparar a formação na área dentre várias instituições. Sem dúvida é um diferencial para os cursos da Univates e reitera nosso compromisso com a qualidade do processo educativo perante toda a sociedade”, afirma Fernanda.

A pró-reitora acrescenta que esse resultado é fruto de um processo, pois busca avaliar a aprendizagem dos estudantes ao final de seu período de formação. “É, portanto, resultado do empenho de cada um dos estudantes avaliados ao longo desse período, mas também do conjunto de ações que a Universidade realiza, através de seus professores, gestores, setores de apoio e inúmeros projetos que constituem a experiência dos estudantes em sua trajetória universitária. Por tudo isso é um motivo de comemoração coletiva”, finaliza.

Os cursos avaliados no Enade 2019 foram: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; (bacharelado); Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação foram o Conceito Enade e o Conceito IDD de cada curso. O Enade avalia os cursos de graduação por intermédio do desempenho dos estudantes na prova. Já o IDD mensura o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1 – Prova 23/10/21

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito.

Publicado

em

por

Unifenas prorroga inscrições para o Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito preliminar.

Gabarito Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1

Clique aqui para consultar as respostas.

A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no dia 28 de outubro de 2021.

No Vestibular Unifenas 2022/1 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Continue lendo

Destaque

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas.

Publicado

em

por

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

Estamos a pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas. “Nos últimos anos, as provas de Ciências Humanas do ENEM sofreram nítidas modificações. Houve um claro empobrecimento das reflexões em História, uma quantidade de questões de Filosofia acima da média na prova aplicada em 2019, assim como de Geografia na prova que foi aplicada no início de 2021, após o adiamento por conta da pandemia. No que diz respeito a possíveis atualidades a serem cobrados como questões na prova de Ciências Humanas do ENEM, entendo que há a chance de serem omitidas, uma vez que, ao que parece, houve um certo cuidado nos últimos anos para evitar temas mais contemporâneos e potencialmente polêmicos”, explica o professor Luiz.

10 dicas de temas de Atualidades – Enem 2021

Confira abaixo 10 temas da atualidade que podem ser abordados na prova do Enem 2021:

  1. O aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia;
  2. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países);
  3. O paradoxo elevada produtividade e faturamento do agronegócio x aumento da insegurança alimentar no Brasil;
  4. Como os processos de Globalização aceleraram a dispersão da pandemia;
  5. Comparação entre as pandemias de gripe espanhola (1918-1920) e a atual de covid-19;
  6. Comparação entre a resistência que culminou na Revolta da Vacina (1904) e o atual negacionismo e movimento antivacina em relação à covid;
  7. Explosão da uberização no mundo com pandemia;
  8. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil;
  9. Desigualdade social expressa nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias de covid;
  10. Desigualdades sociais escancaradas entre a educação pública e a privada durante a pandemias em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Plantão Enem

Veja aqui outras dicas e informações sobre o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Unicruz 2022

O Vestibular Unicruz 2022 está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher uma dessas datas.

Publicado

em

por

Vestibular Unicruz 2020

O Vestibular da Unicruz está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher um desses dias para a realização da prova.

Vestibular Unicruz 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de novembro pelo site www.unicruz.edu.br/ingresso

As vagas para o ingresso 2022 são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia (diurno e noturno); Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária (diurno e noturno); Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Pessoas com mais de 35 anos, profissionais que já possuem diploma de graduação, transferências de outras instituições de ensino e reingresso podem efetivar a matrícula, sem prestar Vestibular, no período de 06 a 14 de dezembro (para parcelamento do semestre em 7 vezes) e de 15 a 23 de dezembro (para parcelamento em 6 vezes).

Veja aqui outros vestibulares do RS.

Continue lendo